Guia Banco de Dados para Programadores

DevCast: Você usa Triggers?

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (46)  (0)

Você sabe o que são Triggers? Decidir utilizá-las pode garantir aquela melhoria de performance da qual a aplicação necessita. Assista aqui uma discussão sobre esse e outros cenários no qual podemos utilizar esse recurso.

07:59 min

Seja um assinante MVP e acesse este conteúdo completo.

O que são triggers

O que são Triggers?

Triggers são pequenas rotinas programadas no banco de dados, semelhantes às conhecidas Stored Procedures. Porém, como o nome indica (trigger = gatilho), uma Trigger pode ser disparada em resposta a um determinado evento. Geralmente esse evento é uma alteração na tabela, causada pelos comandos insert, delete ou update.

Você sabe o que são Triggers Definição de Trigger Onde podemos utilizar Triggers Usando Triggers para aumentar a segurança Triggers em diferentes SGBDs

Por que usar Triggers?

No geral, Triggers podem ser escritas para diferentes propósitos. A fim de ilustrar um desses cenários, considerando que desejamos auditar as alterações realizadas em tabela, como evitar que fique sob a responsabilidade do desenvolvedor lembrar de chamar as rotinas de log? A resposta pode estar na criação de uma Trigger, disparada em resposta ao comando update.

Outro uso comum para as Triggers é garantir que as alterações ocorram de forma mais segura. Uma vez que em uma Trigger temos acesso aos comandos do SGBD, podemos anular a alteração após concluir que seu impacto nos dados será negativo. Um exemplo disso é dar ROLLBACK TRANSACTION em um update caso seja identificado que o mesmo afetará mais de um registro.

Quando não usar Triggers?

Seja um assinante MVP e acesse este conteúdo completo.

Sugestão de conteúdo

Quer aprender mais sobre desenvolvimento de apps? Confira os Guias de Consulta abaixo e conheça várias tecnologias:

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.