Revista SQL Magazine 109

Nesta edição:

  • Disponibilizando seu banco de dados na nuvem da Amazon

    O artigo aborda como disponibilizar um banco de dados Oracle utilizando o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), um serviço que disponibiliza capacidade computacional escalável.

  • Oracle Cloud Database

    Este artigo tem como objetivo descrever alguns dos serviços em nuvem oferecidos pela Oracle e suas funcionalidades, especialmente para a área de banco de dados. Veremos também quais as necessidades e vantagens na opção pela utilização de serviços.

  • Comparação de desempenho entre bancos SQL e NoSQL

    Este artigo apresenta a comparação, o ambiente, os dados, os testes e a análise dos resultados que auxiliam o leitor a identificar qual banco de dados possui melhor desempenho no tempo de execução.

  • Compressão de dados

    Este artigo mostra os tipos de compressão de dados e apresenta três dos principais algoritmos de compressão utilizados pelos SGBDs. Ao final, o artigo apresenta rapidamente como trabalhar com compressão de dados no MySQL.

  • Introdução ao data warehouse

    Este artigo apresenta os conceitos que norteiam a área de data warehouse. Em seguida, é apresentado como está estruturado a arquitetura de um data warehouse, algumas definições sobre modelagem dimensional e introduz o tema business intelligence.

  • Padrões de instalação do Oracle

    Neste artigo serão apresentados alguns padrões para instalação do banco de dados Oracle 11g na plataforma Linux, sendo possível melhorá-los, a fim de adequar e estruturar o ambiente conforme os recursos disponíveis e a necessidade da corporação.

  • Oracle Scheduler – Parte 5

    Este artigo trata, através de exemplos práticos, da utilização de eventos para iniciar jobs. Esta técnica permite que um job seja iniciado independentemente do horário, mas sim com base em um acontecimento no banco de dados ou no sistema operacional.

  • Particionamento no Oracle – Parte 5

    O artigo trata especificamente das funcionalidades de utilização de particionamento em Index-Organized Tables e tabelas aninhadas e também algumas restrições ao utilizar-se tablespaces com múltiplos tamanhos de blocos.