Este trabalho mostra como a aplicação de medidas se torna uma importante ferramenta de apoio a decisão no planejamento de projetos de software usando a técnica Use Case Point e consideração de seus resultados aplicados no estudo de caso.
Por que eu devo ler este artigo:Um grande desafio dos Gestores de Projetos de Software tem
sido a estimativa de prazo, custo, e esforço adequados durante o ciclo de vida
do software, desde o planejamento até o produto final.
Este trabalho mostra
como a aplicação de medidas se torna uma importante ferramenta de apoio a
decisão no planejamento de projetos de software, permitindo ao líder
responsável a adequação dos elementos necessários para a entrega do produto ou
serviço com qualidade, usando a técnica Use Case Point e consideração de seus
resultados aplicados no estudo de caso de uma fábrica de software.
As empresas que concorrem no mercado de
software buscam constantemente aperfeiçoar a qualidade dos seus serviços
prestados, a fim de obter diferencial competitivo e fidelidade do cliente.
Uma
das maiores preocupações dessa indústria tem sido a previsibilidade de
projetos, onde apenas 34% dos projetos de software atingem seus objetivos
dentro do cronograma e orçamento planejados.
Decisões que são tomadas com bases
empíricas conduzem o projeto a dados de prazo e custo inconsistentes. O Standish
Group destaca que 43% dos erros localizados em um projeto estão relacionados ao
fator custo.
Dessa forma, as consequências imediatas de um processo de software
sem planejamento das estimativas são a falta de controle adequado de custo e
cronograma e a inadequação dos mesmos no ciclo de vida do projeto.
Diante dos problemas apresentados, é
desejável que a empresa possua o conhecimento sobre as técnicas de estimativa
para o projeto em questão, assim como é fundamental que haja uma base de dados
a respeito de projetos anteriores e que possibilitem o seu aproveitamento, pois
dessa forma o gerente estará capacitado a planejar o produto a ser desenvolvido
baseando-se em informações concisas e realistas.
Gestores que tomam decisões com bases
empíricas tendem a estimar prazos fictícios, na maior parte dos casos, a favor
do cliente, uma vez que são pressionados por um mercado competitivo onde o
menor custo e prazo são determinantes para a escolha do fornecedor de software.
Consequentemente, a ausência de tempo
necessário para as etapas do ciclo de vida do projeto levam as equipes a
reduzir o esforço; em alguns casos, excluem atividades consideradas menos
importantes (análise e testes, em geral, são deixados de lado, e a prioridade é
dada para a codificação).
Dessa forma, o produto, ao passar por uma auditoria
de qualidade, retorna às mãos de seus desenvolvedores, gerando o retrabalho e a
necessidade de um prazo maior para entrega, não antes estipulado. Com isso, o
custo também é ampliado, gerando outros problemas como a insatisfação do
cliente.
A adaptação do processo de software ao
cronograma e custo previamente estimados reduz a possibilidade de erros no
produto, considerando que ele será produzido dentro do tempo necessário para as
atividades propostas. Os integrantes da equipe conhecerão as suas atribuições
claramente, uma vez que trabalharão no prazo acordado para a realização das
etapas de desenvolvimento.
Neste contexto, o objetivo desta
série de artigos é apresentar a técnica adequada para as estimativas de custo,
esforço e prazo necessários em uma organização cuja finalidade seja a produção
de software.
Medidas de software
A
medição de software pode ser considerada um fator crucial para concretizar a
gestão das melhorias de processo, pois é a base para se manter o controle do
mesmo, além de ser tratado como indicador de desempenho de software.
As
medições que tratam de tamanho associado ao custo, prazo e esforço em processo
de desenvolvimento de software são considerados fatores primordiais de sucesso
em gerenciamento de projetos.
As
estimativas documentadas constituem a base para a elaboração de um plano do
projeto de software. As estimativas de tamanho de projetos de software devem
ser utilizadas para a derivação das estimativas de custo, esforço e cronograma,
conforme as diretrizes do CMMI.
As
medições que se referem ao tamanho, prazo e esforço são denominadas operacionais,
pois estão diretamente associadas às estimativas do processo; as demais
estimativas recebem da operacional os recursos necessários para outras
medições, conforme segue:
Medições Estratégicas: são medições de comparação com os padrões de qualidade e em relação às demais empresas de tecnologia, assim como o diagnóstico do custo do software e seus componentes associados;
Medições Táticas: são medições responsáveis por dar suporte à gestão do ambiente de software e analisar as tendências desse ambiente em relação à qualidade, custo, produtividade das pessoas e processos, além dos impactos causados pelas inovações tecnológicas.
Quando
se fala a respeito de medições, é importante distinguir esse termo de medida e
métrica, embora ambos estejam intimamente ligados com o primeiro.
A medida em
engenharia de software pode ser entendida como um indicador quantitativo de um
atributo, enquanto que a medição é o ato de determinar a medida, e a métrica é
a quantidade de medidas individuais de um atributo ou processo de
desenvolvimento.
Com
isso, entende-se que a medida de software possa mensurar extensão, capacidade,
ou qualquer outro fator quantitativo que esteja relacionado a uma
característica ou propriedade envolvida. Através da medição são descritas as
medidas necessárias para se obter os valores e resultados.
O
conjunto de medidas obtido conduz às métricas, permitindo a extração de dados
que, aliados a um indicador, permitem a análise conjunta do universo de pesquisa.
O indicador é o valor ou o agrupamento de valores de referência que, quando
comparado com as métricas, permite analisar se estas estão ou não ajustadas com
o valor esperado.
O processo de medição pode ser
dividido em formulação, coleta, análise, interpretação e realimentação. A atividade de formulação abstrai
as medidas e métricas adequadas do projeto, considerando apenas aq ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.