A tarefa de validar dados é extremamente comum e importante nos sistemas atuais. Seja em virtude de inputs realizados por usuários ou mesmo devido a informações oriundas de outros sistemas, a validação permite um maior controle sobre os dados, evitando problemas de integridade ou corrupção, falhas de segurança e consistência das informações.

O Hibernate Validator, implementação de referência da especificação Bean Validation, possibilita realizar as validações dos dados diretamente nas classes de domínio da aplicação, permitindo que as informações cheguem às regras de negócio e aos campos de persistência com o conteúdo esperado.

Essa opção faz com que a validação se concentre em apenas uma camada e seja realizada de forma simples e rápida, evitando a perda de tempo durante o desenvolvimento ao fazer uso apenas de metadados (anotações) no código.

Criar o Projeto

O primeiro passo aqui será criar um projeto Maven no Eclipse. Feito isso, podemos adicionar a dependência referente ao Hibernate Validator no arquivo pom.xml. Esse framework também requer a implementação da Unified Expression Language (EL) para avaliar expressões dinâmicas em mensagens de violação de restrições. Quando a aplicação é executada em um container Java E ...