Neste artigo será apresentado um pouco sobre as boas práticas do DDD (Domain Driven Design) mutuamente com a técnica TDD (Test Driven Development). Sobre estes serão exibidas as principais fases do desenvolvimento.
Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas.
Aplicando DDD e TDD em conjunto Como criar uma arquitetura
modular, robusta, adaptável a qualquer ambiente e ainda garantir que a mesma
esteja totalmente aderente às regras de negócio? Neste artigo será apresentado
um pouco sobre as boas práticas do DDD (Domain Driven Design) mutuamente com a
técnica TDD (Test Driven Development). Sobre estes serão exibidas as principais
fases do desenvolvimento. Para isto será mostrado o funcionamento do ciclo do
TDD, conceitos e codificação sobre: Entidades, Objetos de valor, Regras de
domínio, Repositórios, Módulos, Mock, ObjectFactory e Facade.
Em
que situação o tema é útil Atualmente todo ambiente corporativo
sofre constantes mudanças e seu setor tecnológico deve acompanhá-lo. Tantas
mudanças tendem a gerar várias falhas, códigos replicados e regras de negócio
espalhadas. Para resolver este cenário problemático sem gerar e espalhar novos
erros existe uma combinação muito eficiente, DDD e TDD, um centraliza todas as
regras do negócio e outro garante que mesmo após todas as adequações, inclusões
ou alterações, tudo continue funcionando.
Atualmente o desenvolvimento de
software é carregado por uma série de siglas sendo que estas normalmente
significam alguma metodologia de desenvolvimento, prática ou simplesmente
conceitos que se aplicados corretamente podem trazer benefícios para o seu
projeto.
Neste
artigo falaremos de duas destas siglas mágicas que estão sendo cada vez mais
discutidas e praticadas no mercado: o TDD e o DDD. Ao longo do artigo veremos
os principais conceitos sobre estas duas boas práticas de desenvolvimento, além
de exemplos práticos para facilitar sua compreensão do assunto.
Com a grande mutação de regras de
negócio que existe atualmente no meio corporativo, o setor tecnológico deve ter
fôlego para acompanhá-las. Para podermos garantir que tudo funcione e que não
se gere mais esforço do que o necessário, nada é mais eficiente do que se
iniciar qualquer projeto pelos seus testes, e é exatamente isto que prega a
técnica de desenvolvimento TDD.
TDD, que significa Test Driven Development,
ou em português Desenvolvimento Dirigido por Testes, é uma técnica baseada em
um ciclo composto por cinco passos na seguinte ordem:
1. Criar
um teste que represente uma regra de negócio;
2. Executar
o teste (obviamente ele irá falhar, pois ainda não existirá implementação da
regra de negócio);
3. Escrever
o seu código até o teste funcionar;
4. Refatorar
o seu código desenvolvido;
5. Executar
o teste novamente.
O princípio básico do TDD é primeiro
o teste e depois a construção, desta forma esta técnica garante que sua
aplicação só tenha código suficiente para suprir o negócio, e nada mais. Se
você diz que usa TDD, mas não começa o seu desenvolvimento pelo teste, você
está fazendo isso errado.
Como não poderia ser diferente, o
primeiro projeto da solução é o de testes. Ainda vazio, começaremos nosso
projeto pela entidade Pessoa (futuramente falaremos mais sobre entidades). Vamos
criar uma regra fictícia, onde todas as pessoas para serem consideradas válidas
devem ter pelo menos nome e CPF, sendo assim, já conseguimos definir o nosso
primeiro teste: Dado_Uma_Pessoa. Quando_Crio_Deve_Ser_Valida(), conforme visto
na Listagem 1.
Como já era esperado, o primeiro erro
é o de compilação, pois a classe Pessoa ainda não existe (nem o seu projeto
existe ainda). Segundo foi definido acima, para uma Pessoa poder existir no
nosso negócio, é necessário no mínimo que ela contenha nome e CPF, então
obrigatoriamente estes dados devem ser cobrados no construtor da classe, e a
mesma não deve permitir ser instanciada sem estas características, assim
conseguimos garantir que a nossa classe adere ao negócio em qualquer situação.
Sendo assim, conseguimos encontrar dois novos testes: Dado_Uma_Pessoa. Nao_Devo_Conseguir_Criar_Sem_Cpf
e Dado_Uma_Pessoa. Nao_Devo_Conseguir_Criar_Sem_Nome, onde o esperado vai ser
uma exceção impedindo a ação que contradiz ao negócio, como podemos ver na Listagem 2.
Listagem 2. Teste da regra de negócio da Entidade Pessoa
01 [TestMethod]
02 [ExpectedException(typeof(NetMagazine.Dominio.Excecao.ExcecaoParametroInvalido))]
03 public void Nao_Devo_Conseguir_Criar_Sem_Cpf()
04 {
05 //arrange:
06 var cpf = null;
07 string nome = "Pessoa da Silva";
08
09 //act:
10 Pessoa pessoa = new Pessoa(cpf, nome);
11
12 //assert:
13 //O esperado para este teste é uma exceção não deixando eu instanciar
14 //a classe Pessoa.
15 }
Através deste teste conseguimos
garantir que nunca existirá uma entidade Pessoa não válida instanciada em todo
o nosso ambiente sistêmico, que por sua vez estará totalmente alinhado com o
negócio para o qual nossa aplicação foi desenvolvida.
Por fim, implementaremos nossa tão
falada e esperada classe Pessoa, e esta deve fazer todos os testes passarem
corretamente, como podemos ver na Listagem
3.
Listagem 3. Entidade Pessoa
01 namespace NetMagazine.Dominio.Comum.Entidade
02 {
03 public class Pessoa : Entidade
04 {
05 public Pessoa(string cpf, string nome)
06 {
07 if (string.IsNullOrWhiteSpace(cpf))
08 throw new Excecao.ExcecaoParametroInvalido("Pessoa.Cpf");
09
10 if (string.IsNullOrWhiteSpace(nome))
11 throw new Excecao.ExcecaoParametroInvalido("Pessoa.Nome");
12
13 this.Cpf = cpf;
14 this.Nome = nome;
15 }
16 public string Cpf { get; protected set; }
17 public string Nome { get; set; }
18 }
19 }
Em um modelo mais complexo, todos os
testes não irão passar logo de cara, mas antes de refatorar qualquer código,
tenha em mente deixar todos os testes funcionando e sempre os mantenha assim.
Entidades e regras de domínio
DDD significa Domain Driven Design ou
Design Dirigido ao Domínio, e ao aplicarmos este modelo veremos que nosso foco
será todo voltado ao domínio, onde estarão todas as nossas regras de negócio.
Para gerenciar essas regras o domínio conta com Entidades, Objetos de valor,
Repositórios abstratos e Serviços de domínio. Vamos a primeira e mais básica
composição do domínio, a Entidade.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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