Uma introdução aos padrões de projeto - Engenharia de Software Magazine 58
Neste artigo vamos apresentar as características e os conceitos relacionados aos padrões de projeto, abordando também o histórico dos padrões de projeto, desde seu surgimento na arquitetura civil até seu uso na área de interação humano-computador.
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Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas Autores: Graziele Athanasio Bueno Colombo e Hans Liesenberg
Visão panorâmica dos padrões de projeto O uso de padrões surgiu na arquitetura civil e posteriormente, o
mesmo conceito foi utilizado na computação, nas áreas de engenharia de software
e interação humano-computador. Os padrões, organizados em coleções ou
linguagens, auxiliam o desenvolvimento de novos projetos, pois documentam
experiências anteriores.
A Interação Humano-Computador (IHC) é a área que estuda, além
das interfaces, a interação e os aspectos que a influenciam, não considerando
somente a tela e os diversos elementos que a compõem, mas também se preocupando
em desenvolver produtos usáveis, fáceis de aprender, efetivos e que tragam
satisfação ao usuário.
Neste artigo vamos apresentar as características e os conceitos
relacionados aos padrões de projeto, abordando também o histórico dos padrões
de projeto, desde seu surgimento na arquitetura civil até seu uso na área de
interação humano-computador (IHC). No final, destacamos algumas classificações
e coleções de padrões de projeto da interação voltados principalmente para a
Web.
Na área de IHC, padrões são importantes por priorizarem a
usabilidade e documentarem experiências de projetos anteriores para reuso.
Muitas vezes, as interfaces de usuários apresentam arquitetura ruim, interações
mal planejadas, inconsistências e os padrões são vistos como formas de tornar
boas soluções disponíveis para as pessoas que constroem as interfaces. Além
disso, os padrões podem ser usados como um insumo para o usuário final em um
processo de projeto colaborativo – projeto participativo, por exemplo –, uma vez
que devem ser descritos em uma linguagem comum e de fácil entendimento para o
usuário não especialista. O uso de padrões permite que os projetistas se
preocupem com novas soluções e não com problemas já resolvidos anteriormente;
porém, eles não são soluções prontas para qualquer situação, precisam ser
adaptados a contextos particulares.
Em que situação o tema é útil Este artigo pode ser usado como um ponto de partida para o
entendimento dos padrões. Além disso, apresenta referências a coleções de
padrões de interação que podem auxiliar no desenvolvimento prático de projetos,
sendo útil para os envolvidos no desenvolvimento de projetos, principalmente
aqueles que trabalham no projeto da interação.
A Interação Humano-Computador (IHC) é
a área que estuda, além das interfaces, a interação e os aspectos que a
influenciam, não considerando somente a tela e os diversos elementos que a
compõem, mas também se preocupando em desenvolver produtos usáveis, fáceis de
aprender, efetivos e que tragam satisfação ao usuário. Mais formalmente,
podemos definir IHC como sendo uma área multidisciplinar envolvida com o
“projeto, avaliação e implementação de sistemas de computação interativos para
uso humano e com o estudo dos principais fenômenos ao redor deles”[39]. É uma área
que envolve disciplinas com diferentes ênfases como, por exemplo, ciência da
computação, psicologia, sociologia, antropologia, fatores humanos ou
ergonômicos, entre outros.
Como foi dito, IHC inclui questões
sobre o projeto da interação entre o ser humano e o computador e é justamente
neste contexto que os padrões de projeto estão inseridos. Assim como em outras
áreas, o conceito de padrões de projeto também passou a ser utilizado em IHC
como uma forma de documentar a experiência e o conhecimento de projetos de
interfaces de usuário e orientar o projeto de novas aplicações. Recentemente,
os padrões têm recebido uma atenção considerável em IHC pelo seu potencial em
dar suporte a projetos de boa qualidade.
Diante do uso crescente dos padrões
para melhorar os métodos de projeto, procuramos compilar, ao longo deste
artigo, um histórico sobre os padrões de projeto, desde a arquitetura civil até
a área de IHC, além das definições e características dos padrões e das
linguagens de padrões. No final, destacamos algumas classificações e coleções
de padrões de projeto da interação voltados principalmente para a Web.
Padrões de Projeto, Coleções e Linguagens de Padrões
A identificação e o estudo de padrões
iniciaram na arquitetura civil, com o arquiteto e matemático Christopher
Alexander, no final da década de 70.
Para ele, sempre existiu um modo de construir que as pessoas costumavam
utilizar de forma recorrente. Foi ainda identificado que as várias obras e
construções possuíam algo que não variava, o que o levou a concluir que havia
um processo comum que conduzia estas construções. Esse processo era exatamente
a aplicação de um conjunto comum de padrões de projetos pelas pessoas.
A primeira definição de padrão, dada
por Alexander, diz que “cada padrão é uma regra de três partes, que expressa
uma relação entre um contexto, um problema e uma solução”. Em outras palavras,
é uma relação entre um contexto (conjunto de situações que se repetem onde o
padrão pode ser aplicado), um conjunto de forças – objetivos e limitações – que
ocorre repetidamente neste contexto e uma configuração, no caso do Alexander,
espacial, que permite estas forças se resolverem. Desde então, muitos autores criaram suas
próprias variações para a definição de padrão, em várias áreas de conhecimento,
não havendo uma considerada universal.
Um padrão não é criado diretamente,
ele é descoberto, em geral, por observação. Alexander diz que a observação para
encontrar um padrão é um processo através do qual se tenta descobrir uma
característica invariante que relaciona problema, contexto e solução. Podem existir várias soluções para um mesmo
problema, mas pode ser que todas tenham uma característica em comum; é a
identificação dessa característica que gera um padrão. Um padrão não tem o
objetivo de mapear todas as soluções possíveis de um problema, de forma
detalhada, mas, sim, descrever de forma abstrata a propriedade invariante que
“captura todas as possíveis soluções para o problema dado naquele conjunto de contextos”.
Para Alexander, Ishikawa e Silverstein [4], uma pessoa pode usar o mesmo padrão
“um milhão de vezes, sem nunca fazer do mesmo jeito duas vezes”.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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