Uma análise do ciclo de desenvolvimento de integrações entre sistemas de informações  Heterogêneos

 

 

 

 

Artigo apresentado no XII SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT
"Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis"

VIII Mostra de Iniciação Científica
VI Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu
(22 a 29/09/2006)

 

 

Valmir Antonio de Almeida

Administrador de Empresas pela UMC,

Pós  Graduado em Administração de Produção pela USJT,

Pós Graduado em Master Integration System  pela USJT

e-mail: valmir_almeida@hotmail.com

 

Alexadre da Cunha (orientador)

Professor da Universidade São Judas Tadeu.


 

Uma análise do ciclo de desenvolvimento de integrações entre sistemas de informações  Heterogêneos

 

 

 

 

Artigo apresentado no XII SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT
"Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis"

VIII Mostra de Iniciação Científica
VI Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu
(22 a 29/09/2006)

 

 

Valmir Antonio de Almeida

Administrador de Empresas pela UMC,

Pós  Graduado em Administração de Produção pela USJT,

Pós Graduado em Master Integration System  pela USJT

e-mail: valmir_almeida@hotmail.com

 

Alexandre da Cunha (orientador)

Professor da Universidade São Judas Tadeu.

 

 

Resumo: O Artigo apresentado descreve os principais métodos de integrações de sistemas de informações Heterogêneos dentro das organizações,  com especial ênfase a técnica EAI (enterprise application integration ) e Arquitetura orientadas a Serviços (SOA). São analisados possíveis métodos de execução e controle das atividades de desenvolvimento de interfaces.

 

 

Abstract: The presented Article describes the main methods of integrations of Heterogeneous Information systems inside of the organizations, with special emphasis on EAI techniques (enterprise application integration) and Service Oriented Architecture (SOA). Possible execution methods and control of the activities of development of these interfaces are analyzed.

 

 

Palavras Chaves:  Processos Organizacionais, Integração de sistemas, controle e desenvolvimento de interfaces entre sistemas, Arquitetura orientada a Serviços, Integração de aplicativos empresariais, Enterprise Service Bus.

.

 

Key words: Organizational Processes, Integration of systems, control and development of interfaces among systems, Service-Oriented Architecture, enterprise application integration, Enterprise Service Bus

 

 


 

 

 

1)  Introdução e Justificativas.

 

Entendemos  uma organização como um sistema complexo de processos, serviços  e transações de negócios sendo que estes processos são suportados e integrados tanto através de métodos de trabalho como também pelo uso de soluções de TI (Tecnologia da Informação) conforme ilustramos na Figura 1.

 

*********************************************************

 

Figura 1

*********************************************************

 

 

 

Figura 1 – Processos suportados por aplicativos e interfaces.

 

Alguns dos métodos mais freqüentes de integração de processos encontram-se no uso de Sistemas de Bases de dados centralizados - SGDB  e o uso de softwares  de gestão integrada ERP - Enterprise Resource Planning.

O uso desta Arquitetura vem sendo considerado como fator de redução no esforço da administração das complexidades e homogeneização dos sistemas dentro das organizações.

Mas, percebemos que mesmo com os ganhos perceptíveis da integração  de processos advindos do uso de soluções  ERP,  algumas atividades ou mesmo processos inteiros   não são adequadamente atendidas pelos softwares de gestão integrada (Almeida, 1999).

Persistem ilhas de automatização ou a necessidade de soluções verticais, que  visam automatizar processos particulares dentro da organização.

Na Tabela 1, exemplificamos  alguns Casos de processos de negocio  geralmente não cobertos por recursos nativos dos  Softwares de Gestão empresarial, tratando-se uma solução chamada de “vertical”:

 

Tabela 1 – Soluções típicas de TI em função dos processos e seguimentos de indústria.

