Guia Carreira Programador PHP
5 minutos

PHP PDO: Como criar sua primeira conexão

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (10)  (0)

Aprenda em 5 minutos como criar uma conexão com PDO e listar dados de uma tabela disparando um SELECT para o banco de dados MySQL.

PDO é uma extensão do PHP que permite ao programador acessar diferentes bancos de dados através de uma única interface. Isso significa que mesmo que em sua aplicação você tenha que lidar com mais de um banco de dados, como MySQL/SQL Server, poderá fazer consultas e disparar comandos utilizando as mesmas classes e métodos. Além disso, com o PDO você terá acesso a código de alto nível, construído sobre o paradigma orientado a objetos.

Para criar uma conexão com um banco de dados utilizando o PDO, você precisa instanciar um objeto do tipo PDO, utilizando para isso a classe PDO. Em seu construtor, essa classe recebe três parâmetros. O primeiro deles é o DSN que contém informações sobre como se conectar com o banco de dados.

[nome-do-motor-de-banco-de-dados]:host=caminho-para-o-banco-de-dados;dbname=nome-do-banco-de-dados

Logo após, no segundo parâmetro do construtor, informamos o usuário para conexão e em seguida a senha desse usuário. No código a seguir apresentamos um exemplo da criação de um objeto PDO.

$pdo =
new PDO('mysql:host=localhost:8090;dbname=devmedia', 'root', '1234');

Seja um assinante MVP e acesse este conteúdo completo.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?