Guia Requisitos, Modelagem e UML

Diagrama de Casos de Uso: Principais desafios na elaboração

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (14)  (0)

Este artigo compartilha os principais desafios e dificuldades que programadores ou analistas de sistemas, que possuem um perfil mais técnico, enfrentam na elaboração ou compreensão de um diagrama de caso de uso.

Mentoring: apresentação do cenário
Este artigo é recomendado para todos os membros envolvidos no desenvolvimento de software que possuem interação com casos de uso. A proposta não é fazer um passo a passo sobre como fazer um diagrama de caso de uso, mas sim, compartilhar os principais desafios e dificuldades que programadores ou analistas de sistemas, que possuem um perfil mais técnico, enfrentam na elaboração ou compreensão deste diagrama.

Um projeto é considerado bem sucedido quando ele é entregue para o seu usuário final e este não encontra divergências entre o que se pediu e o que foi feito. E entregar exatamente o solicitado é um processo complicado, pois exige muito mais do que o conhecimento de uma linguagem de programação.

É necessário entender o negócio do cliente e saber transpor de forma clara e objetiva todas as funcionalidades solicitadas. Dentro de um projeto de software, isto é feito na fase de análise de sistemas e as funcionalidades são descritas, na maioria das vezes, seguindo os padrões definidos por uma linguagem de modelagem unificada, a UML, através de diagramas de casos de uso.

Todo profissional deve estar sempre preparado para encarar desafios, dificuldades e superá-los com sucesso. Isso acontece em qualquer área e é o que todo chefe espera de seus funcionários. Em TI isso não seria diferente. É muito comum em nosso ramo ouvirmos que o prazo para a criação de um projeto é apertado e que o orçamento é curto, porém temos que entregá-lo com sucesso, dentro do prazo estabelecido e com qualidade.

E para que isso aconteça, os profissionais precisam desdobrar-se e por muitas vezes executar atividades das quais não tiveram tempo hábil para se preparar ou ainda não tem conhecimento suficiente para executá-los. Um exemplo clássico é quando programadores ou analistas com perfis mais técnicos são selecionados para entrevistar os usuários e descrever todas as funcionalidades em casos de uso na fase de análise do projeto.

Neste contexto, esse artigo apresenta as principais dificuldades encontradas por estes profissionais na elaboração de um caso de uso e sugestões de como resolver os principais problemas, mitigando os riscos de não ter todas as funcionalidades descritas seguindo as melhores práticas abordadas pela UML (ler BOX 1).

BOX 1. UML

A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unific"

[...]

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.