Neste conteúdo você aprenderá a criar sua primeira classe na linguagem C#. Aprenda também a usar herança e interfaces, bem como métodos, atributos e propriedades.
public class Produto //Nome da classe
{
private int codigo; //Atributo da classe
private string nome; //Atributo da classe
private decimal preco; //Atributo da classe
public int Codigo { get => codigo; set => codigo = value; } //Propriedade da classe
public string Nome { get => nome; set => nome = value; } //Propriedade da classe
public decimal Preco { get => preco; set => preco = value; } //Propriedade da classe
}
Exemplo de herança em C#, onde Assinatura é Classe filha e Produto a Classe pai:
public class Assinatura : Produto
{
... //Demais propriedade e métodos da classe filha
}
3º Slide: Exemplo de interface em C#.
Em C# no nome das interfaces começam sempre com I.
public interface IExpiravel
{
TimeSpan GetTempoRestante(); //Métodos(somente assinatura)
}
Implementando um interface, onde Assinatura é o nome da CLasse e IExpiravel o nome da interface:
public class Assinatura : IExpiravel
{
public TimeSpan GetTempoRestante()
{
return dataExpiracao - DateTime.Today; //Implementação do método definido na interface
}
}
Exemplo de herença e interface, onde Assinatura é nome da Classe filha, Produto a Classe pai e IExpiravel a interface:
public class Assinatura : Produto, IExpiravel
{
public TimeSpan GetTempoRestante()
{
return dataExpiracao - DateTime.Today; //Implementação do método definido na interface
}
}
A definição de classes na linguagem C# é feita com uma sintaxe simples, de fácil compreensão e nos permite criar atributos, propriedades e métodos. Por exemplo, na Figura 1 temos a representação de uma classe chamada Produto com seus campos e logo em seguida vemos como essa classe seria implementada em C#:
Figura 1. Diagrama da classe Produto
public class Produto
{
private int codigo;
private string nome;
private decimal preco;
public int Codigo { get => codigo; set => codigo = value; }
public string Nome { get => nome; set => nome = value; }
public decimal Preco { get => preco; set => preco = value; }
}
Linha 1:
Nessa linha temos os seguintes termos: public define a visibilidade da classe como
pública; class define que estamos criando uma classe; e Produto é o nome da classe.
Linhas 3 a 5:
Aqui temos o que chamamos de atributos. São variáveis privadas que representam
as características da classe. Note o modificador de acesso private,
o tipo e o nome de cada atributo;
Linhas 7 a 9:
Já aqui temos as propriedades da classe, que são públicas e encapsulam os
atributos. Observe que para cada atributo há uma propriedade e que no corpo
delas definimos os métodos get e set. O get retorna o atributo correspondente e o set recebe
um valor e o repassa para o atributo.
No corpo de cada propriedade usamos
expressões lambda para definir os métodos get e set. Essa sintaxe é equivalente à seguinte:
public int Codigo
{
get { return codigo; }
set { codigo = value; }
}
O parâmetro value possui o mesmo tipo da propriedade e é recebido de forma implícita no método get, sem que seja necessário declará-lo. Isso é equivalente a criar, por exemplo, os métodos getCodigo e setCodigo, como fazemos em outras linguagens:
public int getCodigo
{
return codigo;
}
public void setCodigo(int value)
{
codigo = value;
}
Herança
Herança é um tipo de relacionamento muito comum na orientação a objetos e ocorre quando uma classe descende da outra e herda suas características e comportamentos, além de implementar os seus próprios. Por exemplo, considere o diagrama de classes da Figura 2 em que Assinatura herda de Produto.
Figura 2. Diagrama classes com Assinatura herdando de Produto
Nesse cenário a classe Assinatura herda de Produto e também define uma propriedade e método próprios. Em C# essa classe seria implementada da seguinte forma:
public class Assinatura : Produto
{
private DateTime dataExpiracao;
public DateTime DataExpiracao { get => dataExpiracao;
set => dataExpiracao = value; }
public TimeSpan GetTempoRestante()
{
return dataExpiracao - DateTime.Today;
}
}
Linha 1: A herança em C# é representada pelos dois pontos
na definição da classe, seguido do nome da classe que está sendo herdada. Nesse
caso, Assinatura herda de Produto;
Linhas 3 a 6: Nesse trecho temos o atributo e
propriedade que dizem respeito apenas à assinatura;
Linhas 8 a 11: Aqui temos o método GetTempoRestante da assinatura, que retorna um TimeSpan
representando o tempo que falta até a assinatura expirar;
Interfaces
Na Orientação a Objetos as interfaces funcionam como contratos, ou seja, elas definem comportamentos que devem ser cumpridos pelas classes. Quando uma classe atende a uma interface, dizemos que ela implementa essa interface. Na Figura 3 temos um diagrama que mostra uma nova configuração para as classes que representamos anteriormente:
Figura 3. Diagrama de classes com interface
Nesse cenário a interface IExpiravel define que toda classe que representa um
produto cuja data de expiração ou validade chega ao fim (expira) deve
implementar o método GetTempoRestante. Por exemplo, se tivéssemos outra classe Voucher
ou Desconto, por exemplo, ela poderia implementar essa classe e definir o
comportamento desse método.
Em C# a interface IExpiravel seria escrita da seguinte forma:
public interface IExpiravel
{
TimeSpan GetTempoRestante();
}
Linha 1:
Note o uso da palavra reservada interface e também no nome da interface: IExpiravel. Em C# convenciona-se iniciar o nome das
interfaces com I (maiúsculo);
Linha 3:
As interfaces definem apenas a assinatura do método, não seu comportamento. A
implementação do método fica por conta da classe que implementar essa
interface.
Agora, considerando que a classe Assinatura
implementa essa interface, seu código seria modificado da seguinte forma:
public class Assinatura : Produto, IExpiravel
{
private DateTime dataExpiracao;
public DateTime DataExpiracao { get => dataExpiracao;
set => dataExpiracao = value; }
public TimeSpan GetTempoRestante()
{
return dataExpiracao - DateTime.Today;
}
}
Linha 1:A sintaxe para implementar uma interface em C# é a mesma que para herdar de
outra classe: usando dois pontos;
Linhas 8 a 11: Como a classe implementa a interface IExpiravel, ela deve obrigatoriamente definir o
comportamento do método GetTempoRestante.
A partir desses conceitos podemos criar diversas
outras classes e interfaces, com seus atributos, propriedades e métodos
específicos.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.