Técnicas Avançadas de POO com Delphi - Revista ClubeDelphi 140
O artigo trata de apresentar alguns estudos de caso e em cima deles demonstrar a aplicação de boas práticas de Programação Orientada a Objetos com Delphi, incluindo o uso de Fábricas de Construtores, Design Patterns e Interfaces.
ArtigosDelphiTécnicas Avançadas de POO com Delphi - Revista ClubeDelphi 140
De que se trata o artigo
O
artigo trata de apresentar alguns estudos de caso e em cima deles demonstrar a
aplicação de boas práticas de Programação Orientada a Objetos com Delphi,
incluindo o uso de Fábricas de Construtores, Design Patterns e Interfaces.
Em que situação o tema é útil
O
uso de Boas Práticas, como a aplicação de Padrões de Projeto, ajuda a criar
softwares mais fáceis de manter, modificar e evoluir, reduzindo custos e
esforço. A aplicação de técnicas avançadas de POO é útil para tirar o máximo de
proveito dos recursos da linguagem ao criar sistemas mais flexíveis e
modulares, com baixo acoplamento.
Técnicas Avançadas de POO com Delphi
A
primeira parte deste artigo vai mostrar como criar objetos de forma correta com
o Delphi, usando por exemplo Métodos Estáticos de Fábrica, Singletons e
Fábricas, usando tipos levemente acoplados. A seguir, vamos examinar um recurso
do Delphi presente desde suas primeiras versões, que também ajuda a criar
softwares mais flexíveis e reduz código, facilitando a manutenção, é a técnica
de reflexão. Outro tema intimamente relacionado com Boas Práticas, também
abordado neste artigo, é a refatoração, que permite modificar a estrutura
(forma) interna do aplicativo, seja para melhorar sua legibilidade ou design,
mantendo seu comportamento (behavior) externo. Técnicas avançadas de POO também
são aplicadas na prática nos estudos de caso deste artigo, como o uso de
Interfaces, Abstração, Encapsulamento, Polimorfismo, Delegates e Métodos
Anônimos.
Assim como qualquer código, um código orientado a objetos mal
escrito é tão ruim quanto um código procedural também mal escrito, talvez até
pior. A orientação a objetos vai muito além de simplesmente criar uma classe,
declarar suas propriedades, alguns métodos e então utilizar um objeto por todo
o sistema. É preciso organizar como esses objetos se comunicam, ter o cuidado
para que uma classe não faça mais do que ela precisa fazer, e se as camadas
lógicas (camada de apresentação, lógica e acesso a dados) não estão se
misturando de forma errada, que crie uma dependência entre elas. Existem
técnicas, boa práticas e estudos que podem ser aplicados para garantir a boa
qualidade de um sistema que faz uso da orientação a objetos. Podemos citar padrões
de projeto, uso de interface, abstrações, métodos anônimos e muito mais. Vamos
abordar essas boas práticas com exemplos que facilitam o entendimento.
Métodos
Estáticos de Fábrica
Uma boa prática é nunca utilizar diretamente os operadores new
(Prism) ou Create (Win32) para criar objetos a partir de suas classes
concretas. Isso pode causar um forte acoplamento entre elas, o que diminui o
reaproveitamento de código e causa dependência que mais tarde pode ocasionar
problemas. Uma saída é considerar o uso de fábricas ou métodos estáticos de
fábrica. Um exemplo está mostrado na Listagem
1.
Listagem 1. Método estático de fábrica
program Exemplo1;
{$APPTYPE CONSOLE}
{$R *.res}
uses
System.SysUtils;
type
// Classe PessoaFisica com atributos simples
PessoaFisica = class
strict private
FNome: string;
FCPF: string;
public
property Nome: string read FNome write FNome;
property CPF: string read FCPF write FCPF;
end;
// Fábrica que constrói pessoas físicas
Fabrica = class
public
class function CriaPessoa: PessoaFisica;
end;
{ Fábrica }
class function Fabrica.CriaPessoa: PessoaFisica;
begin
result := PessoaFisica.Create();
end;
var
GP: PessoaFisica;
begin
// Uso da fábrica ao invés de chamar create diretamente
GP := Fabrica.CriaPessoa();
GP.Nome := 'Guinther Pauli';
GP.CPF := '123456789-00';
Write(GP.Nome,' - ',GP.CPF);
end.
A aplicação de Console consome uma classe PessoaFisica através
de uma fábrica, não possuindo um relacionamento direto de dependência. A
fábrica possui um método estático através do uso da palavra reservada class do
Delphi, logo ela não precisa ser instanciada. O Create está encapsulado dentro
da fábrica, não sendo exposto. Este exemplo pode ser melhorado, aplicando-se
uma interface para reduzir ainda mais o acoplamento (isso é feito em outro
exemplo adiante).
Nota do DevMan
A palavra
reservada “strict” foi introduzida no Delphi 7 Preview Compiler para .NET e
está presente no Win32. Ela termina com a amizade entre classes na mesma unit,
uma exclusividade do Pascal, onde dadas uma Classe A e B residentes na mesma
Unit, podem enxergar seus atributos e métodos privados, violando o
encapsulamento.
Singletons
Uma boa técnica seria esconder a instância do objeto dentro da
própria classe, juntamente com o construtor, expondo apenas um método público
que devolve esta instância interna. Esta técnica é muitas vezes chamada também
de Singleton, que possui várias formas de apresentação, dependendo da linguagem
e recursos utilizados. Um exemplo está na Listagem
2.
Listagem 2. Escondendo o construtor e
devolvendo uma instância estática
program Exemplo2;
{$APPTYPE CONSOLE}
{$R *.res}
uses
System.SysUtils;
type
// Classe PessoaSocial com atributos simples
PessoaSocial = class
strict private
FNome: string;
FBlog: string;
FFacebook: string;
FTwitter: string;
// escondendo o construtor
constructor Create();
class var
_INSTANCE: PessoaSocial;
public
property Nome: string read FNome write FNome;
property Blog: string read FBlog write FBlog;
property Facebook: string read FFacebook write FFacebook;
property Twitter: string read FTwitter write FTwitter;
// Método estático
class function GetInstance: PessoaSocial;
end;
var
GP: PessoaSocial;
{ PessoaSocial }
constructor PessoaSocial.Create;
begin
// sem implementação
end;
class function PessoaSocial.GetInstance: PessoaSocial;
begin
if _INSTANCE = nil then
_INSTANCE := PessoaSocial.Create();
result := _INSTANCE;
end;
var
GP : PessoaSocial;
begin
// Chamando GetInstance ao invés de Create diretamente
GP := PessoaSocial.GetInstance();
GP.Nome := 'Guinther Pauli';
GP.Blog := 'http://gpauli.com';
GP.Facebook := '/guintherpauli';
GP.Twitter := '@guintherpauli';
write(GP.Nome,' - ',GP.Blog,' - ',GP.Facebook,GP.Twitter);
end.
Fábricas
Uma outra técnica bem interessante é criar uma fábrica que
devolve múltiplos tipos de objetos de dadas classes concretas que possuem um
ancestral comum, de forma que possam se aplicar técnicas como herança,
polimorfismo e interfaces. A ideia consiste em solicitar a uma fábrica um tipo
genérico passando um indicador de baixo acoplamento para ela (“leve”), por
exemplo uma flag ou um integer, ou ainda um enum, que não vão causar problemas
de dependência. Internamente, a fábrica faz um teste no que foi solicitado e
instancia a classe apropriada, devolvendo um objeto de um tipo concreto em uma
referência de um tipo mais abstrato.
Vamos examinar o exemplo da Listagem
3, querepresenta um pequeno
framework para modelar objetos de Meio de Transporte. A classe base abstrata
MeioTransporte define o comportamento comum a todos os tipos específicos, que
através de herança são definidos como Carro, Aviao e Bus. Um método abstrato
polimórfico é definido na classe base (Ligar), sendo sobrescrito (override) nas
classes descendentes. Como o objetivo aqui é o estudo de boas práticas,
arquitetura e design, não se faz necessário implementar os métodos, apenas
declarar. Aqui apenas devolvemos uma string para fins de debug.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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