Veremos neste artigo os Comandos do SQL e seus elementos adicionais. Veremos também os conceitos de Databases, acompanhem:
Os comandos do SQL (da linguagem Transact-SQL) são divididos em três grupos, que são:
- DCL (Data Control Language)
- GRANT: Este comando é usado para conceder permissões;
- REVOKE: Este comando é usado para revogar a concessão ou a negação de permissões;
- DENY: Este comando é usado para negar permissões.
- DDL (Data Definition Language)
- ALTER: Este comando é usado para alterar a estrutura que os objetos apresentam no sistema;
- CREATE: Este comando é usado para criar objetos no sistema;
- DROP: Este comando é usado para excluir objetos do sistema.
- DML (Data Manipulation Language)
- BACKUP: Este comando é usado para fazer o backup dos dados;
- BULK INSERT: Este comando é usado parar incluir uma grande quantidade de dados na tabela;
- DELETE: Este comando é usado para excluir os dados presentes na tabela;
- INSERT: Comando usado para inserir dados em uma tabela;
- RESTORE: Este comando é usado para restaurar os dados de um backup;
- SELECT: Comando usado para ler as views e os dados de uma tabela;
- UPDATE: Comando usado para alterar os dados de uma tabela.
Confira abaixo os elementos adicionais da linguagem Transact-SQL (lembrando que estes elementos serão vistos no decorrer do curso):
- BEGIN/END: Este elemento permite realizar a criação de um bloco de comandos;
- BEGIN TRANSACTION: Este elemento permite criar transações;
- COMMIT TRANSACTION: Este elemento não só fecha a transação, como também confirma as operações realizadas dentro delas com dados;
- DECLARE: Elemento usado para declarar uma variável de memória (equivalente ao Dim do VB.NET);
- EXECUTE: Este elemento permite executar Stored Procedures;
- IF/ ELSE IF/ ELSE: Estes elementos nos permite realizar testes de condição dentro de um programa;
- PRINT: Este elemento permite que seja escrito na tela do servidor;
- ROLLBACK TRANSACTION: Este elemento não só fecha a transação, como também desfaz as operações realizadas dentro delas com dados;
- SELECT: Um dos elementos mais usados permite realizar a leitura das Views e dos dados das tabelas, bem como acrescentá-los em variáveis de memória;
- SET: Este elemento permite atribuir um valor a uma variável;
- WHILE: Este elemento nos permite realizar um laço de repetição dentro de uma Procedure, Function ou qualquer outro tipo de lógica relacionada ao SQL.
Obs: Alguns dos conceitos abaixo são baseados no SQL Server 2005, como há pouca diferença para a versão 2008, esses conceitos não devem ser relevados!
- É mapeado pelo SQL Server em um grupo de arquivos (filegroups) de sistema operacional (os objetos e dados do database são contidos nesses arquivos);
- É formado por um arquivo primário (com extensão MDF), por arquivos secundários e arquivos do Transaction Log (que serão vistos na parte 3 desse artigo).
Saiu da DevMedia!
- Entedendo a Linguagem SQL:
Este artigo descreve de forma simples e prática as principais características dessa linguagem de manipulação de dados chamada SQL. - Guia de SQL Server:
Este guia traz uma compilação das melhores publicações e ensina como resolver os mais diferentes problemas que tornam o dia a dia desse profissional tão desafiador. - Comandos básicos em SQL:
Este artigo visa auxiliar iniciantes que pretendem iniciar no universo de Banco de Dados SQL utilizando os principais comandos: INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT.
Saiba mais sobre SQL ;)
- Guia de SQL:
Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para aprender sobre a SQL, linguagem de consulta estruturada utilizada por programadores e DBAs para a execução de consultas e comandos nos principais SGBDs do mercado. - Curso de SQL:
A linguagem SQL é amplamente utilizada em diversos tipos de aplicações que utilizem bancos de dados relacionais. Neste curso conheceremos os primeiros comandos da linguagem SQL (Structured Query Language), utilizada na estruturação e consulta de bancos de dados relacionais como MySQL e SQL Server. - Curso de SQL Server:
Neste curso estudaremos os principais tópicos necessários para profissionais que utilizam o SQL Server como servidor de banco de dados no dia a dia. O conteúdo do curso é apresentado desde o processo de instalação até o gerencialmente de objetos e instruções SQL, passando por tópicos como o uso de ferramentas, criação e configuração de banco de dados, instruções SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE, criação de objetos (tabela, índice, trigger, stored procedire, view, função, login, sinônimos), uso de constraints (chave primária, chave estrangeira, default, rule) além te tópicos com recursos adicionais.