Por que eu devo ler este artigo:Usar as características e recursos de uma tabela nos permitem tratar nossos dados com mais eficiência. Ter colunas em uma tabela que tem valores padrão definidos podem acelerar a entrada de dados. Trabalhar com uma tabela que tenha chave primária ajuda a manter a ordem no acesso aos dados. Utilizar diferentes tipos de dados nas colunas vai atender a necessidades específicas no tratamento dos dados.

Antes de começar a criar tabelas temos de conhecer sua estrutura que envolve os tipos de dados que podem ser utilizados nas colunas e recursos como valores padrão e chave primária. As características e recursos das tabelas serão demonstrados através de exemplos de código.

Para criar tabelas em um banco de dados do SQL Server temos de conhecer suas características e recursos.

Diferente de uma planilha, uma tabela faz mais do que armazenar dados. Na criação de suas colunas podemos definir características de acordo com as necessidades do nosso negócio. Dessa forma a manipulação dos dados será mais eficiente.

A primeira característica que vamos considerar são os tipos de dados que podem ser utilizados nas colunas de uma tabela.

Tipos de dados para colunas

Apesar de alguns tipos de dados serem parecidos cada um deles tem um uso específico. Por exemplo, existem diversos tipos de dados para caracteres, mas os tipos que têm o prefixo n são indicados para dados com caracteres unicode. Esses tipos de dados ocupam mais espaço do que um caractere padrão para atender a uma grande variedade de caracteres.

Vamos conhecer cada tipo de dado e quando deve ser utilizado.

char

O tipo de dado char é utilizado para uma cadeia de caracteres de comprimento fixo, ou seja, o comprimento ou tamanho da cadeia de caracteres para a coluna deve ser preenchido. Se incluímos uma linha nessa tabela e informarmos uma cadeia de caracteres de tamanho menor do que foi definido para o tipo char, o comprimento será preenchido com espaços em branco. Veja um exemplo na Listagem 1.


    DROP TABLE IF EXISTS tipos_de_dados
  

    CREATE TABLE tipos_de_dados (
       caractere_tamanho_fixo CHAR(5)
    )
  

    INSERT INTO tipos_de_dados (caractere_tamanho_fixo) VALUES ('abc')
  

    SELECT caractere_tamanho_fixo FROM tipos_de_dados
  
Listagem 1. Criando uma coluna com tipo de dado CHAR

Explicando o código:

  • Linha 1: Exclui a tabela tipos_de_dados se ela existir
  • Linhas 3 a 5: Cria a tabela tipos_de_dados com uma coluna caractere_tamanho_fixo com o tipo de dado char de cinco posições.
  • Linha 7: Incluímos uma linha com o valor abc para a coluna caractere_tamanho_fixo.
  • Linha 9: Consultamos a tabela tipos_de_dados e retornamos as linhas com a coluna caractere_tamanho_fixo.

Podemos ver o resultado da consulta a tabela tipos_de_dados com a exibição do valor da coluna caractere_tamanho_fixo na Figura 1.

Resultado da consulta a tabela com coluna do tipo char
Figura 1. Resultado da consulta a tabela com coluna do tipo char

Se copiar o valor exibido na consulta para a coluna caractere_tamanho_fixo teremos a cadeia de caracteres abc com o valor abc, que foi incluído e os espaços em branco que completam o comprimento de cinco posições desse tipo char.

Esse tipo de dado é indicado para casos como a identificação de uma conta bancária, que em geral tem uma quantidade de caracteres fixa.

nchar

O tipo nchar também é utilizado para uma cadeia de caracteres de comprimento fixo, mas para caracteres unicode.

O tamanho de armazenamento para caracteres unicode é o dobro do número de bytes, portanto deve ser usado quando realmente for necessário.

Sempre que declaramos um valor unicode devemos usar ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo