Este artigo aborda a utilização de Streams, sequências de bytes criados na memória que podem ser empregados para ler, gravar e copiar informações, oferecendo recursos adicionais para a manipulação dos dados.
ArtigosDelphiTrabalhando com Streams e Threads no Delphi
De que se trata o artigo
Este artigo aborda a
utilização de Streams, sequências de bytes criados na memória que podem ser
empregados para ler, gravar e copiar informações, oferecendo recursos
adicionais para a manipulação dos dados, apresentando também uma forma de
empregá-los na elaboração de uma simples ferramenta de gerenciamento de Downloads
em segmentos, baseada em Threads, que permitem a execução de tarefas em
paralelo.
Em que situação o tema é útil
Manipular informações em
nível de bytes, podendo copiar arquivos ou dados de uma forma direta ou mais
elaborada, podendo ainda “recortar” tais dados e empregar o conceito de concorrência
nos projetos através da utilização de Threads.
Streams
A informação é um dos pilares no
ambiente computacional. Todos os dias, mais e mais dados são lidos, copiados e
compartilhados entre os usuários. Ter à disposição um mecanismo capaz de
oferecer diversos recursos para a manipulação das mais variadas informações,
torna-se algo essencial em grande parte das aplicações, e uma tecnologia que
pode ser empregada para este fim é o Stream. Ele pode ser resumido como uma
sequência de bytes presente na memória, que oferece ao desenvolvedor a
possibilidade de copiar, ler e gravar as informações, enviando-as para um
destino desejado, que pode ser outro Stream ou um meio físico de armazenamento,
como o HD. Sendo assim, a aplicação pode “quebrar” arquivos binários e
posteriormente, reuni-los novamente, como é o caso de um Software gerenciador
de Downloads. O Delphi conta com uma variedade de classes que podem ser
empregadas para as mais diversas tarefas empregando Streams, que por sua vez
possuem muitos métodos importantes. Neste artigo, serão apresentadas as classes
básicas para a utilização deste recurso, empregando técnicas para dividir um
arquivo qualquer em três partes sem corrompê-lo e assim efetuar o Download do
mesmo paralelamente, recorrendo também ao uso de Threads.
A informação é um fator extremamente importante
para todos em qualquer contexto, seja na informática, nos relacionamentos,
estudo, trabalho, etc. No ambiente computacional e, mais especificamente,
dentro do desenvolvimento de Software existem vários meios para a manipulação
das informações, que podem ser simples através de uma rápida e objetiva função,
ou mais complexas, onde demandam maiores recursos. Outro fator importante é com
relação à troca das informações entre as entidades envolvidas, como é o caso
das redes e em especial, a Internet, onde mecanismos devem ser implementados
para que todo o processo ocorra de forma satisfatória. A comunicação no
ambiente computacional tem como um de seus pilares os protocolos, onde o TCP
(Transfer Control Protocol) merece ser evidenciado, uma vez que fornece a
garantia de que as informações serão devidamente entregues ao seu destinatário,
porém, além deste, uma variedade de tecnologias podem ser empregadas quando
surge a necessidade de executar uma tarefa mais específica, como é o caso da
transferência de um arquivo binário por exemplo. Um recurso que pode ser
adotado para a manipulação e transferência de informações de uma forma mais
ampla é o Stream. Este pode ser resumido como um fluxo de dados presente na
memória, que tem um início e um fim, sendo constituído por uma sequência de
bytes, permitindo que a aplicação possa percorrer tais dados obtendo
informações como tamanho, por exemplo, tendo um funcionamento semelhante ao
processo de navegação pelos registros de um DataSet. Além disso, os Streams
podem ser utilizados para manipular uma diversidade de tipos de dados, como imagens,
áudio, binários, textos e assim por diante, bem como ter seu tamanho estendido
até os limites disponíveis e permitidos pela memória física.
No cenário de Streams é muito comum ouvir o
termo Streaming. Como é uma palavra inglesa no gerúndio, indica que é uma ação
que está ocorrendo, ou em outras palavras, o momento em que um determinado Stream
está sendo utilizado para a transferência das informações, podendo ser definido
então como um fluxo constante de dados. Este processo é muito empregado na Internet
principalmente em áudio e vídeo, uma vez que tal recurso permite que
determinado arquivo possa ter sua reprodução iniciada sem que o mesmo tenha que
ser obtido completamente, o que poderia levar um tempo considerável se o
arquivo em questão for grande. Contudo, dentro deste contexto de Streaming para
redes como a Internet, existem outros conceitos e técnicas que são empregados,
tais como protocolos específicos, otimização de transmissão, entre outros.
Outro recurso que é comum de ser adotado quando
Streams são empregados é o Buffer. Ele por sua vez, também está contido em uma
área da memória, podendo ser utilizado para a leitura e gravação dos dados,
porém ele tem a função de armazenar determinada informação temporariamente,
informação esta que foi produzida, mas que ainda não foi consumida. Sendo
assim, a utilização de Buffers também é muito útil quando a velocidade da
transferência de dados entre as entidades envolvidas é diferente ou podem
ocorrer momentos de pausa na troca, como é o caso de aplicações de multimídia
rodando sobre a Internet.
Com
relação ao Delphi, desde suas versões anteriores, a classe base empregada na
utilização de Streams é a TStream, permitindo que os dados possam ser lidos,
copiados ou gravados para diversos meios, tais como memória dinâmica, memória
estática, etc. Também vale a pena citar que esta classe é do tipo abstrata, que
por sua vez, é constituída por alguns métodos que não possuem uma definição
(virtual) e devem ser elaborados nas classes derivadas, ou em outras palavras,
a classe abstrata é a definição de determinado objeto de forma incompleta.
Sendo assim, existem outras classes que descendem de TStream, onde cada uma é
direcionada a manipulação de determinado tipo de dado e implementam funções
mais especificas para seu objetivo. A ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.