Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Introdução à solução Open NFe, de código livre, que gerencia Notas Fiscais Eletrônicas. Vamos entender a necessidade da Nota Fiscal Eletrônica e como utilizar os serviços disponíibilizados pelo governo.


Para que serve

Gerenciamento de Notas Fiscais Eletrônicas, tratando da assinatura, envio, recebimento, impressão e tratamento de contingência das mesmas.


Em que situação o tema é útil

Quando existe a necessidade de se acrescentar a um ERP a capacidade de atender às exigências legais a respeito de NFe em tempo hábil, segundo as normas das Secretarias de Fazenda.

Resumo do DevMan

A solução de código aberto Open NFe é uma opção para desenvolvedores que precisam habilitar o tratamento de Notas Fiscais Eletrônicas em seus sistemas. Dentre várias soluções disponíveis no mercado, o Open NFe se destaca por ser gratuito e de código aberto, além de ser elaborado como um servidor e não como uma biblioteca.Veremos como instalá-lo e configurá-lo, além de analisar partes importantes de seu código.
Autores: Rodrigo Rocha e Macelo Rocha

Em janeiro de 2009, a empresa RDI (Rocha Digital Intelligence Ltda) começou a construção de uma solução para o tratamento de Notas Fiscais Eletrônicas. A primeira versão do produto foi concluída no início de março do mesmo ano e batizada de NFe Admin 2009. A ideia original era criar um módulo para a solução corporativa da empresa. Entretanto, no início de junho do mesmo ano, seus diretores perceberam que os problemas envolvidos no tratamento de Notas Fiscais Eletrônicas eram comuns a um grande número de desenvolvedores, independente da plataforma. Foi nesse contexto que resolveram relançar o produto com um novo nome que deixasse claro que agora se tratava de uma solução gratuita e de código livre: assim foi lançado o Open NFe.

O projeto está disponível para download tanto no site da RDI quanto no CodePlex (repositório de projetos Open Source da Microsoft). Trata-se de um servidor que cuida do armazenamento, da assinatura, do envio, do recebimento e da contingência das Notas Fiscais Eletrônicas.

Conceitos de NFe

Antes de qualquer coisa é preciso entender que a Nota Fiscal Eletrônica foi regulamentada por diversas leis nacionais, como pode ser observado no portal da NFe no site do Ministério da Fazenda (www.nfe.fazenda.gov.br/portal/assuntoagrupado1.aspx#sc012). De acordo com essas leis, as empresas devem emitir a Nota Fiscal através da internet após uma determinada data de acordo com o segmento a que pertencem. As informações sobre uma determinada Nota Fiscal são enviadas através da Internet para a Secretaria da Fazenda do Estado. O que temos é um cenário onde sistemas de terceiros interagem com serviços disponibilizados pelos Governos Estaduais através de um protocolo de comunicação pré-determinado. É uma arquitetura orientada a serviços na qual o Estado nos fornece várias rotinas para envio e recebimento de notas, consulta de status etc.

Nota do DevMan

O conjunto de serviços disponibilizados pelos governos estaduais constituem um arquitetura SOA, Service Oriented Architecture, ou, arquitetura orientada a serviços. Essa arquitetura é essencialmente uma coleção de serviços que se comunicam entre si. Essa comunicação envolve desde a simples passagem de parâmetros até mesmo a utilização de dois ou mais serviços para a realização de uma tarefa. Mas o que é um serviço? Podemos definir como um função ou procedimento bem definido e encapsulado de tal forma que não depende, em seu estado e contexto, de outros serviços. Esses serviços são chamados de Web Services e para que sejam utilizados é requerido o uso de documentos XML como forma de comunicação.

O uso da Nota Fiscal Eletrônica é estimulado pelo Governo por ser considerada uma solução cuja fiscalização se torna muito mais eficiente, evitando a sonegação de impostos. Para que as empresas possam atender as exigências da Lei com praticidade, é necessário que seus sistemas corporativos (ou “ERPs”) estejam devidamente interligados aos serviços disponibilizados pela Secretaria da Fazenda de cada Estado (SEFAZ). Essa necessidade se torna um desafio para as ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo