Por que eu devo ler este artigo:

O tema é útil no desenvolvimento de qualquer aplicação que faça acesso a banco de dados. Através deste tipo de suíte é possível escolher dentre uma diversa gama de componentes já existentes, uma que se adapte melhor à sua necessidade, sempre considerando questões de performance, facilidade de uso, conectividade com o maior número de bancos de dados entre outros.

Este artigo tem como foco a apresentação do UniDAC, uma biblioteca de componentes de acesso a dados para Delphi produzida pela empresa Devart. Sendo assim, esta suíte comercial vem aumentar ainda mais o leque de opções para este contexto, onde bibliotecas como dbExpress e, mais recentemente, FireDAC, já são conhecidas do grande público. A semelhança entre todas elas fica por conta do suporte a diversos bancos de dados distintos, o que acaba por envolver os principais SGBDs do mercado, tais como Firebird, InterBase, Oracle, MySQL e Microsoft SQL Server.

Em se tratando de acesso a dados, mais recentemente, tanto a comunidade quanto o próprio Delphi têm convivido com um novo termo que está associado ao cenário de desenvolvimento de aplicações de banco de dados. O termo em questão é o sufixo “DAC”, em reflexo ao AnyDAC, biblioteca de componentes de acesso a dados de terceiro adquirida há pouco tempo pela Embarcadero, e ao FireDAC, que foi o novo nome dado à esta mesma biblioteca no momento em que foi incorporada oficialmente ao Delphi. Sendo assim, pegando este gancho, o presente artigo expõe o UniDAC que, assim como as demais, também se refere a uma biblioteca de componentes de acesso a dados de terceiro. A diferença fundamental é que o UniDAC trata-se de uma alternativa paga (comercial) às opções nativas, cujo uso pode ser justificado pelos recursos que essa biblioteca dispõe, os quais serão vistos a seguir. Na seção Links encontra-se o acesso para sua versão trial.

Este tema será dividido em dois artigos que terão como foco a apresentação geral da biblioteca. Nesta primeira parte serão mostradas as características gerais do produto, bem como um overview de seus componentes.

Características gerais

O nome UniDAC, em linhas gerais, é um acrônimo para Universal Data Access Components que, numa tradução livre para o português, seria algo como “componentes de acesso a dados universal”. Diz-se universal pelo fato dele prover acesso a diversos bancos de dados, atendendo a diversas ferramentas (Delphi, C++ Builder, Lazarus e Free Pascal) em diferentes plataformas (Windows, Mac OS, iOS, Linux e FreeBSD).

Em se tratando do contexto do Delphi, o UniDAC é oficialmente compatível desde a versão 6 da ferramenta. Além disso, por questões óbvias, as plataformas atendidas se resumem necessariamente em Windows (32-bit e 64-bit), Mac OS X e iOS, conforme as especificações de suporte do próprio IDE. Sendo assim, o suporte completo às três plataformas citadas se dará somente sobre as versões XE2 e XE4 da ferramenta (vale lembrar que no XE3, o suporte a iOS foi retirado do Delphi).

Novamente falando em linhas gerais, em se tratando de acesso a dados, que é sua finalidade principal, o UniDAC provê suporte aos seguintes servidores de banco de dados:

· Oracle;

· Microsoft SQL Server;

· MySQL;

· PostgreSQL;

· InterBase;

· Firebird;

· SQLite;

· DB2;

· Microsoft Access;

· Sybase ADS (Advantage Database Server);

· Sybase ASE (Adaptive Server Enterprise);

· DBF;

· NexusDB.

Olhando pelo aspecto de estrutura, o UniDAC é composto essencialmente por dois elementos. O primeiro deles representa sua engine, ou seja, seu motor, que provê ao desenvolvedor uma interface de programação comum e unificada, receptível aos diversos bancos suportados. Já o segundo elemento, pode ser considerado sua parte mais fundamental, que é a sua camada de acesso a dados propriamente dita. Aqui ela é composta pelos provedores (providers) de acesso a dados, que irão proporcionar a interação entre a engine e os diversos servidores de banco de dados suportados. Cada provider fica então responsável por trabalhar com um servidor de banco de dados específico (Ex: TOracleUniProvider para Oracle, TInterBaseUniProvider para InterBase, TPostgreSQLUniProvider para PostgreSQL e assim por diante).

Em complemento, a Figura 1 a seguir, retirada da própria página oficial do produto, ilustra todo esse suporte previsto bem ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo