Para o desenvolvimento da interface, o WPF fornece uma série de ferramentas muito interessantes como Data Binding, Styles, Triggers e Templates, que são o foco desse artigo.
Porque esse artigo é útil Em WPF, templates são utilizados para determinar a
estrutura de um controle. Eles determinam quais componentes fazem parte de um
controle e como eles interagem para fornecer os recursos do mesmo. Ou seja, os
templates permitem ao desenvolvedor alterar a forma como o controle é mostrado
na tela ou como o mesmo mostra seus dados. Trata-se de um conceito muito útil
na hora de personalizar as aplicações WPF.
A grande sacada da Microsoft no
sentido de desenvolver aplicações com experiências de usuário mais ricas foi o
desenvolvimento do Windows Presentation Foundation – o WPF. Trata-se de uma
tecnologia muito interessante, que oferece uma completa separação entre a
interface de usuário e a lógica de negócios, que é uma técnica que tem se
difundido nos últimos tempos. Essa difusão ocorreu porque se trata de um padrão
de projetos que torna muito mais simples a divisão de tarefas entre as equipes
de desenvolvimento. Além disso, essa abordagem permite que cada atividade seja
desenvolvido por um especialista, maximizando a performance e a qualidade da
aplicação.
Para
o desenvolvimento da interface, o WPF fornece uma série de ferramentas muito
interessantes como Data Binding, Styles, Triggers e Templates, que são o foco
desse artigo. Cada uma dessas ferramentas possui o seu escopo e, para cada
situação, cabe ao desenvolvedor escolher o que melhor se encaixa. A diferença
entre elas está na abordagem. Os Styles são responsáveis pela determinação da
aparência dos controles. A tecnologia de Data Binding é responsável por
associar os dados aos controles, como o próprio nome sugere (Binding, em
inglês, significa ligação). Triggers são gatilhos, responsáveis pelo
acionamento de eventos e propriedades no código XAML. Por fim, mas não menos
importante, os Templates são responsáveis pela determinação da estrutura de
cada um dos controles e da amostragem dos dados.
Em
WPF, trabalha-se com dois tipos de Templates, que, como o próprio nome indica,
são relacionados aos controles e aos dados: Control e Data Templates. Um
Control Template é utilizado para definir a estrutura do controle, ou seja,
como o controle será mostrado na tela, qual será o componente utilizado para
mostrar algum conteúdo, entre outras coisas. Em outras palavras, um Control
Template é utilizado para definir as coisas com a qual o controle é feito. Já
os Data Templates são utilizados para uma melhor demonstração dos dados em uma
aplicação WPF. Um Data Template é uma árvore de elementos para serem expandidos
em um determinado contexto. Ou, em uma definição mais clara, é uma forma de
definir como os dados serão mostrados na tela. São utilizados juntamente com
comboBoxes, listBoxes ou afins, geralmente para realizar a demonstração de
vários campos de dados em um banco. Os conceitos serão vistos com mais detalhes
e particularidades ao longo do artigo.
Styles,
Triggers, Properties e Control Templates
Estilos são utilizados para definir o
visual de um controle. Propriedades definem o comportamento do controle.
Control Templates são utilizados para alterar a composição estrutural do
controle, a forma como ele é visto. E gatilhos são utilizados em estilos e templates
para alterar alguma propriedade do controle quando determinada ação acontece.
Essas são, em bem poucas (e gerais) palavras, as definições desses quatro
conceitos que compõem o núcleo de qualquer controle em WPF. Eles possuem
diferenças básicas, mas também outras, mais sutis.
Primeiramente, é importante para o leitor entender que Templates são
diferentes de Estilos em muitos sentidos. Com estilos é possível alterar as
propriedades do controle para modificar sua aparência. Templates oferecem uma
forma de modificar mais profundamente um controle, alterando sua estrutura
visual bem como seu comportamento. Eles permitem uma reestruturação completa de
um controle qualquer. Porém, é importante perceber que, independentemente do
uso de estilos ou templates, os controles vão continuar basicamente os mesmos
com relação ao que eles fazem. O desenvolvedor pode alterar substancialmente a
forma como um botão é mostrado, por exemplo, mas não pode modificar o fato de
que ele é um controle para ser clicado.
Em
WPF, existe uma série de gatilhos que são utilizados quando uma condição
específica é satisfeita. Esses gatilhos são chamados de Triggers e possuem três
tipos:
·
Property Triggers: é ativado quando uma
propriedade chega a um determinado valor;
·
Event Triggers: é ativado quando um determinado
evento acontece;
·
Data Triggers: é ativado quando uma expressão de
ligação (Binding Expression) atinge um determinado valor.
Triggers
somente estão disponíveis em estilos e templates e são utilizados, entre outras
aplicações, para criação de efeitos visuais em controles. Trata-se de uma
solução muito interessante para fornecer interfaces de usuário mais atrativas.
Outro
ponto importante é o fato de que estilos podem ter seus próprios Control Templates
associados. Como os estilos são utilizados para definir a aparência dos controles,
de uma forma bem generalizada eles podem ter seus próprios templates. Isso
acontece porque cada estilo possui uma propriedade chamada Template, que é
responsável, obviamente, por definir o template associado àquele estilo. Nesses
casos, quando o controle referencia aquele estilo, ele acaba obtendo por tabela
o acesso ao template relacionado ao mesmo. Além disso, o Control Template
utiliza os valores das propriedades que são definidas pelo estilo. Cas ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.