Trabalhando com NIO.2: A nova API de I/O do Java 7 - Revista Java Magazine 111
Este artigo apresenta as principais funcionalidades e melhorias trazidas pela especificação JSR 203 do Java 7, conhecida como NIO.2.
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Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre Novidades.
Trabalho com NIO.2: A nova
API de I/O do Java 7 A NIO.2 é uma nova API de
manipulação de arquivos que surgiu juntamente com o Java 7 por meio da especificação
JSR 203. Essa API traz várias
melhorias em relação a sua antecessora, fornecendo novos recursos e resolvendo
antigos problemas e limitações que existiam na tradicional API de I/O do Java,
além de permitir uma codificação mais limpa por meio de seus métodos mais
intuitivos. Durante este artigo será
apresentado em detalhes as principais funcionalidades advindas com a NIO.2 e
como elas podem facilitar a criação de recursos avançados que antes demandavam
a manipulação de várias classes.
Em que situação o tema é
útil Manipular arquivos e diretórios é uma tarefa bastante comum no
desenvolvimento de sistemas corporativos. Por essa razão esse artigo traz um
conteúdo que abrange os principais recursos e melhorias advindos com a API
NIO.2 que tem como objetivo tornar mais eficiente a manipulação de arquivos.
Uma das principais dificuldades para quem inicia o
aprendizado em Java ou mesmo para desenvolvedores experientes é a necessidade
de manipular arquivos e diretórios que se encontram nos diversos tipos de sistemas
operacionais utilizados no mercado.
Durante o desenvolvimento de sistemas corporativos, para
ambiente web ou mesmo desktop, muitas vezes o desenvolvedor
pode se deparar com a necessidade de criar uma classe Java que seja capaz de gerar
um arquivo, inserir informações nesse arquivo e depois gravá-lo em um
determinado local na estrutura do sistema de arquivos.
Em outra situação bem parecida, um desenvolvedor precisa
criar um componente de negócio que seja capaz de ler o conteúdo de um arquivo
que foi submetido por uma aplicação web.
Nesse contexto, o componente necessita checar se as
informações contidas no arquivo são válidas e se atendem as regras de negócio
da aplicação. Após esse procedimento, caso as informações estejam aderentes aos
requisitos do sistema, estarão aptas a serem persistidas em um banco de dados,
por exemplo.
Como se pode notar, a atividade de manipulação de arquivos pode
ser extremamente comum e importante nos mais diversos tipos de sistemas
corporativos existentes, entretanto realizar essa tarefa nem sempre foi fácil.
Para conseguir realizar tarefas simples com arquivos através
da API de I/O do Java como, por exemplo, mover ou copiar um arquivo de um
diretório para outro, ler ou inserir informações em um arquivo, o desenvolvedor
precisa trabalhar com várias classes. Isto acontece porque a classe File do pacote java.io possui um número pequeno de recursos para facilitar essa
tarefa.
Se analisarmos os métodos presentes na classe File, veremos que a grande maioria deles
retorna um valor booleano, ou seja, o desenvolvedor recebe um valor false quando uma operação não é
executada com sucesso. Outro problema são as exceções que não ajudam muito a
identificar de forma precisa qual foi o problema durante a execução de um
método, pois a maioria delas são do tipo IOException.
Além disso, a API de I/O apresenta limitação quanto a
fornecer informações sobre os atributos de arquivos como data de criação,
última atualização e se o arquivo possui permissão para escrita ou leitura, por
exemplo. Há casos também que não é permitido acessar alguns tipos de sistemas
de arquivos de plataformas que são suportadas pelo Java.
A fim de amenizar tais limitações, surgiram várias APIs open-source de terceiros para serem
utilizadas em conjunto com as classes do pacote java.io, na tentativa de facilitar o trabalho de manipulação de
arquivos.
Sabendo dessa necessidade a comunidade Java lançou a especificação
JSR 203 – More New I/O APIs for the Java
Platform ("NIO.2") ou Mais APIs Novas de Entrada/Saída para a
Plataforma Java que é umas das novidades do Java 7 com o objetivo de oferecer
novos recursos para a API de I/O.
O nome NIO.2 é devido ao fato de que desde o Java 4 já existe o
pacote java.nio.
Essa nova versão da API promete resolver todos os problemas
e limitações citados até agora, além de trazer novas funcionalidades, como:
·
Acesso assíncrono para sockets e arquivos;
·
Melhorias nos sistemas de buffers de I/O;
·
Nova API para acesso e manipulação de arquivos e
diretórios do File System (Sistemas
de arquivos);
·
Navegação em árvores de diretórios;
·
Manipulação de atributos de arquivos e
diretórios;
·
Novos recursos para simplificar operações como
mover, copiar e apagar arquivos;
·
Suporte a links simbólicos;
·
Capacidade de lidar com todos os sistemas de
arquivo de forma unificada.
Nas próximas seções esses novos recursos serão abordados na
prática. Com isso, o leitor poderá utilizar os códigos apresentados como
exemplo para fazer seus testes e se aprofundar ainda mais nessa nova API de
manipulação de arquivos do Java.
Conhecendo as novas classes e pacotes de NIO.2
Iniciaremos esta seção apresentando os novos pacotes e
classes introduzidos no Java 7 para manipular arquivos.
A NIO.2 traz consigo três novos pacotes, são eles:
·
java.nio.file:
Este é o pacote principal da nova API. É nele que se encontra a maioria das
classes para a tarefa de manipulação de arquivos e por isso será um dos pacotes
mais utilizados no decorrer do artigo;
·
java.nio.file.attribute:
disponibiliza classes e interfaces para dar suporte à manipulação dos
atributos de arquivos, como por exemplo, data de criação, última modificação,
etc.;
·
java.nio.file.spi:
disponibiliza classes e interfaces que podem ser implementadas para dar suporte
unificado a um novo sistema de arquivos.
Há também uma série de novas classes contidas no pacote
principal (java.nio.file) da API. Dentre
elas podemos destacar as seguintes:
·
Files:
Dispõe de métodos static que
executam operações em arquivos e diretórios de acordo com o sistema de arquivos
utilizado;
·
FileStore:
Representa os recursos de armazenamento de arquivos, como disco rígido, sistema
de arquivos, partição, etc.;
·
FileSystem:
Fornece uma interface para o sistema de arquivos utilizado. Com esta
interface é possível criar objetos Path
que representam arquivos e diretórios;
·
FileSystems:
Classe utilizada para obter um sistema de arquivos. Através de seu método
estático getDefault() é possível ter
acesso ao sistema de arquivos padrão. Além disso, possui métodos capazes de
prover acesso a outros sistemas de arquivos além do padrão (default);
·
Path:
Representa um caminho para um diretório ou arquivo, substituindo a classe File do pacote java.io;
·
SimpleFileVisitor<T>:
Utilizada para definir um comportamento padrão para o processo de navegação
em árvore de diretórios; ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
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