 

Processo de Negocio

Indústria/seguimento

Solução Típica de TI / Vertical

Controle de processos contínuos de fabricação

Química / Petroquímica

Sistemas de monitoramento e supervisão  de processos, (SCADA), CLP

Simulação de cortes de bobinas metálicas

Metal – Mecânica

Simuladores e otimizadores de cortes de bobinas

Vendas “home-to-home”

Geral

Automação de forças de vendas + PDA

Sistemas de Controle de ponto e registros de consumo de refeições

Recursos Humanos

Sistema de Acesso eletrônico (integradas a softwares de gestão de controle de pontos)

 

 

Podemos acrescentar  além as soluções especialistas os seguintes outros motivos da desintegração dos processos e tecnologias:

 

  • Evolução Tecnológica constante, como por exemplo, sistemas legados processados em mainframe com front-end em web.
  • Heterogeneidade de fornecimento de soluções de TI, por exemplo, Uso ferramentas  analíticas (B.I. e CRM) não fornecidas pelo fornecedor do software de gestão integrada.
  • A própria dinâmica e estrutura das organizações, e neste caso podemos ter diferentes soluções adotadas entre a matriz e suas filiais,  decorrentes de processos de aquisição / fusão de empresas.
  • Criação de novos serviços e processos dentro da organização.

 

Tais fatores levam a organização a manter em sua carteira de  soluções de TI varias tecnologias e sistemas oriundos  de fornecedores diferentes, padrões abertos ou  proprietários, e isso por sua vez levam estas mesmas organizações a investirem em soluções de  integração destas Tecnologias.

 

2) Descrição do problema:

 

Como podemos entender o processo de integração entre as mais diversas soluções tecnológicas e principalmente como gerenciar tais atividades com alguma metodologia e eficiência?

Diariamente o profissional de Tecnologia da informação depara-se  com inovações técnicas aos quais necessita familiarizar-se, mas que ao mesmo tempo não possuem uma metodologia solidificada para sua aplicação.

Neste estudo temos como objetivo a analise básica dos possíveis métodos de integração entre sistemas de informação com tecnologias e fornecedores diferentes, aos quais chamamos de sistemas heterogêneos.

O nosso principal foco é o  entendimento  um   ciclo viável  de atividades de desenvolvimento de interfaces, bem como de suas entregas esperadas e  resultados finais.

Consideramos este texto oportuno para gestores e coordenadores deste tipo de projeto que pretendem entender os passos necessários para a sua execução e que  também visam o controle destas atividades com algum grau de formalização e metodologia.

Não fazem parte do escopo do problema:

 

§         Analises e comparações  técnica  das soluções e padrões tecnológicos empregados nas integrações, sendo que neste caso recomendamos alguns dos autores citados na Bibliografia, em especial Rowell, 2000; Carlson, 2001; Linthicum, 2001 e Sítios como www.integrationconsortium.org, http://www.eaiiournal.com,

§         Analise da viabilidade financeira e técnica da adoção desta tecnologia nas organizações.

§         Indicar e recomendar  de metodologias  especificas de  engenharia de software aplicadas ao assunto,  bem como de  modelagem e documentação de processos, por exemplo, UML e outras metodologias.

 


 

3) Métodos de integração de sistemas Heterogêneos:

 

Sendo detectada tanto a existência como a continuidade de soluções heterogêneas de sistemas  e tecnologias de TI dentro das organizações, geralmente são adotadas as seguintes técnicas  de integração:

 

·                            Método (i) : Integração Ponto a Ponto (File Transfer). 

 

Este método implica  no desenvolvimento de rotinas batch de troca de arquivos geralmente no formato TXT ou CSV (flat flies)  entre os sistemas de origem e destino.

Nesta técnica geralmente são considerados os seguintes aspectos:

  • A necessidade da integração e periodicidades das mesmas.
  • Os sistemas e bases de dados envolvidas na integração.
  • Os layouts,  formatos de arquivos  e  métodos de saída  dos dados  no sistema de origem.
  • Os layouts,  formatos de arquivos   e  métodos de entrada  dos dados  no sistema de destino.
  • Tratamento  exceções e erros (arquivos com Logs de exportação e importação).

 

Este método historicamente é o mais utilizado para integração entre aplicativos, pois foi a única alternativa disponível de integrações.

Segundo  Cummins (Cummins 2002, pág. 2) historicamente para os sistemas legados:  “Foram Forjados caminhos para a conexão entre sistemas entre si de modo a evitar intervenção manual e para melhorar o tempo de repostas”.

Este tipo de integração demanda um esforço técnico mediano  no desenvolvimento, conforme ilustrado na figura 2.

 

*********************************************************

 

Figura 2

*********************************************************

 

&