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Do que se trata o artigo

O artigo aborda uma introdução de como trabalhar com imagens, vídeos e arquivos de som no Windows Phone 7, também apresenta como acessar mídias que estão no hub do Windows Phone e como executar vídeos, imagens e som.


Para que serve

O Silverlight junto com o Windows Phone 7 possibilita criar aplicativos com um visual rico, mais atraente e interativo. Na maioria das aplicações temos que manipular algum tipo de arquivo de mídia, e com o Windows Phone isso é simples.


Em que situação o tema é útil

Em uma aplicação Windows Phone 7 podemos executar arquivos de vídeo nos formatos mais utilizados no mercado, assim como manipular imagens em sua aplicação, acessar fotos registradas no aparelho, gravar e executar arquivos de som, dentre diversas outras tarefas relacionadas à manipulação de arquivos de mídia e com isso tornar um aplicativo mais atraente para o usuário.

Resumo do DevMan

Com as tecnologias Microsoft Silverlight e Microsoft XNA, temos um conjunto completo de recursos para a manipulação de arquivos de mídia no Windows Phone 7, veremos neste artigo uma abordagem de como trabalhar com esses arquivos, também veremos como acessar dados do Hub de Music + Vídeos do Windows Phone 7.

Uma das necessidades mais comuns ao criar aplicativos para smartphones é a manipulação de mídias, como por exemplo, executar um arquivo de áudio, carregar e salvar uma foto, executar um vídeo em um player, entre outras. O Windows Phone 7 tem diversos recursos que facilitam a vida do programador quando o objetivo é realizar essas tarefas.

A renderização gráfica no Silverlight para Windows Phone 7 foi otimizada para oferecer um melhor desempenho junto aos equipamentos, utilizando de aceleração da GPU de forma automática em diversas tarefas. O Windows Phone 7 permite visualizar a renderização gráfica através da UI Thread e da Composition Thread. A UI Thread apresenta visualmente os controles, layouts, loop de jogos , etc., ela é a principal responsável pela experiência do usuário quanto à performance da aplicação ou jogo. Como ela é a renderização principal do Windows Phone, ela consome uma grande porcentagem da CPU. Se algumas tarefas não forem executadas de forma correta pode apresentar falhas na renderização ou até bloquear a UI Thread por um período. Para evitar um impacto extra na UI Thread podemos utilizar a Composition Thread, que utiliza de simples animações com algumas propriedades específicas, como por exemplo o DoubleAnimation onde a renderização ocorre em uma Thread diferente, não afetando a performance da UI Thread.

Essas informações são somente para entender um pouco como o Windows Phone 7 apresenta as imagens na tela, e que você poderá utilizar alguns recursos para melhorar a performance, principalmente se essas imagens fazem parte de uma animação. Porém neste artigo não vamos nos aprofundar neste assunto e sim em como utilizar arquivos de mídia em sua aplicação, é importante conhecer que existem meios de monitorar a performance do seu aplicativo, isso é essencial principalmente se você pretende enviar o projeto para o Windows Phone Marketplace, pois existem limites de memória e tamanho da aplicação para que ele seja aprovado.

O objeto MediaElement permite manipular mídias no Windows Phone 7, com ele é possível executar um vídeo com a mesma resolução original, tem suporte aos mais diversos tipos de mídias e os mais comuns do mercado. Apesar do recurso de tela cheia ainda não estar disponível, é possível simular o recurso alterando as propriedades Height e Width, também é possível alterar como o vídeo é apresentando dentro do objeto, alterando a propriedade Stretch. Quando o objeto MediaElement é acionado pela aplicação, ela automaticamente para a mídia que está sendo executando no momento.

O Hub Music + Vídeos é um local centralizado no Windows Phone 7 onde os arquivos de músicas e vídeos são agrupados, as classes MidiaHistory e MediaHistoryItem, fornecem suporte a esse conteúdo, permitindo que o desenvolvedor possa manipular alguns recursos e disponibilizar em suas aplicações.

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