Figura 1. Exemplo de Classe
Os símbolos menos (-) e mais (+) na frente dos atributos e métodos representam a visibilidade dos mesmos. A visibilidade é utilizada para indicar o nível de acessibilidade de um determinado atributo ou método, sendo representada à esquerda destes. A Tabela 1 mostra os quatro modos de visibilidade existentes: público, protegido, privado e pacote.
|
Visibilidade privada (-) |
Significa que apenas os objetos da classe poderão enxergá-lo. |
|
Visibilidade protegida (#) |
Significa que, além dos objetos da classe, os métodos de suas subclasses também poderão enxergá-lo. |
|
Visibilidade pública (+) |
Significa que a classe pode ser utilizada por qualquer objeto. |
|
Visibilidade pacote (~) |
Significa que qualquer classe está visível para qualquer objeto dentro do pacote. |
Tabela 1. Exemplos de visibilidade
A classe não precisa conter obrigatoriamente três divisões. Ela pode não conter atributos ou métodos. O nome da classe é obrigatório, e pode acontecer que nem os métodos nem os atributos precisem ser representados no diagrama. A classe apresentada na Figura 1 mostra uma classe sem parâmetros. Eles também não são obrigatórios. Em um diagrama de classes com muitas classes é possível que sejam apresentados apenas o nome dos métodos das classes, sem especificar os parâmetros que eles irão receber.
Associações
As associações são os relacionamentos entre as classes, que permitem que elas compartilhem informações entre si. Uma associação é representada por uma linha sólida conectando duas classes.
Uma associação unária ocorre quando existe um relacionamento de um objeto de uma classe com objetos da mesma classe. A Figura 2 mostra uma classe com o nome Funcionário. A linha intitulada Supervisiona atinge a própria classe. Isso ocorre porque um supervisor pode supervisionar vários funcionários e por sua vez ele também é funcionário da empresa, portanto, constitui uma instância da classe Funcionário.

Figura 2. Exemplo de associação unária
A multiplicidade é representada pelo valor 0..*. Esse exemplo mostra que um funcionário pode ou não supervisionar outros funcionários, mas um funcionário tem um e apenas um funcionário como supervisor imediato. A Tabela 2 mostra os exemplos de multiplicidade.
Confira outros conteúdos:
Como se preparar para uma carreira dev...
Qualquer pessoa pode aprender a...
Do zero até o primeiro emprego como...
<Perguntas frequentes>
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.