Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 57. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

.5pt" vAlign=top width=751>

Neste artigo veremos

·         O que é XML;

·         Por que usar o padrão XML;

·         O suporte do SQL Server 2005 ao XML.

Qual a finalidade

·         Entender como manipular documentos XML usando o SQL Server 2005.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Todas as situações onde os dados que serão manipulados pelo SQL Server 2005 estão no formato XML.

 

Resumo do DevMan

XML é um padrão atual para transporte de dados, e a sua manipulação deve ser simples e otimizada. Por ser um arquivo texto, os documentos XML não são barrados em firewalls, por isso são tão usados para transporte de dados através da internet. Por ser um padrão, as organizações devem estar preparadas para o envio e recebimento de dados, e por conseqüência seus sistemas devem oferecer suporte a este tipo de dados. Com o SQL Server 2005, podemos manipular os dados neste formato de maneira bem simples e rápida. O foco deste artigo é apresentar as maneiras oferecidas pelo SQL Server 2005 de manipular dados no formato XML.

 

Viver em um mundo globalizado implica ter as informações corretas de maneira rápida. É preciso buscar dados em diversas fontes para a construção de uma informação precisa. Num mundo onde a informação é o maior bem de uma organização, surge um padrão para transporte de dados através da internet. Este padrão é o XML. Porém somente transportar os dados através da internet é inútil, se estes dados não puderem ser manipulados. Surgiram então diversas tecnologias para manipular e armazenar dados no formato XML, e muitas outras foram adaptadas para oferecer este suporte. Entre as tecnologias adaptadas temos o SQL Server 2005, que possui como um de seus destaques a capacidade de manipular dados neste formato. Neste artigo veremos como o SQL Server 2005 manipula de maneira sensacional dados no formato XML.

 

O que é XML?

XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem universal para permitir a troca de informações de forma estruturada através da Internet. Permite o transporte de dados através de uma rede de forma transparente e organizada.

A especificação da XML foi desenvolvida pela W3C (World Wide Web Consortium - entidade responsável pela geração de padrões da internet) com o objetivo de criar uma linguagem simples como o HTML, mas com suporte a todo tipo de informação. Por isso praticamente tudo pode ser representado como um arquivo XML, e este arquivo pode ser lido tanto por computadores como por seres humanos.

Uma característica que deve ser destacada, quando falamos de XML é o fato de que ele não passa de um arquivo texto, por isso, pode trafegar na internet sem ser barrado pelos diversos firewalls existentes no mercado.

 

O SQL Server e o XML

Em sua versão 2005, o SQL Server oferece suporte total ao XML, que passou a ser um tipo de dados do SQL Server (assim como o tipo varchar, int...). O tipo XML armazena documentos neste formato assim como fragmentos, cria variáveis do tipo XML, parâmetros, pode converter um parâmetro ou variável do tipo XML para outros tipos, e criar colunas em tabelas com o tipo XML. O tipo XML pode armazenar fragmentos de documentos ou documentos inteiros com tamanho de até 2 GB.

Quando o XML é recebido pelo SQL Server há três opções de manipulação de dados possíveis:

·         Armazenar o documento XML usando o tipo de dados XML. Se o documento está bem estruturado esta é uma boa prática;

·         Decompor o XML usando a cláusula OpenXML, e armazená-lo como dados relacionais. Se o XML é parte de um esquema relacional ou os dados devem estar disponíveis para relatórios esta é uma boa escolha;

·         É possível também armazenar um documento ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo