Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

le="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 0cm; TEXT-ALIGN: left" align="left">Ficou surpreso com o poder dessa ferramenta? Então vamos conhecer um pouco da estrutura de um arquivo de projeto do NAnt e criar um projeto completo de teste para mostrar algumas das tarefas citadas.

Hello NAnt!

Antes de começar, é necessário fazer o download do NAnt (http://nant.sourceforge.net) e do NAntContrib (http://nantcontrib.sourceforge.net) no site de ambos os projetos e instalar. Instalar o NAnt e o NAnt Contrib é muito simples; basicamente resume-se a descompactar os arquivos, adicionar o caminho do NAnt ao PATH nas variáveis de ambiente do Windows e depois copiar os arquivos do NAnt Contrib para alguns lugares específicos no diretório onde o NAnt está instalado. Tudo é explicado no site e/ou no arquivo readme.txt que se encontra na pasta do projeto ao descompactar, ou ainda no arquivo de documentação (\doc\help\introduction\installation.html). Feito isso, estaremos prontos para prosseguir.

Nota: Este artigo é baseando na versão 0.85 do NAnt que é a última versão estável. Ela suporta até o .NET Framework 2.0. Porém, já está disponível no site a versão 0.86-beta1 que suporta o .NET 3.5. No final do artigo está disponível o link para download do código de exemplo desse artigo utilizando as versões 0.85 do NAnt e NAnt Contrib. (.NET 2.0) e também da versão 0.86-beta1 do NAnt e NAnt Contrib. (.NET 3.5).

Entendendo a estrutura de arquivos de projeto do NAnt

Um arquivo de projeto do NAnt é representado pelo arquivo com extensão .build com formatação XML padrão. A estrutura base desse arquivo é representada na Listagem 1.


Listagem 1. Estrutura de um projeto do NAnt

<?xml version=”1.0” ?>

  <project name=”project1” default=”function1” basedir=”.”>

    <property name=”property1” value=”1” />

    <target name=”function1”>

      <echo message=”${property1}” />

    </target>

</project>



Fazendo uma analogia da programação NAnt com C#, teríamos o seguinte: <project> é o elemento base do arquivo de projeto (.build) e seria como uma classe; <target> seria como um método; <property> semelhante às propriedades e as <task> que são as tarefas do NAnt seriam como métodos estáticos de outras classes.


Criando uma aplicação Web de teste

Antes de desenvolvermos um projeto do NAnt, precisamos criar um projeto simples para ser usado no exemplo desse artigo, então abra o Visual Studio e crie um novo projeto do tipo ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo