Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
.NET Magazine edição 59
Clique aqui para ler esseartigo em PDF.

Boa Idéia

Firebird no ASP.NET com DDEX

Desenhando objetos de conexão ao banco Firebird visualmente dentro do IDE

Neste artigo veremos

· Instalação e configuração do driver DDEX para o Firebird; · Uso dos recursos do IDE Visual Studio para criar objetos de conexão a dados.
Qual a finalidade
· Permitir ao Visual Studio desenhar objetos de conexão ao banco Firebird visualmente dentro do IDE do Visual Studio e com isso ampliar os recursos disponíveis ao desenvolvedor.
Quais situações utilizam esses recursos?
· Aplicações que utilizam o Firebird ganham imensamente com a utilização do DDEX para Firebird, uma vez que é possível interagir com o banco de dados diretamente a partir do Visual Studio.

Resumo do DevMan

DDEX (Data Designer Extensibility) é uma ferramenta para construir aplicações integrada a dados, que permite que uma fonte de dados de terceiros participe integralmente da experiência de design do Visual Studio. Usando DDEX, objetos de dados de praticamente qualquer fonte podem fazer parte do IDE do Visual Studio, aparecendo como um objeto na janela Server Explorer e podendo usar totalmente o recurso "arrastar e soltar" em design-time. O banco de dados Firebird trás funcionalidades que permitem esta interação.

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Visual Studio permite ao desenvolvedor a criação de conexões com bancos de dados de modo totalmente visual, sem que o programador tenha a necessidade de digitar uma única linha de código. O componente responsável por este recurso é o Data Designer Extensibility (DDEX) e o Visual Studio disponibiliza drivers DDEX já instalados para alguns bancos de dados, permitindo ao desenvolvedor criar através do IDE do Visual Studio objetos de acesso a dados, por exemplo, para SQLServer ou Oracle, entre outros mais.

Muitos desenvolvedores usam o Firebird como banco de dados (a maior comunidade de usuários do Firebird se encontra no Brasil). Infelizmente o Visual Studio não disponibiliza um driver DDEX para o Firebird e com isso o desenvolvedor precisa fazer o acesso ao banco Firebird “no braço”, através de código. Nos artigos anteriores mostrei como utilizar um DataProvider do .NET para acessar o Firebird utilizando código VB.NET. Neste artigo vou mostrar como você pode baixar, instalar e configurar um driver DDEX para o Firebird e a partir daí, utilizar o IDE do Visual Studio para criar conexões, DataSets e qualquer outro objeto de acesso a dados exatamente como faria se estivesse usando, por exemplo, o SQLServer.

Nota: Os procedimentos necessários para este processo exigem certo grau de cuidado e atenção, pois será necessário incluir configurações no registro do Windows e no arquivo de configuração do Visual Studio. Por isso, antes de alterar estes arquivos é aconselhável fazer uma cópia de segurança. Se você seguir passo a passo este artigo, você não deverá ter nenhum problema ou dificuldade para colocar tudo funcionando.

Baixando e instalando os componentes necessários

Neste artigo estamos usando a versão 2.04 do Firebird. Se você já tem o Firebird instalado na sua máquina e usa a versão 2.01, 2.02 ou 2.03 aconselho a atualizar para a versão 2.04, pois ela disponibiliza as mais recentes correções. Se você usa a versão 1.5 deve analisar se é o momento de migrar para a versão 2.0, pois as duas versões não devem ser instaladas juntas, de acordo com a documentação oficial. Existem alguns procedimentos para a instalação das duas versões juntas, mas isso não é recomendável e não é oficialmente suportado pelo Firebird. Se você tem a versão 2.1 instalada, já está usando a versão mais atual e pode usá-la para este artigo. Se você não tem o Firebird instalado ainda, pode baixar o instalador do Firebird do mesmo lugar onde vamos baixar os drivers para o nosso artigo e fazer a sua instalação. A partir daqui vamos assumir que o Firebird já está instalado na sua máquina.

Mais uma vez vamos usar o ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo