Artigo do tipo Estudo de caso
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas, Conteúdo sobre Engenharia.
Autores: Beatriz T. Borsoi, Franciele de Lima, Géssica de Wallau, Ivânia Ramos dos Santos e Poliane de Souza

Do que se trata o artigo
Apresentar conceitos de definição de interface e um modelo de armazenamento para agilizar o processo de produção e auxiliar com o método de usabilidade.

Em que situação o tema útil
Para equipes que buscam atender os requisitos solicitados pelos usuários/clientes com maior agilidade e qualidade, padronizando layout e armazenando interfaces.

Repositório para modelos de interface de software
Um aplicativo de software pode estar com seu o código livre de erros, estruturado em classes e implementado adequadamente às regras de negócio, mas não ser considerado satisfatório pelo usuário, devido à interfaces de baixa qualidade, que não garantem interações intuitivas, impedindo a execução de tarefas do usuário. Portanto, um repositório de modelos de interfaces previamente definidos auxilia na entrega rápida de produtos padronizados.

Equipes de desenvolvimento de software costumam não contar com colaboradores especializados em engenharia de software, principalmente na área de IHC (Interação humano Computador), logo, não conseguem inserir em seus projetos técnicas desse segmento. Outra dificuldade está nos prazos de entrega de projetos cada vez mais abreviados, exigindo das equipes adotarem fases mais curtas e objetivas.

Devido à complexidade de interfaces, para criá-las, é necessário conhecimento técnico, de negócio, de mercado e principalmente humano. Porém, na maioria das organizações de pequeno e médio porte, não existe equipe especialista, fazendo com que a definição e construção de interfaces fiquem sob responsabilidade de desenvolvedores que comumente não possuem tempo alocado suficiente e conhecimento apropriado.

Outro problema atual é a falta de preocupação com a usabilidade de software, resultando em layouts fora do padrão, que não atendem as necessidades dos usuários.

A solução apresentada neste artigo está relacionada em chegar à fase de construção do projeto com os layouts previamente criados e armazenados, conforme padrões estabelecidos, agilizando o desenvolvimento e os testes, aumentando a qualidade de seus produtos finais.

Interface de interação do software ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo