Por que eu devo ler este artigo:As estruturas de controle de fluxo são utilizadas para manipular a ordem em que os comandos de um programa são executados. De forma natural, isso acontece linha a linha e de cima para baixo, o que não é suficiente para que um programa represente o maior número de situações do mundo real. A fim de compensar essa limitação utilizamos tais estruturas, que são abordadas neste artigo.

As estruturas de controle de fluxo são utilizadas para manipular a ordem em que os comandos de um programa são executados. De forma natural, isso acontece linha a linha e de cima para baixo, o que não é suficiente para que um programa represente o maior número de situações do mundo real. A fim de compensar essa limitação utilizamos tais estruturas, que são abordadas neste artigo.

Por exemplo, é possível que em um programa seja necessário determinar qual dentre dois números é o maior para se saber qual é o dia para pagamento mais distante. Escrever tal código só é possível utilizando uma estrutura condicional, como veremos na próxima seção.

Esse é apenas um dentre os muitos exemplos que justificam a utilização de estruturas de controle de fluxo em um programa. Ao longo deste artigo conheceremos outras situações semelhantes e como resolvê-las utilizando a estrutura mais adequada.

if

A estrutura condicional if permite ao programa executar um dentre diferentes blocos de código dependendo do valor retornado por uma expressão lógica. A forma de se escrever essa estrutura pode ser vista em pseudocódigo no Código 1.


  if expressão-lógica 
      código
Código 1. Pseudocódigo if

Por exemplo, para saber qual é o maior valor entre duas variáveis podemos usar o Código 2.


  val a = 9
  val b = 10
   
  var max = a
   
  if(b > a) {
      max = b
  }
Código 2. Maior variável

Dessa forma, caso a expressão lógica b > a retorne true, a expressão max = b será executada e o valor de max será 10. Caso contrário, ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo