De que se trata o artigo

O artigo trata das novidades do ASP.NET MVC 4. É apresentada uma visão geral dos principais recursos do mesmo, como a inclusão de um novo framework para desenvolvimento de Web APIs, novos templates de projeto, programação assíncrona, aplicações para dispositivos móveis etc.


Em que situação o tema é útil

O tema útil para que você possa utilizar os novos recursos presentes no ASP.NET MVC 4 para desenvolver aplicações de alta performance, aproveitando todos os recursos do processador com a programação assíncrona. Atingir o mercado de dispositivos móveis que cresce exponencialmente, criando aplicações com visual específico para este tipo de plataforma. Desenvolver uma Web API para que outras aplicações se conectem a sua através da internet ou desenvolver uma página que consome recursos de uma Web API.

ASP.NET MVC 4

Este artigo mostra uma visão geral do modelo MVC (Model-View-Controller) e apresenta a nova versão do framework da Microsoft para desenvolvimento de aplicações seguindo o modelo MVC. Chamado de ASP.NET MVC que chega à versão 4, esta que trás as novidades mais significativas desde o lançamento da primeira versão. Estas novidades serão apresentadas neste artigo.

O grande aumento no uso da internet para aplicações comerciais gerou uma demanda muito grande no desenvolvimento. Para atender esta demanda, a Microsoft proporcionou um conjunto de ferramentas adequadas para este tipo de desenvolvimento como o ASP.NET WebForms.

Ainda para atender a grande demanda, foram criados diversos padrões e modelos de desenvolvimento para agilizar o processo de criação de uma solução para a Web que, por sua vez, ficaram cada vez mais complexas. Um dos principais modelos criados é o modelo MVC, que separa a aplicação em três camadas distintas: Model (modelo), View (visão) e Controller (controle).

A principal finalidade do modelo MVC é separar os dados da apresentação, ou seja, alterações feitas no visual não afetam como os dados são tratados. Observe a Figura 1.

Figura 1. O modelo MVC.

No modelo MVC, a aplicação é dividida em três camadas, cada uma com suas respectivas funções e responsabilidades.

View: é a camada de apresentação, ou seja, é onde está todo o código HTML da aplicação. É na camada de View que fica alocado o que será apresentado para o usuário e é a forma com que a aplicação interage com o mesmo, respondendo às suas requisições e exibindo os dados da forma adequada. Alterações aplicadas nesta camada irão afetar apenas o que o usuário visualiza, sem afetar os dados.

Model: os Models são classes que representamos objetos do domínio da regra de negócio da aplicação, ou seja, do conjunto de regras que determinam como a aplicação deve se comportar, por exemplo, os objetos Aluno, Professor e Curso fazem parte do domínio de uma aplicação para uma escola.

Controller: os Controllers são classes responsáveis por controlar o fluxo da aplicação, ou seja, será ele que irá receber os dados de um formulário e decidir qual será o Model responsável por salvar aqueles dados.

Um Controller recebe da View uma solicitação do usuário, vai ao Model buscar as informações necessárias do banco de dados e, por fim, retorna as informações para a View que se encarrega de apresentá-las ao usuário.

O ASP.NET MVC

O ASP.NET MVC é um framework desenvolvido pela Microsoft para implementarmos o modelo MVC em aplicações ASP.NET. Sua primeira versão foi lançada como sendo 1.0 e rodava no .NET Framework 3.5 Service Pack 1.

O ASP.NET MVC 4

Assim como o ASP.NET MVC 3 trouxe grandes novidades como a inclusão da View Engine Razor e se tornou a principal novidade, o ASP.NET MVC 4 também trouxe. Focando exatamente no cenário de aplicações Web atualmente. Simples websites se tornaram grandes aplicações Web que disponibilizam parte de suas funcionalidades com APIs através da internet, como é o caso do Twitter e do Facebook, por exemplo. O ASP.NET MVC 4 conta com um framework desenvolvido especialmente para a finalidade de desenvolver Web APIs para sua aplicação.

● Agora o ASP.NET MVC possui o ASP.NET Web API;

● Os novos temas padrões foram mais atualizados e modernizados;

● Foi adicionado um novo template de projeto para dispositivos móveis;

● Suporte mais avançado para operações assíncronas;

● Aplicações em uma única página.

Vamos ver cada uma dessas principais novidades em detalhes nos tópicos a seguir.

Quando criamos uma nova aplicação baseada no ASP.NET MVC 4 no Visual Studio, temos a opção de escolher entre seis templates de projeto, como você pode observar na Figura 2.

Os templates de projeto criam uma estrutura básica pronta para a aplicação, dependendo do que estamos pretendendo com a mesma, por exemplo, uma aplicação para intranets ou mobile. Os templates que podemos escolher para dar início ao desenvolvimento são: Empty, Internet Application, Intranet Application, Mobile Application, Web API e Single Page Application.

Figura 2. Templates de projeto do ASP.NET MVC 4.

Empty: este template cria um novo projeto sem nenhum Controller e apenas com os scripts Javascript e um arquivo de estilos CSS. Este template é útil quando queremos desenvolver uma aplicação completamente customizada e elaborada do zero, incluindo a parte visual e de segurança.

Internet Application: este template, como o próprio nome sugere, é indicado para o desenvolvimento de websites e aplicações para internet. No Internet Application, o Visual Studio irá criar um projeto que contém os Controllers responsáveis pela autenticação e registro de usuários. A autenticação de uma aplicação Internet Application já vem pronta e é baseada em contas de usuários armazenada no repositório de dados. Como o registro de autenticação de usuários está presente em quase todos os sites da internet, ter isso já pronto economiza um grande tempo no desenvolvimento de uma aplicação para internet.

Intranet Application: este é semelhante ao Internet Application, porém seu uso é indicado para aplicações de intranet, já que usa autenticação baseada em contas de usuários do Windows, em vez de contas armazenadas no repositório de dados.

Os templates Mobile Application, Web API e Single Page Application são a grande novidade do ASP.NET MVC 4 e portanto serão descritos com mais detalhes nos tópicos a seguir.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo