Revista Engenharia de Software Magazine 56

Nesta edição:

  • Gerenciando requisitos com Kanban

    Este artigo apresenta a utilização de cinco práticas e dezenove subpráticas de Gerência de Requisitos baseada em CMMI (Capability Maturity Mode Integration), nível 2 de maturidade.

  • Trabalhando com Scrum e UML

    Este artigo apresenta características da notação UML e do framework ágil SCRUM e vai discutir a viabilidade de integração entre eles ao processo de desenvolvimento de software gerenciado, indicando formas de utilização, benefícios e malefícios.

  • Gerenciamento de Projetos

    São apresentadas sugestões que facilitem empresas de pequeno e médio porte, que iniciam a implementação de um modelo de qualidade, a alcançar resultados esperados pelo modelo MPS.BR no processo de gerenciamento de projetos no seu primeiro nível, G.

  • Aplicando BPM na engenharia de software

    Este artigo apresenta, de forma simples, como o gerenciamento de processos de negócio (BPM) pode ser utilizado na área de engenharia de software, identificando e sugerindo a utilização das melhores práticas que a disciplina propõe.

  • Técnicas de testes exploratórios

    Este artigo apresenta as técnicas de testes exploratórios de forma a desmistificar esse tipo de teste. Para realizar testes exploratórios são necessárias técnicas que envolvem conhecimentos da área de qualidade de software.

  • Modelagem de processos de software com SPEM

    Neste artigo serão apresentadas especificações de processos de desenvolvimento de software utilizando a linguagem SPEM (Software & Systems Process Engineering Metamodel), mantida pela OMG (Object Management Group).

  • VSS x SVN

    Este artigo apresentar um comparativo entre as ferramentas Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN que auxiliam na gerência de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos.

  • Projeto de sistema para armazenamento de interfaces

    Neste artigo vamos apresentar conceitos de definição de interface e um modelo de armazenamento para agilizar o processo de produção e auxiliar com o método de usabilidade.

  • Arquitetura orientada a serviços

    Neste artigo será contextualizado SOA, considerando conceitos e boas práticas na modelagem de serviços. Serão também apresentadas formas de interação entre TI e negócios, diminuindo dificuldades existentes no desenvolvimento e na implementação.