Migrar do VB6 para o VB.NET vale a pena?

José Carlos Macoratti  é referência em Visual Basic no Brasil e autor dos livros "Aprenda Rápido: ASP" e "ASP, ADO e Banco de Dados na Internet". Mantenedor do site macoratti.net.

Neste artigo serei um mero repassador de informações, compiladas de diversas fontes; Apresento o cenário e vocês tirem as conclusões.

Java e .NET no Páreo (Plataforma de desenvolvimento usadas - em % de empresas)

Java       72
.NET     71
Outras     50    

Java Ganha em Linguagem (Linguagens de desenvolvimento usadas - em % de empresas)

Java       78
VB     69
C/C++       45             
Delphi     33
Cobol     33
C#     30
PHP     30
Outras    53

Fonte: Revista INFO Exame.

Sinceramente, eu não sou um fã de gráficos comparativos e não vou fundo para entender o que eles realmente significam, se é que significam algo. Mas se formos considerar o velho ditado que diz "Onde há fumaça há fogo...", podemos tirar algumas conclusões fundamentadas nos dados publicados pela INFO (estas conclusões são meramente um exercício especulativo de minha mente e com certeza apresentam distorções).

01. O futuro aponta para a dicotomia Java x .NET, embora, nichos de mercados sempre existirão.

02. O Visual Basic ainda apresenta uma grande quantidade de código que deverá ou ser migrado ou ser refeito.

Com isto em mente, apresento a seguir, um resumo de um artigo que acabei de ler e que possui o seguinte título:

Gartner: VB.NET migration costs more than expected

Em uma tradução livre, usando o meu inglês "me-tarzan-you-jane", depreendi o seguinte:

Uma nova pesquisa do Grupo Gartner indica que a migração do Visual Basic 6 para o VB.NET pode custar às empresas algo na ordem de U$ 43.000 por desenvolvedor. Este fato pode ter causado surpresa para muitas empresas que pensavam que podiam realizar esta transição com maior rapidez e com apenas uma atitude otimista.

Joseph Feiman, um analista da Gartner que estudou o custo da migração para outras linguagens, afirmou que a migração é um pouco mais barata que do que a migração para Java (U$ 52.000), e consome menos tempo que uma migração do VB para o C#. Ocorre que existem diversos custos ocultos que uma empresa pode não identificar até começar planejar a transição. " O custo é definitivamente maior que o que a Microsoft apregoa" anota Feiman.

Para efetuar a transição, uma empresa tem que planejar por aproximadamente seis meses antes de um programador obter um produtividade alta na nova linguagem. Os programadores junior podem levar outros 30%, enquanto que programadores seniores podem dominar as novas técnicas em um tempo 30% menor.

No primeiro passo da migração, os desenvolvedores podem gastar mais ou menos 23 dias em média de treinamento, a um custo de U$ 400 por pessoa por dia.

O artigo termina da seguinte forma:

Se sua empresa planeja migrar do VB6 para o C# , espere por uma grande curva de aprendizagem: nove meses, em oposição aos seis meses da migração VB6 para o VB.NET, com um grande compromisso financeiro. Com a atenção que a Microsoft está dando ao C# em detrimento do VB, alguém pode perguntar se tal investimento vale a pena.

Como disse, despeço-me deixando aos caros colegas o exercício da reflexão. Sugiro que leiam também os seguintes artigos:

01 - Abandoning the Fantasy of VB Migration Wizardry

02 - Migrating VB 6.0 to .NET

03 - Getting started: Tips for VB6 to VB.NET 2.0 migration

04 - VB.6 -  Contornando problemas de migração para o VB.NET

Espero que tenha sido útil! Abraços!