Como visto no Post 10 a inserção de um jcombobox é muito útil no desenvolvimento de sistemas.

               Após inserir e personalizar o jcombobox é necessário determinar qual opção o usuário selecionou.

              Para determinarmos a opção selecionada pelo usuário devemos utilizar um código que mostra o componente que foi selecionado.


 
jComboBoxClienteCNH.getSelectedItem();

              Esse método retorna o Objeto Selecionado, como dito é um objeto normalmente quando vamos guardar essa informação que está selecionada queremos guardar como String então há um conflito, de tipos de dados. Para solucionar esse problema devemos efetuar uma conversão para o tipo String. A maneira mais simples de converter qualquer dado para string é efetuarmos uma concatenação do dado com “”, em Java a concatenação pode ser realizada pela soma, como pode ser observado abaixo.




String cnh;

cnh=jComboBoxClienteCNH.getSelectedItem()+””;

 

              Nesse caso do exemplo basta exibir o conteúdo da variável cnh para descobrirmos qual opção foi selecionada.

              Também existe a opção que retorna a posição do componente selecionado, que é acionado através do código.


jComboBox1.getSelectedIndex();
 

               Para alterarmos o item selecionado em um jcombobox.

              Assim como podemos descobrir o item selecionado e a posição para selecionar também podemos utilizar qualquer um dos dois.

              Vamos pegar o exemplo de um cadastro de um cliente onde para a sua CNH ele selecionou AB, ao carregar esse formulário para exibir os seus dados precisamos marcar essa categoria no componente como selecionada.


 
jComboBox1.setSelectedItem("AB");


            Nesse caso selecionamos a opção AB, para selecionarmos pela posição precisamos saber qual é a posição que a opção AB ocupa na lista de opções do componente, lembrando que o primeiro dado ocupa a posição ZERO.

           Com base nos valores preenchidos como opções que foram: A,B,C,D,E,AB,AC,AD,AE podemos determinar que a opção selecionada ocupa a posição 5.

 
jComboBox1.setSelectedIndex(5);

           Agora que já conseguimos utilizar os métodos set e get disponíveis para esse método, devamos apenas adaptá-los para o nosso sistema, visto que ao carregar os dados no formulário devemos obter essa informação de algum lugar, banco de dados, arquivo XML, arquivo de texto.

            No local onde é passado a String AB devemos passa a variável que contém o valor salvo pelo usuário.

 
String habilitacao.

//habilitação deve ler a informação do usuário salva em banco ou ...

jComboBox1.setSelectedItem(habilitacao);

              Também poderia ser selecionado pela posição desde, que tenha sido gravada a posição e não o item selecionado pelo usuário.