1. Quais são as principais tarefas de um gestor de projetos?

As principais tarefas de um Gerente de Projetos são planejar, executar e controlar a execução de um projeto. E, para fazê-lo de forma adequada, o Gestor de Projetos deve desempenhar não apenas tarefas técnicas relacionadas a estas atividades, mas também ficar atento à aplicação das suas habilidades interpessoais, para melhor se comunicar, motivar e liderar sua equipe.

2. O que ele deve fazer para se destacar profissionalmente?

Ele deve procurar se manter atualizado, participar ativamente da comunidade de Gerenciamento de Projetos, equilibrar seu conhecimento técnico com as habilidades interpessoais e ter foco no alinhamento entre seus projetos e a estratégia da organização.

3. Como está o mercado de trabalho? Em crescimento ou saturado?

Este é provavelmente o melhor momento para o Gerenciamento de Projetos na história. O mercado tem reconhecido que a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis nos projetos, é investindo no seu gerenciamento, maximizando as chances de sucesso. Isto se reflete na remuneração: a conscientização sobre valor que Gerenciamento de Projetos agrega aos resultados das organizações, aliada à escassez de profissionais preparados, dev ido à alta demanda pelos mesmos, tem inflacionado os salários dos Gerentes de Projetos.

4. Quais são as principais certificações que ele deve ter?

São 2 as principais certificações, ambas emitidas pelo PMI, o Project Managemen t Institute: a CAPM (Certified Associate in Project Management), para quem deseja trabalhar na equipe de projetos ou ainda não tem experiência para se tornar o Gerente de Projetos, e a PMP (Project Management Professional), para quem já possui a experiência para atuar como o Gerente de Projetos. No entanto, existem diversas outras certificações, do PMI e de outras instituições, que também agregam valor à carreira.

5. Que dicas você dá para quem deseja certificar-se?

Muito se fala que o PMBOK, a principal publicação do PMI, na qual as suas certificações são baseadas, é de difícil leitura. Entretanto, acredito que os candidatos às certificações não façam o uso mais adequado do mesmo. O PMBOK é um padrão e, como tal, funciona melhor como um livro de consulta. Recomendo a leitura corrida, como em um livro comum, apenas dos 3 primeiros capítulos. Os demais capítulos não precisam ser lidos necessariamente na íntegra. Esta consciênci a tende a tornar sua consulta mais palatável.

6. Quais as últimas novidades na gerência de projetos?

Uma novidade muito importante é que está em final de desenvolvimento uma norma ISO para o Gerenciamento de Projetos, baseada em padrões já existentes. É a ISO 21500, que servirá como um Padrão Internacional para o Gerenciamento de Projetos, aumentando a importância deste tema. Especificamente para o Instituto Infnet, uma grande novidade é que, no dia 31 de maio, foi assinado o contrato de parceria entre o Infnet e Chapter Rio de Janeiro do PMI, o PMI-RIO, o que p roporcionará uma série de benefícios para toda a comunidade de Gerenciamento de Projetos e também para os nossos alunos.

7. Para você, por que vale a pena ser um gerente de projetos?

Como Gerente de Projetos, tenho a oportunidade de ter uma visão integrada de todo o trabalho sendo realizado, de entender como o mesmo se alinha ao negócio da minha empresa e de lidar com diversas pessoas, tanto de dentro como de fora da organização. E é recompensador ver como tudo isto funciona junto para atingir os objetivos esperados, como resultado de uma gestão bem realizada!

Abraços a todos(as). até a próxima.