Este artigo apresenta a experiência do desenvolvimento de uma aplicação web de compra coletiva usando a arquitetura MVC e explorando os recursos do framework CodeIgniter.
De que se trata o artigo:
Apresenta a experiência do desenvolvimento de uma aplicação web de compra coletiva usando a arquitetura MVC e
explorando os recursos do framework CodeIgniter.
Em que situação o tema é útil:
O artigo destaca que manutenção e reuso de software são preocupações de um engenheiro de software e ilustra como
essas questões podem ser tratadas através da apresentação do desenvolvimento de uma aplicação web usando a
arquitetura MVC e framework CodeIgniter.
Resumo:
Este artigo apresenta a engenheiros e projetistas de software os benefícios, do ponto de vista da manutenção e
reuso de software, proporcionado pela arquitetura MVC no desenvolvimento de aplicação web quando implementado
com os recursos oferecidos por um framework.
Software é um artefato sujeito a mudanças e manutenção de software deve ser preocupação contínua do engenheiro de
software. Ao longo das duas últimas décadas, diversos esforços têm sido observados visando facilitar o
desenvolvimento de software. Como exemplo disso, destacam-se as contribuições de padrões de projeto, tais como
observer, composite e strategy. Principalmente no decorrer da última década, houve crescimento no uso de padrões de
projetos na engenharia de software. Isso ocorreu, em parte, devido ao crescimento da complexidade dos sistemas e a
necessidade de reutilização do software.
Os padrões de projetos possibilitam que classes de sistemas orientados a objetos sejam flexíveis, possibilitando ao
projetista de software reutilizar componentes e/ou técnicas que já tiveram êxito em outros sistemas, como também
ajudam os desenvolvedores a buscar minimizar erros cometidos em projetos anteriores.
Nota-se que esses padrões possuem um relacionamento direto com uma arquitetura que atende a necessidades da
programação orientada a objeto, denominada de MVC (Model-View-Controller). O componente model dessa
arquitetura é o objeto que interage diretamente com o banco de dados, enquanto que view é o objeto que
representa o conteúdo exibido na tela, e controller define a maneira como a interface de usuário reage com
a camada de dados. Isso possibilita um desenvolvimento em paralelo já que os três componentes são independentes,
além de facilitar a manutenção.
Adicionalmente, o uso difundido do paradigma de orientação a objetos e propostas de novas arquiteturas de software
tem fomentado o surgimento de frameworks que suportam um conjunto de API’s e bibliotecas, visando facilitar a
reutilização e a manutenção dos códigos. Hoje, vários deles estão disponíveis para diferentes linguagens de
programação. Por exemplo, na linguagem PHP existem diversos frameworks como o Cake, CodeIgniter e o Zend.
Os frameworks oferecem facilidade de desenvolvimento e há expectativa que seu uso possa propiciar minimização do
esforço aos programadores, o que pode resultar em suporte à produtividade. Nesse sentido, este artigo apresenta uso
da arquitetura MVC, avaliando suas vantagens e limitações no desenvolvimento de uma aplicação web de compra
coletiva. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o framework CodeIgniter e a arquitetura MVC, discutida a
seguir.
Arquitetura MVC
O aumento da complexidade e tamanho do software pode causar dificuldades na manutenção do software. O crescimento
contínuo dos sistemas de software requer que seu desenvolvimento seja feito de maneira planejada e componentizada,
de modo a tornar os sistemas mais flexíveis, facilitando a manutenção e seu desenvolvimento. Por exemplo, com o uso
da arquitetura em camadas, é possível separar os dados de persistência, da lógica do sistema e da interface do
usuário, facilitando o desenvolvimento e a manutenção.
A arquitetura MVC (Model-View-Controller) foi criada nos anos 80 na Xerox Parc, tendo como princípio a separação
entre a camada de persistência da camada de apresentação do usuário. Para isso, foi criada uma arquitetura com três
camadas, onde cada camada é representada por um objeto. O modelo é o objeto de persistência, a visão é o objeto de
interface com o usuário e o controlador define como as interfaces do usuário irão reagir com o sistema. Esses
objetos podem se comunicar entre si. A arquitetura MVC é atualmente utilizada em diversos frameworks de várias
linguagens como JAVA, PHP e .NET devido às vantagens que oferece, tais como reuso do código e maior facilidade de
manutenção do software.
Segundo Brian Kotek, MVCéum padrão de projetoque reforçaa separaçãoentre entrada, processamento esaídade uma
aplicação.Para este fim,uma aplicaçãoé dividida emtrês componentes principais: o modelo, a visãoe o controlador.Cada
um desses componenteslida com um conjuntoespecífico de tarefas. A Figura 1 mostra o funcionamento da
arquitetura MVC.
Figura 1. Arquitetura MVC
Observa-se que as camadas View (Visão) e Model (Modelo) comunicam-se através de um Controller (Controlador) que
recebe os dados de entrada do usuário através da View e envia os dados para o Model onde os dados são processados e
retornados para a View. A camada View é a interface que o usuário interage. Em uma aplicação web, por exemplo, essa
camada pode ser representada por um código HTML. O Model representa a camada de persistência de dados, essa camada é
responsável por receber os dados vindos da View, processá-los e enviá-los de volta a View. O Controller interpreta
requisições vindas do usuário através da View e faz a chamada do Model necessário para interpretar a requisição.
Segundo Gamma et al (2006), ”A abordagem MVC separa a View e Model pelo estabelecimento de um protocolo
inserção/notificação (subscribe/notify). Uma View deve garantir que sua aparência reflita o estado do Model. Sempre
que os dados do Model mudam, o Model notifica as Views que dependem dele. Em resposta, cada View tem a oportunidade
de atualiza-se”.
A Figura 2 ilustra como as Views estão relacionadas a um único Model. Nesse exemplo, qualquer alteração do
valor em Model resulta que todas as Views sejam notificadas da alteração e automaticamente atualizadas em
conformidade com os dados de Model.
Figura 2. Representação do Model vinculado a várias Views
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.