Desde as primeiras versões da plataforma .NET, nós já temos a possibilidade de criar aplicações para dispositivos móveis. Hoje não é diferente, a Microsoft já está na versão 6.1 do seu sistema operacional Windows Mobile, e nós continuamos conseguindo criar este tipo de aplicação através do Visual Studio.

Neste Quick Update vamos relembrar como é simples criar aplicações para dispositivos móveis, e continua sendo agora com o Windows Mobile 6.1

A primeira coisa que você deve fazer se quiser desenvolver aplicações para o Windows Mobile versão 6 ou 6.1, é se certificar que possui os SDKs e emuladores necessários. Basicamente precisamos do SDK do Windows Mobile 6, que você encontra para download neste link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=06111A3A-A651-4745-88EF-3D48091A390B&displaylang=en.

E os emuladores para o Windows Mobile 6.1, que você encontra neste link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=3D6F581E-C093-4B15-AB0C-A2CE5BFFDB47&displaylang=en.

O primeiro é necessário se você pretende criar aplicações para o Windows Mobile 6. E para o Windows Mobile 6.1 você precisa baixar e instalar os dois pacotes. Ambas as instalações são simples, no clássico modelo de Wizard.

Com estes pacotes instalados já podemos criar aplicativos para o Window Mobile 6 ou 6.1. Basta abrir seu Visual Studio 2008 e criar um novo projeto usando o template Smart Device Project, que se encontra na seção Smart Device, assim como você vê na Figura 1.

Figura 1. Criando novo projeto do tipo Smart Device Project

Em seguida uma janela irá aparecer nos perguntando qual plataforma e template que queremos utilizar. É aqui nesta janela onde podemos definir qual a versão do Windows Mobile que vamos utilizar, veja na Figura 2.

Figura 2. Escolhendo a plataforma e o template para o projeto

Se você não instalar o SDK indicado anteriormente, a opção para o Windows Mobile 6 não estará disponível. Esta é a opção que você deve escolher se deseja criar aplicações para o Windows Mobile 6 ou 6.1.

Em seguida, nosso projeto é criado, e já temos um primeiro formulário Mobile. Um formulário de Mobile segue um princípio de desenvolvimento muito parecido com os Formulários do Windows, onde podemos arrastar e soltar os controles da ToolBox. Veja um exemplo na Figura 3.

Figura 3. Arrastando controles da ToolBox para o formulário

Veja também que podemos editar as propriedades do formulário e dos controles que nele estiver, da mesma forma como fazemos em aplicações Windows. E se você der um duplo-clique em um Button, por exemplo, poderá codificar este evento normalmente. Veja um código de exemplo na Listagem 1.

Listagem 1. Code-Behind do Form1 – Exemplo HelloWorld!


 using System;
 using System.Linq;
 using System.Collections.Generic;
 using System.ComponentModel;
 using System.Data;
 using System.Drawing;
 using System.Text;
 using System.Windows.Forms;
  
 namespace SmartDeviceProject1
 {
     public partial class Form1 : Form
     {
         public Form1()
         {
             InitializeComponent();
         }
  
         private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
         {
             label1.Text = "Hello World!";
         }
     }
 }

Se você fez todos estes exemplos, salve compile e execute seu projeto. E como você pode ver na Figura 4, antes de vermos nossa aplicação mobile funcionando, temos que escolher o emulador que desejamos utilizar.

Figura 4. Escolhendo o emulador para testar a aplicação Mobile

Veja que aqui podemos escolher os emuladores do Windows Mobile 6.1. Basta selecionar o emulador desejado e clicar em Deploy. Você pode conferir o resultado na Figura 5.

Figura 5. Hello World no Windows Mobile 6.1

Como você pode ver, criar e testar aplicações para o Windows Mobile 6 ou 6.1 é muito simples. Se você explorar mais a fundo as opções que temos para criar aplicações Mobile no .NET, verá que é muito mais fácil do que se pensa.

Fique atento aos artigos sobre Mobilidade em .NET da revista WebMobile, lá certamente você vai encontrar muitos exemplos e novidades sobre este assunto. Grande abraço e até a próxima!