Do que se trata o artigo: Este artigo trata da organização da solução de problemas computacionais em módulos (métodos em linguagens orientadas a objetos) e da utilização das estruturas homogêneas de dados, ou vetores, como argumentos (parâmetros) em chamadas de métodos.
Em que situação o tema é útil:
No desenvolvimento de métodos que recebem vetores como parâmetros para realizar sobre estes algum tipo de processamento de dados, como por exemplo, a realização de contagens e somatórios de valores. Resumo DevMan:

Os vetores representam uma estrutura de organização de dados que os programas de computador frequentemente recorrem para auxiliar na solução de problemas computacionais. A solução desses problemas muitas vezes pode ser simplificada por meio da divisão do programa em partes menores, conhecidas como módulos (em Java, métodos). As variáveis (em Java, objetos) do tipo vetor são utilizadas para enviar um conjunto de valores em chamadas de métodos.

Na programação de computadores, o tipo de dados de uma variável define os valores que podem ser atribuídos e as operações que podem ser realizadas sobre ela. Em uma variável declarada a partir dos tipos de dados simples (numérico: inteiro e real, literal e lógico), é permitido o armazenamento de um “único” valor por vez. Para agrupar e manipular “diversos” valores em uma mesma estrutura deve-se utilizar os tipos de dados estruturados, como por exemplo, os vetores.

Os vetores (ou arrays) são estruturas de dados que armazenam usualmente uma quantidade fixa de dados de um determinado tipo; por esta razão, também são conhecidos como estruturas homogêneas de dados. Em variáveis (em Java, objetos) do tipo vetor podem ser armazenados um grupo de valores, cada um associado a um número que se refere à posição de armazenamento. O número da posição do valor é conhecido como índice ou subscrito do valor. Portanto, os vetores são estruturas indexadas, em que cada valor que pode ser armazenado em certa posição (índice) é chamado de elemento do vetor.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo