Revista Engenharia de Software 33: Manuntenção de Software

Nesta edição:

  • E se você fosse um DVD numa locadora?

    Imagine que você seja um filme em DVD exposto em uma vídeo locadora. Sendo um filme, o que você mais deseja? Ser locado, é claro. Mas há um sério problema: você não é o único DVD da locadora. Há vários outros que desejam ser locados também.

  • Refatoração para Padrões – Parte 6

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

  • Computação em Nuvem

    Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma aplicação Web que faz uso da plataforma de desenvolvimento App Engine do Google. O aplicativo a ser desenvolvido oferece os recursos de um dicionário da língua portuguesa e um tradutor Português/Inglês e Inglês/Português.

  • Método de Análise e Projetos em SOA

    Vamos apresentar neste artigo um estudo de caso, baseado em um cenário fictício, mas com características de projetos reais em que o MAPOS foi empregado.

  • Dificuldades e Problemas Encontrados na Manutenção de Software

    Este artigo foca na discussão sobre as dificuldades encontradas na realização das atividades de manutenção de software. Para isso, apresenta a realização de um estudo de observação que foi conduzido com o objetivo de verificar os problemas de manutenção de software existentes em uma organização empenhada no desenvolvimento de software comercial.

  • Reengenharia de Software Orientado a Objetos

    Este artigo apresenta questões envolvendo a manutenção de software evolutiva e adaptativa, conceitos sobre Reengenharia de Software e elucidação dos padrões para reengenharia de software.

  • A importância da Engenharia de Requisitos

    Neste artigo veremos que unindo a Engenharia de Requisitos a bons processos de qualidade poderemos minimizar de maneira substancial o risco do fracasso do projeto.

  • Variabilidade em Linha de Produto de Software

    Neste artigo veremos o conceito de variabilidade em linha de produto de software e como é possível identificar, delimitar e representar variabilidades por meio de modelos UML.