Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 67. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Utilizando UML: Diagramas de Interação Geral, Componentes e Pacotes

 

Em nosso último artigo tratamos Diagrama de Atividades, o diagrama que possui a maior ênfase ao nível de algoritmo da UML e também um dos mais detalhistas.

No sétimo artigo da série “Utilizando a UML”, apresentaremos mais três dos 13 diagramas descritos na especificação 2.0 da UML. Neste artigo abordaremos os Diagramas de Interação Geral, Componentes e Pacotes, indicados por muitos autores como método de especificação e documentação das etapas de modelagem de solução e implementação.

 

Introdução

O Diagrama de Interação Geral é uma variação do Diagrama de Atividades (ler Nota DevMan 1). Seu principal objetivo é mostrar uma visão geral do controle de fluxo das atividades.

O Diagrama de Componentes, como o próprio nome sugere, apresenta a identificação dos componentes que compõem um sistema, subsistema ou mesmo componentes ou classes internas de um componente individual.

O Diagrama de Pacotes tem como principal função representar os subsistemas ou sub-módulos englobados por um sistema de forma a determinar partes que o compõem.

Estes três diagramas permitem na etapa de projeto visualizar a interação e a comunicação entre os vários componentes e classes de um sistema. Na UML, está representação permite o complemento de todos os detalhes apresentados nos diagramas anteriormente construídos.

Neste artigo, vamos falar um pouco da definição, da sua utilização e principalmente dos aspectos de produtividade que fazem desses diagramas, importantes ferramentas na etapa de projeto e desenvolvimento.

 

Nota DevMan 1. Diagrama de Atividades

No artigo publicado na edição 66 da SQL Magazine, tratamos do Diagrama de Atividades. O Diagrama de Atividade é utilizado, como próprio nome já diz, para modelar as atividades, que podem ser métodos ou partes de um algoritmo, ou mesmo um processo completo de sistema.

 

O Diagrama de Interação Geral

O Diagrama de Interação Geral é uma variação do Diagrama de Atividades e o seu principal objetivo é fornecer uma visão geral do controle de fluxo (GUEDES, 2007). Nele são utilizados quadros no lugar de nós de ação, embora símbolos como o nó de decisão (ler Nota DevMan 2) e o nó inicial (ler Nota DevMan 3) sejam utilizados.

 

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo