Este artigo tem por objetivo discutir a metodologia conhecida como Behavior Driven Development (BDD), destacando como os conceitos propostos por este processo de desenvolvimento ágil podem ser adotados em projetos .NET.
Artigos.NETBehavior-Driven Development (BDD) com Specflow
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Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas
Porque esse artigo é útil Este artigo tem por
objetivo discutir a metodologia conhecida como Behavior Driven Development (ou
simplesmente “BDD”), destacando como os conceitos propostos por este processo
de desenvolvimento ágil podem ser adotados em projetos .NET. Partindo da
elaboração de histórias que descrevem o comportamento esperado para um recurso
dentro de um sistema, BDD procura aproximar as áreas de negócios e técnica por
meio de uma linguagem simplificada, sem se prender a detalhes técnicos (quase sempre
incompreensíveis para quem solicita uma nova funcionalidade). Tais histórias
servem de base inclusive para a codificação de testes automatizados, algo que
estaremos demonstrando no Visual Studio 2012, através de um exemplo que faz uso
do framework SpecFlow.
Como é de conhecimento geral, o
desenvolvimento de softwares em muitas organizações está marcado por pressões
envolvendo entregas dentro de prazos extremamente curtos, equipes reduzidas
e/ou modificações frequentes em requisitos (seja por necessidades do próprio
negócio ou, até mesmo, por questões legais). Não será rara a ocorrência de
problemas em um cenário desse tipo, com as dificuldades só aumentando quando
não existir um processo de gerenciamento bem definido e flexível ou ainda, por
dificuldades em compreender o que realmente os usuários precisam.
Diante de situações relativamente
comuns como estas, diversas alternativas foram propostas com o intuito de
organizar a forma como softwares são construídos. As metodologias ágeis representam
uma das iniciativas mais populares atualmente neste sentido. Essas práticas
procuram conciliar o tempo reduzido para as entregas com as mudanças
praticamente certas ao longo de um projeto. Essas técnicas contemplam ainda uma
série de recomendações que prezam a busca por mais qualidade e produtividade,
assim como mecanismos que tentam promover uma melhora significativa na
comunicação entre a equipe de TI e os responsáveis por solicitar um sistema.
XP (BOX 1) foi um dos primeiros métodos ágeis a contar com uma grande
aceitação. Surgida ainda no final dos anos 1990, essa nova proposta foi
pioneira em incentivar o uso de testes unitários automizados na
verificação/validação de métodos, classes e outros tipos de construções típicos
de sistemas orientados a objetos. Esse foco na execução de testes contribuiu
inclusive para o surgimento da metodologia conhecida como TDD (Test-Driven
Development).
O uso das técnicas de TDD em um
projeto implica na escrita de testes unitários antes mesmo do código que virá a
ser analisado. Quando empregado corretamente, este tipo de prática contribui
não apenas para a obtenção sistemas bem estruturados (já que os testes são
normalmente aplicados a porções não tão extensas de código), como também
permite averiguar rapidamente se modificações efetuadas na aplicação produziram
ou não efeitos colaterais.
Apesar dos benefícios decorrentes da
adoção de TDD no desenvolvimento de novas soluções, os testes produzidos ao
adotar essa metodologia foram normalmente escritos segundo as regras de uma
plataforma de desenvolvimento específica. Este fato acaba por restringir o uso
dessa prática a desenvolvedores, distanciando a elaboração de testes
automatizados de uma linguagem facilmente compreensível por usuários do
sistema. Outros profissionais envolvidos em um projeto e que não disponham de
um grande know-how técnico (como Analistas de Testes, por exemplo) também podem
ficar à margem deste processo.
O advento da metodologia conhecida
como Behavior-Driven Development (BDD) forneceu meios que ajudam a superar essa
limitação. Partindo de uma linguagem facilmente compreendida pela área de
negócios, as práticas propostas por esta abordagem representam uma evolução das
técnicas de TDD. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral do
funcionamento de BDD como metodologia de desenvolvimento. Além disso, será
apresentando um exemplo de como este paradigma pode ser empregado em soluções
.NET, fazendo uso para isto do framework SpecFlow.
BOX
1. XP
XP (abreviação do inglês
“Extreme Programming”) é uma metodologia de desenvolvimento proposta pelo
especialista em softwares Kent Beck, a qual que se caracteriza por uma forte
ênfase na elaboração e execução contínua de testes unitários, bem como pela
codificação em pares: uma dupla de desenvolvedores participa da implementação
de uma ou mais funcionalidades, sendo que isto acontece em torno de um único
computador, com a pessoa responsável por escrever o código sendo auxiliada pelo
parceiro que a observa e a orienta conforme a evolução das atividades. Esta
abordagem em que dois profissionais interagem em conjunto procura diminuir a
incidência de falhas, assim como possibilitar uma melhor qualidade do código
resultante.
Test-Driven Development: uma visão geral
Conforme já mencionado, testes
unitários são elaborados antes da implementação de classes, métodos e outras
estruturas sujeitas a validações em projetos que seguem os princípios de TDD.
Um dos motivos que justificam essa abordagem é a necessidade de evitar a
execução de testes “viciados”, ou seja, com um resultado sempre satisfatório
independemente da existência de falhas que tenham passado de forma despercebida
no código.
A escrita de testes antes mesmo das
codificações pressupõe um trabalho bem planejado, em que a organização do
código favorece práticas como a separação de responsabilidades, uma alta coesão
e um baixo acoplamento entre os diferentes elementos que compõem a aplicação (BOX 2).
BOX
2. Separação de Responsabilidades, coesão e acoplamento
Separação de
Responsabilidades (do inglês “Separation of Concerns”) é um princípio de
desenvolvimento de sistemas que busca fornecer, através de uma série de
recomendações, diretrizes que conduzam à obtenção de aplicações formadas por
componentes mais coesos. O conceito de coesão, por sua vez, deve ser
compreendido como a medida com a qual uma estrutura de software (classe ou
componente) atende o objetivo inicial para o qual foi concebida. Uma alta
coesão indica que o item que se está considerando não acumula responsabilidades
além daquelas para as quais foi especificado, sendo esta uma característica
perseguida por todos os projetos de software que procuram ser bem estruturados.
Acoplamento é um conceito
empregado para determinar o grau de relacionamento entre diferentes partes que
constituem uma aplicação. Um alto acoplamento resulta em um nível de alta
dependência entre os diversos componentes envolvidos, fato este que pode levar
a dificuldades na manutenção futura das funcionalidades consideradas. Logo, o
ideal é que exista um baixo nível de acoplamento entre as estruturas que
constituem um determinado sistema.
São características típicas de testes
unitários bem definidos:
·
Rapidez na execução;
·
Essas estruturas podem ser implementadas com
facilidade, a partir de algum mecanismo concebido especificamente para este
fim. No caso da plataforma .NET, frameworks como MS Test (BOX 3) e NUnit (BOX 4)
representam as principais opções atualmente disponíveis;
·
São automatizados e repetíveis, características
estas que permitem sucessivas execuções a partir de IDEs e outras ferramentas
gráficas;
·
Podem ser reutilizados futuramente, com o
intuito de avaliar se modificações introduziram erros em rotinas já verificadas
anteriormente.
BOX
3. MS Test
MS Test é um framework
criado pela própria Microsoft para a elaboração de testes unitários. O Visual
Studio possui uma excelente integração com esta ferramenta, disponibilizando
inclusive templates para a codificação de testes baseados no MS Test.
BOX
4. NUnit
NUnit é um framework para
a implementação de testes unitários na plataforma .NET. Esta solução se
originou da ferramenta JUnit (uma das primeiras iniciativas voltadas à execução
de testes automatizados em Java), possuindo total compatibilidade com o .NET
Framework e contando com uma ampla base de desenvolvedores que empregam o mesmo
nos mais variados projetos.
O trabalho em um projeto no qual são
adotadas técnicas de TDD acontece seguindo um ciclo conhecido como
Red-Green-Refactor (Figura 1), em
que cada um desses termos equivale a uma fase da construção/execução de testes
unitários:
·
Red: um teste é definido no início do
desenvolvimento, sem que a funcionalidade relacionada ao mesmo tenha sido
implementada (o comum é que exista apenas um “esqueleto” de tal estrutura neste
primeiro momento). A intenção nesta fase é que o teste realmente falhe (por
isso o nome “Red”, em alusão à cor vermelha indicando um problema), de forma a
garantir que o teste em questão não esteja “viciado”;
·
Green: a funcionalidade é implementada da form ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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