Aplicação prática do PMBOK em Gerenciamento de projetos – Parte 3
Neste artigo finalizaremos nossa série sobre aplicação prática do PMBOK com a apresentação e simulação dos grupos de monitoramento/controle e encerramento do projeto onde explicamos os principais conceitos sobre estes processos e aplicamos alguns conceitos no nosso cenário da empresa Software Production.

Em que situação o tema é útil
Este artigo é útil a todos que têm o interesse em gerenciar melhor seus projetos através de um melhor acompanhamento do mesmo, pois com este artigo o leitor conhecerá alguns dos principais artefatos do PMBOK através da simulação de um cenário real onde faremos todo o acompanhamento do projeto desde a fase de iniciação até a fase de encerramento do mesmo.

Essa parte finaliza a série prática da aplicação de alguns conceitos do Guia PMBOK. Para dar continuidade a terceira e última parte será iniciado o grupo de monitoramento e controle.


Iniciando o Monitoramento e controle

Após a execução do projeto o próximo passo é realizar o monitoramento e controle do mesmo. O monitoramento e controle é o processo de acompanhamento de todo o projeto, sendo através dele que se realiza a medição dos progressos com base nos objetivos e a prática de correções para eventuais desvios ocorridos durante a execução do projeto.

O grupo de processo de monitoramento e controle compreende os processos necessários para monitorar e controlar o trabalho do projeto, realizar o controle integrado de mudanças, verificar o escopo, controlar o escopo, controlar o cronograma, controlar os custos, realizar o controle de qualidade, reportar o desempenho, monitorar e controlar os riscos e administrar as aquisições.

Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Este processo é responsável por acompanhar, revisar e alterar o desenvolvimento do projeto visando atender os objetivos descritos no plano de gerenciamento.

São muitas as vantagens do monitoramento e controle do trabalho, dentre elas podemos citar:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo