Por que eu devo ler este artigo:

Este artigo é útil porque apresenta uma eficiente maneira de ampliar a cobertura dos testes e, consequentemente, aumentar a garantia da qualidade do software, ao inserir as atividades de Verificação, através da análise estática, e de Validação, através da análise dinâmica, ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento da aplicação.

Por meio das técnicas de Inspeção e Teste, a Verificação e a Validação visam garantir que o software esteja de acordo com as expectativas do usuário, possibilitando a antecipação dos defeitos, a conformidade dos requisitos e, consequentemente, mais qualidade ao software. Afinal, desenvolver uma aplicação vai muito além de simplesmente codificá-la.

À medida que a concorrência aumenta, as organizações se vêm cada vez mais na obrigação de buscar continuamente mais qualidade ao software desenvolvido. Para vencer essa disputa, diferentes atividades, técnicas, padrões, normas e metodologias têm sido utilizadas.

Diante de tantas possibilidades, para alcançar o objetivo de entregar um software com menos falhas e consequentemente mais confiável, a validação e a verificação (V&V) se destacam. Juntas, essas atividades podem assegurar que o software atenda às necessidades dos usuários e cumpra com suas especificações, propiciando assim a garantia da qualidade tão almejada. Mas afinal, qual a função de cada uma delas?

A Verificação tem como objetivo garantir que o produto está sendo construído de acordo com os requisitos e especificações do projeto. Em outras palavras, visa assegurar que os projetos desenvolvidos atendam aos seus requisitos especificados.

Já a Validação tem como objetivo garantir que o produto realmente atenda às necessidades do usuário. Em outras palavras, tem a função de demonstrar que o produto cumpre com a sua utilização pretendida.

Mas, e o Teste? Qual a função do teste dentro da Verificação e da Validação? O papel do teste é encontrar erros na implementação de um software, além de validar se os requisitos foram corretamente implementados, exercendo um papel de suma importância dentro da atividade de validação.

Ao longo desse artigo, serão apresentadas características que distinguem a verificação e a validação, técnicas de análise estática e dinâmica do software, a norma IEEE 1012, possíveis defeitos detectáveis com a execução da V&V e os principais benefícios que poderão ser obtidos.

Diferenças entre Verificação e Validação

A Verificação e a Validação são processos que visam, sobretudo, assegurar que a necessidade do usuário e a especificação do software sejam atendidas.

As técnicas utilizadas ao longo da V&V não se restringem ao software desenvolvido. Pelo contrário, podem e devem ser conduzidas durante todo o processo de desenvolvimento deste.

De uma forma bem sucinta, a Tabela 1 apresenta algumas características relevantes que possibilitarão a clara distinção entre a função da Verificação e a função da Validação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo