UML e os diagramas de casos de uso, sequência e atividade
Este artigo apresenta os conceitos relacionados ao comportamento dinâmico do sistema representados pelos diagramas de casos de uso, de sequência e de atividades.
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De que se trata o artigo: Apresentação dos conceitos relacionados ao comportamento dinâmico do sistema, aqui representados pelos
diagramas de casos de uso, de sequência e de atividades.
Para que serve: Visa mostrar ao leitor os conceitos fundamentais sobre os diagramas de casos de uso, de sequência e de atividades para
que ele possa criar modelos de sistemas usando esses diagramas.
Em que situação o tema é útil: Ao se projetar um software de grande porte, precisamos conhecer a fundo os diagramas UML. Neste artigo,
abordamos os diagramas UML capazes de modelar o comportamento de um sistema.
Resumo DevMan: Neste artigo, aprenderemos os conceitos relacionados aos diagramas de casos de uso, de sequência e de atividades.
Veremos como eles podem ser usados no processo de desenvolvimento de software. Os casos de uso são o ponto de partida do processo e representam as funcionalidades do
sistema na visão dos atores. Os casos de uso modelam o que o sistema deve fazer. Para criar artefatos que representem como o software deve fazer para alcançar esses
objetivos existem os diagramas de sequência e os diagramas de atividade. Os diagramas de sequência modelam a interação entre os objetos de um único caso de uso, enfatizando
a ordem em que essas interações ocorrem. Por sua vez, os diagramas de atividades representam a visão de processo de um único caso de uso ou a modelagem da lógica detalhada
de uma regra de negócio.
O levantamento de requisitos, possivelmente, é a tarefa mais difícil de todo o processo de desenvolvimento de um software. Em geral, os requisitos são identificados a partir de
questionários, entrevistas com os usuários ou ainda análise de documentos usados no sistema corrente, entre outras técnicas. E isto em geral conduz a documentos redigidos pelos
engenheiros de software, que descrevem essas funcionalidades. A descrição das funcionalidades comumente é feita em linguagem natural – linguagem usada para escrever este
artigo. E não podemos negar que esse tipo de linguagem permite várias interpretações, pois se sabe que escrever algo de maneira que todos entendam o que se está querendo dizer
é um grande desafio. Por outro lado, usar desenhos em vez de linguagem natural também pode não ser uma boa solução, visto que um desenho que faz sentido para uma pessoa pode
não fazer para outra.
Então, como transformar estes requisitos em um formato que os stakeholders entendam, sem perder detalhes que são importantes para o processo de desenvolvimento? A
resposta está nos casos de uso. Os casos de uso são o centro de tudo na UML, o ponto de partida para a criação de um sistema. Este artefato da UML é o primeiro tema a ser
exposto nesta matéria.
Em seguida serão estudados os diagramas de sequencia, que fazem parte de um grupo da UML denominado diagramas de interação. Neste grupo estão também os diagramas de comunicação
e de tempo. Os diagramas de interação modelam as interações entre as partes – os objetos, modelados no diagrama de classes – que compõem o sistema.
Será estudado mais adiante que os casos de uso modelam o que o sistema deve fazer, mas não especificam como o sistema irá cumprir esses objetivos. Para este
fim existem os diagramas de atividade. Tais diagramas normalmente são usados para modelar os processos, e serão detalhados na parte final do artigo.
Diagrama de casos de uso
O diagrama de casos de uso é bastante usado no processo de levantamento de requisitos e análise. À medida que os requisitos são coletados, uma visão geral das funções e
características do sistema começa a se materializar. No entanto, é difícil avançar para atividades mais técnicas de engenharia de software até que a equipe de software entenda
como essas funções e características serão usadas por diferentes usuários finais.
Segundo McLaughlin, Pollice e West [5], um requisito é uma necessidade única que detalha o que um produto ou serviço em particular deve ser ou fazer. É frequentemente utilizado
na engenharia de sistemas ou engenharia de software para identificar os atributos, características ou funcionalidades de um sistema que atendam às necessidades dos usuários.
Para que se consiga um melhor entendimento das necessidades de um software, desenvolvedores e usuários podem criar um conjunto de cenários que identifiquem uma maneira de se
usar o sistema a ser construído. Esses cenários, conhecidos como casos de uso, fornecem uma descrição de como o sistema será usado.
Segundo Cockburn [4], um caso de uso se refere a um contrato que descreve o comportamento do sistema sob várias condições em que este responde a uma solicitação de um dos seus
interessados. Em essência, um caso de uso conta uma história sobre a maneira como um usuário final interage com o sistema sob um conjunto específico de circunstâncias. A
história pode ser um texto narrativo, um delineamento das tarefas e/ou interações ou uma representação em diagrama. Independentemente de sua forma, um caso de uso descreve o
sistema do ponto de vista do usuário.
O primeiro passo ao se escrever um caso de uso é definir o conjunto de atores que estarão envolvidos na história. Atores representam papéis que pessoas (ou dispositivos)
desempenham quando o sistema está em operação. Definindo mais formalmente, um ator é qualquer coisa que se comunique – ou interaja – com o sistema e que seja externo ao sistema
em si. Durante essa interação com o sistema pode-se notar que cada ator tem um ou mais objetivos.
É importante notar que um ator e um usuário final não são necessariamente a mesma entidade. O usuário típico pode desempenhar vários papéis diferentes quando usa um sistema,
enquanto o ator representa uma classe de entidades externas que desempenham apenas um papel no contexto do caso de uso. Como exemplo, pense num sistema em que autores de
artigos recebam dinheiro pelas suas publicações. Nesse sistema, cada usuário pode ler artigos e/ou submeter artigos para publicação. Com isso, cada usuário pode desempenhar
dois papéis distintos (leitor e escritor). Cada um desses papéis é modelado no diagrama de casos de uso como atores distintos, mas que podem representar as ações de um mesmo
usuário. Isso evidencia a diferença entre atores e usuários.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
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Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.