Tratando eventos sofisticados na plataforma Android
Aprenda nesse artigo as técnicas de interatividade e aplique-as em aplicações Android.
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Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta o tratamento de eventos avançados na plataforma Android. No início serão apresentados eventos simples, como receber e perder foco, pressionamento de tecla sobre um determinado componente visual e evento de toque, assim como algumas de suas variações e aplicabilidades. Na sequência, aumentaremos um pouco a complexidade e será apresentada a utilização de menus simples, assim como menus de contexto, sendo desenvolvido inclusive exemplos com a utilização dos novos ActionBar. Por fim, serão apresentados os eventos de seleção de itens em lista, com um estudo de caso envolvendo imagens e componentes de seleção. Desta forma, o leitor aumentará ainda mais as possibilidades de interação entre o usuário e o aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis.
A variedade
de eventos existentes na plataforma Android é muito grande, podendo ser além
dos eventos de clique e clique longo. Este artigo apresentará outros modelos de
eventos com a interface visual do usuário, enriquecendo ainda mais a interação
do usuário com a aplicação.
Para os
testes dos eventos propostos neste artigo, vamos criar um novo projeto Android
chamado UsandoEventosAvancados. Este terá um arquivo de interface gráfica
(activity_principal.xml) e uma classe Activity (PrincipalActivity.java).
O evento
de toque acontece quando o usuário toca em algum componente visual do
aplicativo, seja com uma caneta stylus ou
com os próprios dedos. É importante não confundir com o evento de clique, que
também pode ser acionado com um toque na tela ou com os botões do aparelho, com
o evento de toque visto nesta seção. A diferença é que no toque podemos saber
em que região da View o contato
aconteceu, ao contrário do evento de clique. Com essa informação podemos criar
controles direcionais para jogos, por exemplo.
Na maioria
das vezes, esse evento é utilizado para capturar um toque na janela do
aplicativo, e nessa situação, o listener deve ser atribuído ao componente
ViewGroup que corresponde a tela toda como, por exemplo um LinearLayout. Entretanto, é importante lembrar, nesta situação, de nomear o
componente LinearLayout no arquivo xml adicionando a ele a propriedade
android:id.
Na Listagem 1 é apresentada a definição da
interface visual do aplicativo, este sem componentes visuais, formado
inicialmente por um único componente LinearLayout com nome de tela.
Listagem 1. activity_principal.xml.
Interface gráfica para testes do evento de toque.
O código
apresentado não possui componentes, apenas um LinearLayout que é definido na
orientação vertical (linha 06). Na sequência, serão adicionados novos componentes
visuais entre as linha 08 e 10. Entretanto, para este exemplo os componentes
TextView para apresentação dos dados do toque serão criados dinamicamente,
conforme pode ser visualizado na Listagem
2.
Listagem 2. PrincipalActivity.java. Activity para testes do evento de toque.
A classe apresentada declara (linha 10) e
recupera (linha 17) o componente LinearLayout, sendo implementada neste o
método onToach (linha 22), a qual implementa a classe interna anônima filha de
View.OnTouchLisener (linha 19).
Este
evento trata o método onTouch() – linha 22, chamado toda vez que houver um
toque na tela. Para identificar o tipo de toque, deve-se utilizar o método
getAction(), o qual pode retornar um MotionEvent.ACTION_DOWN (a tela foi
pressionada), MotionEvent.ACTION_UP (a tela foi solta) ou
MotionEvent.ACTION_MOVE (foi movimentado o toque na tela). É possível,
inclusive, tratar multitouch em telas de device Android.
Assim, o
exemplo proposto instancia um componente TextView em tempo de execução (linha
24), assim como cria uma String (linha 25) que valorizará o texto deste
TextView no final do processamento.
É
identificado o tipo de toque (condicionais das linhas 27, 30 e 33), sendo valorizado
um texto correspondente na String definida na linha 25.
Na
sequência, é recuperada a posição do evento (nos eixos x e y – linha 38), para
também fazer parte da String definida na linha 25. Por fim, esta String
valorizará o conteúdo do componente TextView (linha 40) e este componente é
adicionado à tela (linha 42).
Por último,
o método onTouch() retorna true (linha 44), indicando que os eventos
subsequentes do onTouch() também serão tratados (ler BOX 1).
BOX 1. Retorno do método onTouch()
O
método onTouch() possui um retorno booleano, como pode ser observado na linha
22. Este retorno define se os eventos subsequentes ao atual também serão
tratados ou não. Sabemos que, ao clicar e arrastar na tela, três tipos de
eventos ocorreram no onTouch(): evento de toque (MotionEvent.ACTION_DOWN), um
ou mais eventos de movimentação (MotionEvent.ACTION_MOVE) e um movimento de
soltura (MotionEvent.ACTION_UP). Assim, ao receber um evento do tipo
MotionEvent.ACTION_DOWN, se o retorno do método for false, os eventos seguintes
serão ignorados, reto ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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