Do que trata o artigo

O WordPress é bastante usado para criação de sites de conteúdo dinâmico e propósito geral, mas sua administração tem de ser feita mediante um browser e não pode ser automatizada. Esse artigo mostrará como criar um client em Delphi para o WordPress que pode ser integrado aos seus sistemas.


Para que serve

Acessando o banco de dados WordPress do site institucional da empresa pode-se rapidamente ver comentários positivos ou negativos sobre o conteúdo e produtos e tirar estatísticas a respeito. Se o WordPress for usado como um blog interno da intranet da sua empresa então pode-se retirar e pesquisar informações de discussões técnicas para a elaboração de uma base de conhecimento.


Em que situação o tema é útil

Auxiliar o setor estratégico de uma empresa a identificar casos de suporte que mereçam uma atenção diferenciada, detectar reações de um público alvo de um produto, auxiliando também um setor de marketing.

Resumo do DevMan

O WordPress é um framework para criação de sites de conteúdo dinâmico e de propósito genérico. Embora a maioria dos sites feitos em WordPress apresentem uma dinâmica de blog, o WordPress pode ser customizado para desenvolvimento de Web Sites diferentes. O sistema de administração do WordPress é, assim como o restante da ferramenta, feito em PHP com MySql e roda a partir de um browser. Ao se desenvolver um cliente Desktop que acessa informações internas do WordPress é possível extrair e cruzar dados de tal forma que possam ser utilizados por um setor de planejamento estratégico.

CMS, ou Content Management System, são sistemas de gerenciamento de conteúdo para um site ou outra mídia qualquer onde um administrador (ou um biblioteconomista) decida tópicos e seções. Dentro desses tópicos e seções podem ser colocados textos de propósito geral: artigos, manuais de produtos, resenhas de produtos, notícias, contos, crônicas e discussões. O texto pode ser enriquecido pela adição de fotos e áudio. Além disso, um artigo pode ou não permitir comentários de visitantes do site. Os comentários podem ou não ser moderados e os usuários podem ou não ser anônimos.

O WordPress é um CMS feito em PHP de código fonte livre, que pode ser estendido por qualquer programador que tenha conhecimentos em PHP / MySql.

Neste artigo será abordado como interagir com um site feito com WordPress da sua empresa, no seu hosting. Não será abordado como interagir com outros sites ou blogs feitos com WordPress. Não será abordada a instalação do WordPress, pois foge do escopo. Como pré-requisito é necessário que haja uma máquina rodando Apache, com PHP e as bibliotecas para acesso ao MySql.

Nota do DevMan

Apache – É um servidor HTTP free e open source. Seu principal objetivo é ser seguro, eficiente e extensível, disponibilizando serviços que estejam sintonizados com os mais recentes padrões HTTP

A instalação do WordPress é muito fácil, ao mesmo tempo em que é muito pessoal e varia de acordo com as necessidades da empresa. Cada caso será diferente, mas em todas as instalações, por padrão, será criado um banco de dados MySql (ou usado outro que a empresa já possua) e as tabelas do WordPress serão prefixadas com “wp_” ou outro prefixo que o administrador tenha escolhido para que não se misturem com as outras tabelas que possam existir no banco de dados.

O banco de dados da instalação padrão do WordPress possui onze tabelas, a saber:

• wp_commentmeta

• wp_comments

• wp_links

• wp_options

• wp_postmeta

• wp_posts

• wp_terms

• wp_term_relationships

• wp_term_taxonomy

• wp_usermeta

• wp_users

Porém neste artigo nem todas serão usadas. É possível, e é foco desse artigo, definir outras tabelas neste banco de dados para os sistemas de uma empresa e relacionar essas tabelas com as do próprio CMS. Além dessas tabelas foram incluídas no banco algumas outras para simular o sistema que será integrado com o WordPress. Nada muito complexo. Uma tabela de clientes, onde serão armazenados e-mails/logins dos clientes que pode ser usada em consultas fazendo-se join com a tabela de comentários para verificar se a pessoa que está comentando já é cliente. Uma tabela que será uma lista de palavras características de uma reclamação, a serem monitoradas nos comentários.

Por último a tabela que conterá uma relação de comentários que já foram alertados, para que eles não sejam alertados novamente.

Nota do DevMan

Recentemente a Microsoft adotou o WordPress como mecanismo de blog padrão das redes Windows Live e colocou no site uma ferramenta para que todo conteúdo possa ser migrado para o WordPress.

Acesso ao MySql

O banco de dados do WordPress apresenta um desafio adicional que talvez nem todos estejam acostumados: a maioria dos campos, senão todos, é not null. Isso significa que não é possível deixar de atribuir algum valor a esses campos. Mesmo assim os campos varchar possuem um valor default caso nada seja atribuído a eles, geralmente uma string vazia de comprimento zero. O grande problema é que no MySql campos memo/text/blob não permitem valor default.

Isso não seria nenhum problema teoricamente, pois bastaria gravar EmptyStr ou ‘’ nesses campos, mas na prática o trio SQLDataset + DatasetProvider + ClientDataset substitui os ‘’ ou até mesmo espaços em branco por null. Em SQL Há várias maneiras de contornar esse problema, uma delas é usar stored procedures, outra é usar comandos de insert montados manualmente.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo