Editorial

 

O beta do Visual Studio 2010 está aí! E esse é o tema em destaque nesta edição. Saiba em primeira mão as novidades que estão por vir, que são muitas. Destaco por exemplo as melhorias no IDE, agora feito em WPF. Novos recursos no ADO.NET Entity Framework, como por exemplo a capacidade de gerar o script do banco de dados, recurso muito bem vindo, além de permitir a criação de tipos complexos. Temos no ASP.NET 4.0 o novo controle Chart. QuickSearch para procuras. Melhorias no deploy ASP.NET, múltiplas versões do Web.Config, melhorias nas linguagens C# e VB.NET e muito mais.

Se você desenvolve aplicações Web com o .net, muito provavelmente faz isso através de Web Forms. O desenvolvimento visual, drag & drop, com controles servidores, separação de layout do código de negócio e funcionalidade foi algo que revolucionou o desenvolvimento Web. Desenvolver uma aplicação Web se tornou tão fácil quanto desenvolver uma aplicação Desktop. Você coloca alguns controles na tela, faz a ligação de dados, se quiser usar boas práticas pode criar uma classe de negócio e/ou um Data Access Layer, trabalha diretamente com eventos (quem não lembra como era difícil trabalhar com requests e actions diretamente, ainda nos tempos do CGI).

Recentemente, temos ouvido falar sobre um novo padrão para desenvolvimento Web, que une o melhor de dois mundos: o famoso e consagrado padrão MVC (Model-View-Controller) e o ASP.NET. Nasceu o ASP.NET MVC. Mais difícil que o desenvolvimento com Web Forms? Sim. Mas muito mais robusto, organizado, baseado em boas práticas e um padrão já consagrado no mercado. Melhor manutenção, melhor separação da aplicação em camadas. E então, estamos diante de um grande dilema: o que usar em novos projetos? E os antigos, devemos migrar? Apostamos no ASP.NET MVC ou não? Não tenho dúvidas que essa é uma discussão para mais de uma revista. Caro amigo leitor, nesta edição, você conhecerá mais sobre o ASP.NET MVC, e principalmente, verá um excelente comparativo com o tradicional Web Forms. E no final, poderá tirar suas próprias conclusões. Quer saber a minha? Não migre o que já tem feito. Para novos projetos, procure avaliar bem o conhecimento da equipe, dos prazos, dos custos, da viabilidade, se tudo combinar, MVC neles! O Rodrigo Sendin explica tudo em seu artigo.

  Ainda nesta edição, boas práticas com Validation Application Block, no artigo do Daniel. Danielle mostra como usar código .NET para criar objetos para o SQL Server, como Stored Procedures, Triggers e Functions. Temos na sessão engenharia de software a última parte do curso sobre a criação de uma aplicação 100% OO, do Fernando e Guilherme. ADO.NET Data Services é o tema do artigo do Thomas, imperdível. Finalizando, um artigo sobre WebStandards, boas práticas para tornar seu Web Site de acordo com as normas e padrões Web.

 

Boa leitura!