Oracle Scheduler – Parte 5 - Revista SQL Magazine 109
Este artigo trata, através de exemplos práticos, da utilização de eventos para iniciar jobs. Esta técnica permite que um job seja iniciado independentemente do horário, mas sim com base em um acontecimento no banco de dados ou no sistema operacional.
Oracle Scheduler: Muito mais que um simples
agendador de tarefas – Parte 5 Este é o quinto artigo de uma
série que trata da funcionalidade de agendamento de tarefas no Banco de Dados
Oracle através da ferramenta Oracle Scheduler. Este artigo trata, através de exemplos
práticos, da utilização de eventos para iniciar jobs. Esta técnica permite que
um job seja iniciado independentemente do horário, mas sim com base em um
acontecimento no banco de dados ou no sistema operacional. Para isso, faz uma breve introdução ao tema seguida de um tutorial que
apresentará em detalhes como trabalhar com mais esta facilidade oferecida pelo
Oracle.
Em que situação o tema é útil
O tema é útil quando se pretende
trabalhar com o Scheduler para criar
e executar jobs com base em acontecimentos
no banco de dados, como valores armazenados em tabelas (estoque de um produto
abaixo do limite mínimo, por exemplo) ou acontecimentos no sistema operacional,
como a chegada de arquivos de consolidação de servidores espalhados nas filiais
da empresa, por exemplo.
Em muitos casos não é possível
definir uma data e horário específicos para que determinado job comece a
executar, simplesmente por que a execução deste job não depende de um horário,
mas sim de um acontecimento. É muito comum que exista a necessidade de execução
de um job no momento em que a aplicação sinalizar que é necessário que o job
seja iniciado como, por exemplo, um acesso indevido ao banco de dados, ou a
alteração do salário de um funcionário ou ainda a quantidade de estoque de um
determinado produto estar abaixo de um limite especificado.
Estes são apenas exemplos de eventos
gerados pela aplicação que podem originar a necessidade de execução de um job. Mas
há ainda os casos em que o evento não seja disparado pela aplicação, mas sim
quando um arquivo especificado “chega” no sistema operacional.
Imagine, por exemplo, que vário
sistemas, em vários servidores diferentes, “rodando” em COBOL (sim, muitos
sistemas ainda usam o velho e bom COBOL) enviem arquivos de texto (os famosos flat
files, ou simplesmente os .txt) para o servidor de banco de dados para
consolidação de informações das filiais.
Uma série de fatores podem fazer com
que estes arquivos não “cheguem” ao servidor de banco de dados em horários
pré-definidos, colocando abaixo qualquer tentativa de utilização de jobs
baseados em calendário para processarem estes arquivos. Este é um exemplo de
evento de chegada de arquivo no sistema operacional.
Para ambos os casos (evento gerado
pela aplicação ou chegada de arquivo no sistema operacional) é possível
configurar jobs que serão iniciados quando estes eventos acontecerem,
independentemente de qualquer calendário.
Para o caso dos eventos gerados pela
aplicação é necessário configurar o job para ser executado com base em uma
condição de evento (EVENT_CONDITION). Com uma condição de evento definida, um
calendário deixa de ser necessário e toda vez que esta condição for satisfeita
o banco de dados dispara um evento que o job interpretará e tomará a ação
necessária (conforme configurado).
Já no caso de arquivos que “cheguem”
ao sistema operacional a Oracle criou um novo objeto, chamado file watcher, que
monitora o diretório especificado e dispara um evento assim que um novo arquivo
“chegue” ao sistema operacional. Com o evento disparado, o job configurado para
tal evento inicia sua execução e, como esperado, toma a ação necessária.
No primeiro e segundo artigos desta
série sobre o Oracle Scheduler apresentei,
de forma conceitual, todos os objetos que compõem esta solução completa de
agendamento e gerenciamento de tarefas no banco de dados Oracle.
Ainda no segundo e, exclusivamente,
no terceiro artigos apresentei, em detalhes, tudo o que é necessário para se
trabalhar com jobs, que são “a alma”
do Oracle Scheduler, mas não é só
isso. No quarto artigo apresentei todos os detalhes do objeto program, que dá ainda mais “poder” à
execução dos jobs, e também
apresentei o objeto Schedule (ou
Agenda), que serve para definir quando um job
deve ser executado.
Vimos praticamente todas as
funcionalidades de um Schedule, mas
há ainda uma funcionalidade que é utilização de eventos para iniciar jobs. Esta funcionalidade oferece ainda
mais poder na utilização de schedules,
permitindo associar a execução de um job
a algo que aconteça no bando de dados ou sistema operacional e não a um determinado
horário pré-definido.
Utilização de eventos para iniciar a execução de um job
Um evento é uma “mensagem” enviada por
um processo da aplicação ou do sistema para outro processo para indicar
que alguma ação ou ocorrência foi detectada. Um evento
é gerado (enviado) por uma
aplicação ou processo, e consumida (recebido)
por um ou mais aplicações ou processos.
Existem dois tipos de eventos
recebidos pelo Scheduler:
·
Eventos gerados pela aplicação: uma aplicação pode gerar um evento
que será recebido pelo Scheduler. O Scheduler reage ao evento, iniciando um job. Por exemplo, quando um sistema de rastreamento de inventário percebe que determinado produto esteja abaixo de um certo
limite, pode gerar um evento que
inicie um job
de reposição de estoques;
·
Eventos de chegada de arquivos, gerados por um
file watcher (visto
na primeira parte deste artigo, publicado na SQL Magazine 105): é possível
criar um file
watcher para verificar a
chegada de um arquivo em um sistema.
Pode-se configurar um job para iniciar
quando o file
watcher detecta a presença do
arquivo. Por exemplo, um data warehouse para uma cadeia de lojas carrega
dados no final do dia com
base nos relatórios de receitas carregados a partir dos sistemas de ponto-de-venda das lojas. O job de carga de dados
do data warehose
é iniciado cada vez que um novo relatório de fim de dia chega.
Iniciando um job através de
eventos gerados pela aplicação
A aplicação pode gerar um evento para notificar o Scheduler para iniciar um job. Um job iniciado
desta maneira é conhecido como uma tarefa baseada em eventos (event-based job). É possível criar um schedule que faça
referência a um evento ao invés
de fazer referência a uma data, hora e informações de recorrência. Se um job é definido
como sendo baseado em eventos, o mesmo é executado toda
vez que o evento é gerado.
Para gerar um evento para notificar o Scheduler para iniciar um job,
a aplicação enfileira a mensagem na fila do Oracle ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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