Nesta edição:
Gerenciando requisitos com Kanban
Este artigo apresenta a utilização de cinco práticas e dezenove subpráticas de Gerência de Requisitos baseada em CMMI (Capability Maturity Mode Integration), nível 2 de maturidade.
Este artigo apresenta características da notação UML e do framework ágil SCRUM e vai discutir a viabilidade de integração entre eles ao processo de desenvolvimento de software gerenciado, indicando formas de utilização, benefícios e malefícios.
São apresentadas sugestões que facilitem empresas de pequeno e médio porte, que iniciam a implementação de um modelo de qualidade, a alcançar resultados esperados pelo modelo MPS.BR no processo de gerenciamento de projetos no seu primeiro nível, G.
Aplicando BPM na engenharia de software
Este artigo apresenta, de forma simples, como o gerenciamento de processos de negócio (BPM) pode ser utilizado na área de engenharia de software, identificando e sugerindo a utilização das melhores práticas que a disciplina propõe.
Técnicas de testes exploratórios
Este artigo apresenta as técnicas de testes exploratórios de forma a desmistificar esse tipo de teste. Para realizar testes exploratórios são necessárias técnicas que envolvem conhecimentos da área de qualidade de software.
Modelagem de processos de software com SPEM
Neste artigo serão apresentadas especificações de processos de desenvolvimento de software utilizando a linguagem SPEM (Software & Systems Process Engineering Metamodel), mantida pela OMG (Object Management Group).
Este artigo apresentar um comparativo entre as ferramentas Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN que auxiliam na gerência de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos.
Projeto de sistema para armazenamento de interfaces
Neste artigo vamos apresentar conceitos de definição de interface e um modelo de armazenamento para agilizar o processo de produção e auxiliar com o método de usabilidade.
Arquitetura orientada a serviços
Neste artigo será contextualizado SOA, considerando conceitos e boas práticas na modelagem de serviços. Serão também apresentadas formas de interação entre TI e negócios, diminuindo dificuldades existentes no desenvolvimento e na implementação.