Por que eu devo ler este artigo:A modelagem de processo de software colabora de forma significativa para melhorar o entendimento dos processos de sistemas, contribuindo assim com a qualidade, economia de tempo e dinheiro em equipes de desenvolvimento de software. Este artigo apresenta uma ferramenta de modelagem de processos chamada Bonita BPM para capturar um processo conceitual e transformá-lo em um diagrama de processo usando a linguagem gráfica BPMN para sua representação. A ferramenta Bonita BPM auxilia no desenvolvimento da modelagem de processos de software e tem como objetivo descrever, de forma sequencial, os passos de um processo para que ele possa ser compreendido pela equipe do projeto e possa ser seguido.

O Business Process Management (BPM) é uma metodologia que tem como objetivo conhecer os processos que são executados afim de medir os mesmos, para então administrá-los e promover sua melhoria e evolução.

A aplicação do BPM possibilita representar de forma gráfica os processos organizacionais da empresa, buscando a integração funcional e proporcionando maior agilidade nas atividades que envolvem pessoas, tarefas, máquinas, aplicações de software, e outros elementos coordenados para atingir os objetivos do negócio.

O BPM configura um método de gestão para gerenciar processos empresariais utilizando ferramentas tecnológicas para administrar os processos, e tem como objetivo possibilitar à empresa uma melhor visibilidade e integração de seus ambientes e das tarefas de cada colaborador em seu processo de negócio. Através dele é possível gerar melhorias em termos de rapidez no qual o processo é executado, assim como na eficácia, qualidade e custo. O BPM pode ser dividido em um ciclo de definição, modelagem, simulação, execução, monitoração e otimização. Na Figura 1 podem ser visualizadas as etapas do BPM.

Ciclo do BPM

Figura 1. Ciclo do BPM

Ao escolher a implantação de uma metodologia BPM, a organização faz um levantamento sobre o processo que obteve a melhoria e cria uma modelagem em BPMN. O BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas em cima dessa análise.

Este artigo apresenta o uso da ferramenta Bonita BPM utilizando a notação Business Process Modeling Notation (BPMN). Serão abordados procedimentos como instalação da ferramenta e o passo a passo de como elaborar um modelo de processo utilizando a ferramenta Bonita BPM .

Definição de BPMN

O Business Process Modeling Notation (BPMN) é uma linguagem gráfica para representar processos de negócio. Esses processos são representados através de um conjunto de símbolos padrão, organizados em um diagrama de processos de negócio.

Essa linguagem gráfica é uma representação abstrata de algo real, descreve a lógica dos passos de um processo, permite focalizar a atenção nas características importantes do sistema, inspeção e verificação, a fim de receber alterações e adaptações antes do fim.

O BPMN faz com que seja feita uma ponte de comunicação entre os stakeholders e os desenvolvedores. Ele permite unificar a gestão de negócios e tecnologia da informação, buscando a melhoria dos processos de negócios e sendo capaz de mapear os processos internos e externos da organização.

O processo de negócio é uma sequência ordenada de atividades e informações estabelecidas com o objetivo de determinar como o trabalho será realizado em uma organização. É composto de entradas que é o que será transformado, os insum ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo