Como escolher uma linguagem para um projeto?

01/01/2019

0

Olá, eu quero fazer uma "espécie de Wikipédia em software", onde ao pesquisar por exemplo um animal ou uma cidade, o algorítimo irá me mostrar tudo relacionado. Buscando informações no Google automaticamente, gostaria de fazer esse software com um design futurista, como o do link https://bit.ly/2AsCjJF .

A partir da sua página inicial poderá ser buscado um determinado "objeto" (cidade, animal, pessoa, etc.) e apresentar todas as informações. Gostaria que ele se auto aperfeiçoasse a medida que novas buscadas forem realizadas e essas informações serem salvas em um banco de dados.

E tudo isso com aquele design futurista, então creio que vou precisar de uma linguagem de programação para fazer o código, um banco de dados e algo para fazer a parte visual... Gostaria que me apontassem o que preciso usar e como começar... tenho pouca experiencia em programação, conheço apenas um pouco de java, mas ao decidir qual linguagem usar posso aprender sobre ela...O software é para um projeto escolar de 2019 e precisa ficar pronto o quanto antes...
OBS.: gostaria também se possível fazer uma versão para Android...

Qual linguagem de programação devo usar? Qual a melhor forma para iniciar este projeto?

Obrigado pela atenção, aguardo respostas,
Leonardo.
Leonardo Pottmayer

Leonardo Pottmayer

Responder

Post mais votado

03/01/2019

Amigo, não sou nenhum mestre mas tenho uma ideia sobre o assunto. Como você esclareceu, você fará algo como a "Wikipédia", ou seja, terá que usar o famoso pacotão HTML/CSS/JS, onde você poderá usar APIs que te ajudaram a ter resultados de acordo com o que você quer.

Na parte do beck-end a linguagem mais usada no momento é o Java e para banco de dados o famoso MySQL. Pelo que sei, todas essas linguagens podem ser usadas sem precisar pagar algo por elas e o que ainda é muito bom, a comunidade das mesmas é enorme, ou seja, você poderá tirar dúvidas facilmente.

Para começar o projeto, recomendo que faça os cursos e dê uma olhada na parte de Engenharia de Software, para que você possa estruturá-lo corretamente, lembrando sempre do levantamento de requisitos, UML, diagramas, versionamentos e se vai ou não usar TDD.

Logo depois de estruturá-lo, ai sim você pode por a mão no código, lembrando das boas práticas, onde recomendo o uso do TDD.

Acho bacana também criar um kanban para saber como o projeto anda indo.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.

Att, Davi.

Davi Emboaba

Davi Emboaba
Responder

Mais Posts

03/01/2019

Leonardo Pottmayer

Amigo, não sou nenhum mestre mas tenho uma ideia sobre o assunto. Como você esclareceu, você fará algo como a "Wikipédia", ou seja, terá que usar o famoso pacotão HTML/CSS/JS, onde você poderá usar APIs que te ajudaram a ter resultados de acordo com o que você quer.

Na parte do beck-end a linguagem mais usada no momento é o Java e para banco de dados o famoso MySQL. Pelo que sei, todas essas linguagens podem ser usadas sem precisar pagar algo por elas e o que ainda é muito bom, a comunidade das mesmas é enorme, ou seja, você poderá tirar dúvidas facilmente.

Para começar o projeto, recomendo que faça os cursos e dê uma olhada na parte de Engenharia de Software, para que você possa estruturá-lo corretamente, lembrando sempre do levantamento de requisitos, UML, diagramas, versionamentos e se vai ou não usar TDD.

Logo depois de estruturá-lo, ai sim você pode por a mão no código, lembrando das boas práticas, onde recomendo o uso do TDD.

Acho bacana também criar um kanban para saber como o projeto anda indo.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.

Att, Davi.


Olá, sim ótima ideia, mas quando me referia a "algo como a wikipedia" quis dizer que deveria ser algo com o conceito dela (ter muita informação) pois tudo que voce procura voce acha na wikipedia... Mas quero fazer realmente em software, não quero ter navegadores envolvidos, logo, sem HTML, CSS,, JS...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar