Existem vários fatores importantes para se fazer replicações em um banco de dados, mas três deles merecem destaque:

  • Disponibilidade: faz com que nosso sistema/site tenha uma menor chance de downtime. Com dois servidores ou mais funcionando, nosso sistema/site ainda se mantém funcionando sobre os outros servidores de banco de dados;
  • Redundância: é um item de segurança, pois se um servidor "morrer", os dados estarão salvos em outros, e se desejamos mais segurança ainda, os servidores devem estar em locais físicos diferentes. A redundância nos permite ter as mesmas informações em mais de um local, mas a replicação não nos isenta de fazermos o nosso velho e bom backup, pois se alguém efetuar uma alteração maliciosa em uma base isso irá refletir nas demais, aí só o backup nos salva;
  • A Divisão da carga de trabalho nos permite dividir a carga de trabalho entre os servidores de banco de dados. Em um sistema/site que tenhamos um gargalo na inserção de dados podemos definir um servidor apenas para consultas. Um outro problema em que poderíamos utilizar essa solução seria para sistemas que tem filiais em localidades diferentes. Uma base de dados centralizada em um local não é de rápido acesso a todas as localidades, então podemos ter um servidor em cada localidade, seja ele local ou não, e com isso temos uma velocidade de acesso melhor do banco nas filiais. Um exemplo disso seria uma empresa com filiais em Miami, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o servidor nesta última filial. Se o acesso de Miami ao Rio fosse ruim e o de São Paulo também não fosse muito eficiente, então a solução seria ter servidores nas três localidades com sincronização.

Agora que sabemos as vantagens vamos então entender como funciona a replicação entre servidores com o MySQL, que possui dois tipos de replicação: a master-slave e a master-master.

Replicação master-slave

A master-slave faz com que o slave receba as atualizações do master, enquanto as inserções e edições acontecem apenas no último, ou seja, o slave funciona apenas para leituras. É uma configuração muito útil quando temos a maior parte dos acessos ao sistema/site para consulta. Um bom exemplo seria um blog onde a necessidade de escrita é direcionada ao banco master e o resto pode ser direcionado a um ou mais slave.

A arquitetura master-slave pode ser observada na Figura 1, onde temos um servidor master que fornece os dados ao slave, e como o único servidor que pode fazer escrita é o servidor master, este não conhece os slaves, mas apenas gera um arquivo com os logs do banco para que eles utilizem para sincronizar seus dados com os do servidor.

Arquitetura master-slave

Figura 1. Arquitetura master-slave.

Para exemplificar vamos configurar um modelo de arquitetura master-slave seguindo os cinco passos a seguir:

  1. Configuração do master: vamos habilitar o servidor para gerar os arquivos de logs binários;
  2. Criação do usuário de replicação: criaremos e configuraremos o usuário com permissão de copiar os dados do master;
  3. Preparação do ambiente: criaremos o backup do master e restauraremos nos slave, caso seja necessário;
  4. Configuração do slave: vamos configurar a replicação e apontar o master;
  5. Monitorar e testar a replicação.

Nosso exemplo foi trabalhado com três máquinas com sistema operacional Windows, sendo uma delas master e duas slave. O master tem o IP 192.168.0.11, o slave 1 o IP 192.168.0.22 e o slave 2 o IP 192.168.0.23.

Passo 1 - Configuração do master

Para iniciarmos vamos configurar o nosso master, mas antes devemos saber se o log binário já está ligado. Para isso, com o terminal do MySQL aberto devemos digitar a seguinte linha de comando:

SHOW GLOBAL VARIABLES WHERE Variable_name = 'log_bin';

Após isso vamos ter uma saída no terminal semelhante a esta:


  +---------------+-------+
  | Variable_name | Value |
  +---------------+-------+
  | log_bin       | OFF   |
  +---------------+-------+

Para quem tem o MySQL Workbench, pode ver essa informação no "Status and System Variables" na aba "System Variables" utilizando a filtragem por "log_bin", como pode ser observado na Figura 2.

MySQL Workbench

Figura 2. MySQL Workbench

Se o valor for "OFF", como no nosso exemplo, significa que nosso log não está ligado e devemos então ligá-lo. Para isso vamos abrir o arquivo my.ini, que se encontra normalmente em "C:\ProgramData\MySQL\MySQL Server X.Y", onde "X.Y" é o número da sua versão do MySQL. Abram o arquivo .ini e, no final, adicionem a seguinte configuração:


  # Número de identificação do servidor.
  server-id=1

Nessa configuração definimos o número do nosso servidor, e como esse é o master, foi definido o número 1, e para os demais vamos definir as demais sequências. Lembre-se que não pode ocorrer de dois servidores terem o mesmo número. A segunda alteração que faremos é adicionar ao final do arquivo a seguinte configuração:


  # Localização do arquivo de log binário
  log-bin="C:/ProgramData/MySQL/MySQL Server X.Y/Data/bin-log"

Nessa configuração estamos definindo o caminho e o prefixo dos nosso logs binários.

Depois disso basta reiniciarmos o nosso serviço e, ao efetuar uma nova consulta, a variável "log_bin" devemos obter o valor "ON", e não mais "OFF" como visto anteriormente. Ao reiniciar o serviço serão criados dois arquivos no diretório definido para o bin-log: o bin-log.index e bin-log.000001.

Com isso nosso servidor master está pronto para replicar.

Passo 2 - Criação do usuário de replicação

Devemos configurar agora um usuário com permissões para copiar os dados do servidor master, então devemos criar um usuário para esse processo. Para isso, com o terminal do MySQL aberto, vamos usar o seguinte comando para criar o usuário "replica":

GRANT REPLICATION SLAVE ON *.* TO 'replica'@'%' IDENTIFIED BY '123';

Com esse comando vamos criar e dar permissões especiais para a cópia de dados ao usuário chamado "replica", que se conecta de qualquer IP e que tem a senha "123".

Por segurança o IP deve ser definido e todos os IP’s devem ser adicionados, mas como no nosso caso teremos dois servidores slave, e para não ter que utilizar o comando mais de uma vez, alteramos o IP para dar uma permissão genérica para todos os IP's.

Passo 3 - Preparação do ambiente

Essa etapa deve ser feita apenas para quem já tem banco em produção e está adicionando a replicação após os dados já terem sido inseridos em base de dados. Caso sua base seja nova essa etapa é desnecessária.

Já que vamos replicar e até o momento o arquivo de log não estava sendo gerado, significa que apenas as alterações a partir da geração do log serão replicadas. Mas, e os dados que já existem em base?
Esses dados devem ser levados para os outros servidores através de backups. Então, para gerar nosso backup vamos utilizar o comando:

mysqldump -u root -p --database <base> --master-data=1 > c:\backup.sql

Onde <Base> é a base que será replicada. No teste utilizamos apenas a base "test" do MySQL.

Dica: No caso de replicar todas as bases de dados podemos utilizar o parâmetro --all-databases.

No teste utilizamos apenas a base "test" do MySQL e o parâmetro "--master-data=1 " cria um lock, atrasando assim as escritas em banco para que o backup esteja com os dados corretos até o momento de seu início e para que o servidor não pare. O backup foi feito no nosso "C:".

Agora devemos recuperar esses dados nos servidores slave: para isso utilizem o comando:

mysql -h 192.168.0.22 -u root -p < c:\backup.sql

Com esse comando executamos o restore no slave 1, e para isso basta que o usuário tenha permissão de acessar o servidor remotamente.

Agora basta executar o mesmo comando para slave 2 e com nosso ambiente preparado vamos então dar início a configuração dessas máquinas.

Passo 4 - Configuração do slave

Lembre-se que essa etapa deve ser repetida para cada servidor slave. Nessa parte vamos configurá-los e a primeira coisa a ser feita é colocar o número do servidor, se não existir. Verifique se o número não coincide com o de outro servidor. Então no arquivo .ini adicionem ou alterem a propriedade "Server-id" para o número do servidor corresponde.

Depois disso temos que configurar o servidor para sincronizar com o master, para isso devemos ir nele e, com o terminal de comando do MySQL aberto, execute a seguinte linha de comando:

SHOW MASTER STATUS;

Será apresentado um resultado semelhante a esse:


  +----------------+----------+--------------+------------------+
  | File           | Position | Binlog_Do_DB | Binlog_Ignore_DB |
  +----------------+----------+--------------+------------------+
  | bin-log.000001 |      350 |              |                  |
  +----------------+----------+--------------+------------------+

Utilizaremos as informações de file e position no nosso servidor slave para configurar de onde ele irá começar a sincronizar: como não houve nenhuma alteração no banco essa posição ainda é a mesma de antes do backup. Caso seu banco esteja em produção essa informação deve ser pega no momento do backup ou no arquivo de backup, logo abaixo da descrição "Position to start replication" em "CHANGE MASTER", onde também teremos as informações do file, que é o nome do arquivo bin-log e a posição.

Com essas informações em mãos vamos configurar o slave; execute dentro do terminal do MySQL do slave o seguinte comando:

CHANGE MASTER TO
         MASTER_HOST='192.168.0.11'      ,
         MASTER_USER='replica'           ,
         MASTER_PASSWORD='123'           ,
         MASTER_LOG_FILE='bin-log.000001',
         MASTER_LOG_POS=350              ;

Onde:

  • MASTER_HOST: é o IP do servidor master, no nosso caso o 192.168.0.11;
  • MASTER_USER: é o usuário slave para replicação que criamos no segundo passo;
  • MASTER_PASSWORD: é a senha do usuário replica, criado juntamente ao usuário no segundo passo;
  • MASTER_LOG_FILE: é o arquivo de log binário do servidor master que iniciamos a sincronização;
  • MASTER_LOG_POS: é a posição no arquivo de log binário que será iniciado a sincronização.

Como podemos observar, os valores de file e position foram utilizados na configuração de master_log_file e master_log_pos, respectivamente.

Agora com tudo configurado, basta que iniciarmos o serviço de réplica do slave, utilizando para isso o seguinte comando:

START SLAVE;

E para finalizarmos devemos reiniciar o serviço do MySQL para que todas as configurações sejam carregadas com sucesso, principalmente as que foram efetuadas no arquivo .ini (no nosso caso apenas o número do servidor). Com o servidor iniciado temos então a réplica funcionando. Vamos então monitorar e testar.

Passo 5 - Monitorar e testar a replicação

Para monitorar basta utilizar o seguinte comando no terminal do MySQL do slave que desejamos monitorar:

SHOW
SLAVE STATUS \G

Será apresentada uma tela contendo resultados como os da Figura 3. Nessa tela podemos monitorar se ocorreu algum erro, quem é o usuário da réplica, a porta, o último erro, entre outras informações. Nessa tela temos que ficar atentos as linhas:

  • "Slave_IO_Running", que informa se a replicação está rodando;
  • “Slave_SQL_Running”, informa se os comandos SQL estão sendo executados;
  • “Slave_IO_State”, que informa qual o estado do slave;
  • “Last_IO_Error”, caso tenha ocorrido algum erro, será apresentado nessa linha.

Monitoramento servidor slave

Figura 3. Monitoramento servidor slave

Para testarmos se está tudo funcionando, basta efetuar alguma alteração no master e repetir o comando anterior: veremos que o Exec_Master_Log_Pos foi alterado. E se efetuarmos a consulta na tabela que a alteração foi feita, vamos ver que essa alteração já está persistida no slave.

Replicação master-master

A master-master faz com que um servidor master seja tanto master quanto slave do outro servidor, assim, não só podendo escrever quanto podendo receber as atualizações do seu master. Nesse caso, as inserções e edições acontecem em todos os servidores.

É uma configuração muito útil quando existe a necessidade de todos os servidores efetuarem a leitura e escrita dos dados. Um bom exemplo seria um sistema crítico, como num balanceamento de carga, que pode ser feito a qualquer servidor, independente do que o usuário irá fazer.

A arquitetura master-master pode ser observada na Figura 4, onde temos um servidor master que acaba sendo slave de um outro master.

Essa arquitetura tem um problema, que é trabalhar em arquitetura anel, onde um servidor só pode ser master de um e slave de um, e caso um dos servidores caia, a replicação daquele ponto em diante fica comprometida até que o servidor seja reestabelecido.

Arquitetura master-master

Figura 4. Arquitetura master-master.

Um outro problema muito enfrentado na master-master é a geração de id automático pelo banco, e para resolver o que vemos muito por aí é definir um servidor para gerar números ímpares e o outro servidor apenas números pares, mas com isso ficamos limitados a apenas dois servidores. Para resolver isso da melhor forma vamos criar um exemplo com três servidores, como no exemplo anterior.

Para iniciarmos podemos usar os mesmos passos do master-slave e vamos adicionar mais quatro passos:

  1. Configuração dos master nos demais servidores: vamos habilitar o servidor para gerar os arquivos de logs binários;
  2. Criação do usuário de replicação nos demais servidores: vamos criar e configurar o usuário com permissão de copiar os dados;
  3. Alterar a configuração do slave para o servidor do ciclo: vamos configurar a replicação no slave e apontar o master do ciclo;
  4. Monitorar e testar a replicação.

Antes de iniciarmos temos que definir quem irá replicar e quem irá ser o master de quem. Para esse exemplo faremos assim: Servidor 1 será o slave do servidor 3, o servidor 3 será slave do servidor 2, que por sua vez será slave do servidor 1.

Observação:Caso o banco já esteja populado e em produção, convém efetuar as configurações em uma janela de manutenção.

Passo 1 - Configuração do master nos demais servidores

Como visto anteriormente na configuração do master-slave, devemos ativar o log binário dos demais servidores, e para isso basta seguir o procedimento anterior para cada servidor. Em seguida confira se ele está ativo e se os arquivos foram gerados corretamente.

Passo 2 - Criação do usuário de replicação nos demais servidores

O processo é o mesmo que no slave, e deve ser feito para cada servidor. Como cada servidor vai ler apenas um servidor, podemos então deixar a permissão apenas para o IP do slave correspondente, assim, manteremos o nome do usuário anterior e executar o grant nos demais servidores.

Passo 3 - Alterar a configuração do slave para o servidor do ciclo

Nessa etapa devemos alterar os dados do master dos slave para o seu master correspondente, e não mais a um central. Para isso devemos pegar as informações de logs binários e a posição do novo servidor master e em seguida aplicar as alterações com "change master", como no exemplo do master-slave.

Após a configuração dos slave vamos agora efetuar as alterações para que os autoincrement não se repitam. Para isso vamos alterar os arquivos ini de cada servidor:


  No servidor 1 vamos adicionar as seguintes linhas:
  auto-increment-increment = 3
  auto-increment-offset    = 1
  No servidor 2 vamos adicionar as seguintes linhas:
  auto-increment-increment = 3
  auto-increment-offset    = 2
  No servidor 3 vamos adicionar as seguintes linhas:
  auto-increment-increment = 3
  auto-increment-offset    = 3

Isso vai impedir que o servidor gere um id que o outro servidor possa gerar. Lembre-se que o "auto-increment-increment" serve para informamos de quantos em quantos números vamos inserir, e esse valor será preenchido com o número de servidores. O "offset" será para determinar qual o valor inicial para o autoincrement. Com isso teremos um resultado de ids igual ao observado na Tabela 1.

Servidor 1 Servidor 2 Servidor 3
1 2 3
4 5 6
7 8 9
10 11
14
18

Tabela 1. Simulação da geração de Id

Com isso resolvemos o problema dos IDs duplicados entre servidores.

Passo 4 - Monitorar e testar a replicação

Para monitorar basta utilizar o comando "SHOW SLAVE STATUS \G" no terminal do MySQL, como fizemos no exemplo do master-slave. Nesse caso devemos monitorar todas as máquinas, visto que todas elas são slave. Para testar basta inserimos alguma informação em algum dos servidores e conferir se os demais receberam essa atualização.

O MySQL nos permite também definir quais bancos e quais tabelas iremos replicar: para isso basta que nos slave adicionemos as seguintes linhas:


  replicate-do-db = '<nome_do_banco>'
  replicate-do-table = '<nome_da_tabela>'

Com esse estudo podemos criar mais de um servidor de banco de dados e replicar suas informações, deixando um servidor com exclusividade para uma tarefa sem afetar o desempenho do outro. Podemos utilizar o conceito de master-master para efetuar um melhor balanceamento de carga ou melhorar o desempenho de uma aplicação ao se trabalhar com banco de dados locais, aumentando a disponibilidade e segurança de nossas aplicações.

Espero que tenham gostado e até a próxima.