De que se trata o artigo: Usabilidade e Interação Humano-Computador (IHC) nos sistemas de software. Este artigo discute a importância da IHC e usabilidade no processo de desenvolvimento de sistemas de software.

Para que serve: Identificar atributos da usabilidade e aspectos da interação humano-computador que podem influenciar a facilidade de uso e aprendizagem de uma aplicação, os quais são determinantes para elevar o desempenho na realização de tarefas e grau de satisfação de usuários.

Em que situação o tema é útil: Essencial no processo de desenvolvimento de sistemas interativos, onde objetiva-se desenvolver software que torne produtiva e satisfatória a realização de tarefas pelos usuários.

Um sistema de software, assim como qualquer outro produto, precisa ser simples, fácil de usar e deve otimizar o tempo de seu usuário de modo que ele(a) possa realizar uma tarefa de maneira eficiente e com satisfação. Um sistema de software ou produto com essas características tem usabilidade, um atributo de qualidade perceptível aos usuários e determinante no sucesso de um produto. O desenvolvimento de sistemas de software coloca a usabilidade como um dos atributos de qualidade que norteia o processo de construção do sistema, tópico discutido neste artigo.

Usabilidade

Hoje em dia, interagir com sistemas de software não é mais privilégio de profissionais de computação e tornou-se uma necessidade comum a toda população. Os projetistas e desenvolvedores de sistemas de software e, notadamente, dos sistemas interativos (i.e. sistemas caracterizados pela interação entre o sistema e o ser humano) têm sido colocados em posição de destaque, pois eles são os responsáveis pelo desenvolvimento desses produtos. Entretanto, é imperativo que eles (projetistas e desenvolvedores) possam desempenhar bem seu papel, especificamente, no projeto de sistemas de software interativos, onde há interação entre ser humano e computador e têm como propriedade essencial prover suporte à atividade humana. Tal sistema habilita o ser humano a realizar suas tarefas mais rapidamente, com menos erros, com aprendizado menor, com qualidade resultante e satisfação maiores. Isto, contudo, depende da usabilidade do sistema.

Usabilidade é uma palavra que tem feito cada vez mais parte do vocabulário dos projetistas de sistemas de software. A usabilidade é um conceito chave no campo da Interação Humano-Computador (IHC), sendo um atributo de qualidade de sistemas que são fáceis de usar e de aprender. Em outras palavras, diz quão intuitiva é a interface gráfica de usuário ou, simplesmente, interface de usuário. Trata-se, portanto, de uma característica pela qual o usuário expressa seu interesse ou não em utilizar um sistema. Na grande maioria dos casos, os usuários preferem um sistema de fácil uso, mesmo com funcionalidades mais simples, a um sistema recheado de funcionalidades, porém de manipulação complexa e não intuitiva.

É importante também observar que a usabilidade é determinante no sucesso ou insucesso de qualquer produto. Portanto, o usuário sempre tem a última palavra ao expressar sua satisfação ou não no uso de um sistema ou produto. Perceba que produtos com usabilidade, resultante de interface (de usuário) bem projetada, permitem:

  • Maior grau de eficiência quando os usuários realizam suas tarefas;
  • Custos reduzidos de apoio ao usuário, tais como treinamento, ou atendimento ao usuário;
  • A inserção de sistemas ou produtos mais naturalmente no ambiente de trabalho do usuário, facilitando a utilização do produto na realização de suas tarefas.

A usabilidade é uma característica da qualidade resultante do projeto de interface com o usuário, o qual compreende parte das atividades do processo de desenvolvimento de um sistema de software, discutido a seguir.

Desenvolvimento de Sistemas Interativos

Desenvolver um sistema interativo requer uma equipe de projeto atuando numa variedade de tarefas, as quais são estruturadas num processo. Tal processo compreende um conjunto de atividades que transforma entradas em saídas. Em determinado instante do processo, pode-se ter o projetista ou engenheiro de software esboçando parte da interface com usuário e/ou realizando uma entrevista com possíveis usuários a fim de derivar algum modelo e, posteriormente, tentar definir a arquitetura do sistema. Depois, mudanças de requisitos e projeto, naturais de acontecer no início do desenvolvimento, podem ser incorporadas a um protótipo o que permite realizar testes pelos usuários.

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