Olá pessoal, nesta série de 3 artigoscomeçaremos a vercomo realizar as operações de Create, Read, Update e Delete emXML, usando a tecnologiaASP.NET e a linguagem C#. Acompanhem:
Introdução – Primeiramente vamos aos conceitos do XML. OXML (eXtensibleMarkupLanguage, ou Linguagem de Marcação Estendida) é um subconjunto da SGML (Standard GeneralizedMarkupLanguage, ou Linguagem de Marcação Padrão Generalizada) que permite que uma marcação específica seja criada para especificar ideias e compartilhá-las na rede. Ela tem as virtudes da SGML e da HTML sem qualquer das limitações óbvias. Seus pontos fortes são muitos, entre os quais podemos citar: Manutenabilidade (é fácil de dar manutenção), Simplicidade (é realmente simples, o XML vai direto ao ponto e faz o que deve fazer sem firulas), Portabilidade (pode ser aberta em qualquer browser, ou mesmo qualquer plataforma), entre outros. Dito tudo isto, vamos começar a criação do nosso projeto.
Crie um projeto do tipo ASP.NET Web Site, dando a ele o nome de CrudXML. Na página que se abre vá ao modo Design e adicione alguns controles, para que fique da seguinte forma:

Nesse exemplo farei um CRUD simples de Produtos, mais sintam-se à vontade para usar outros exemplos.
Vamos alterar agora algumas configurações do GridView criado. Abra sua SmartTag, clique em EditColumns e desmarque a opção Auto-generatefields.
Agora em Avaliablefields, adicione um Command Field e altere sua propriedade Show Select Button para True, para depois exibirmos o registro com uma formatação diferente ao clicarmos neste botão. Adicione também quatro campos do tipo Bound Field, que serão os campos exibidos em nosso GridView. Altere as propriedades DataField para, respectivamente: descricao, quantidade, precounitario e valortotal. Faça o mesmo na propriedade Header Text, passando os nomes que foram dados em seus Labels. Após configurar essas opções, clique em OK. Seu GridView deverá ter a seguinte aparência:
Abra o projeto, vá à Solution Explorer, clique com o botão direito na pasta App_Data e clique em Add> New Item. Escolha o templateXML File, dê um nome a ele e dê OK.
No XML criado, adicione o seguinte (lembrando que os dados são fictícios):
<?xmlversion="1.0"encoding="utf-8" ?>
<empresa>
<produtos>
<descricao>Playstation 2</descricao>
<quantidade>150</quantidade>
<precounitario>399.00</precounitario>
<valortotal>59850.00</valortotal>
</produtos>
<produtos>
<descricao>Playstation 3</descricao>
<quantidade>100</quantidade>
<precounitario>999.00</precounitario>
<valortotal>99999.00</valortotal>
</produtos>
</empresa>
Podemos comparar a estrutura vista acima com um DataSet, onde a empresa é o DataTable, os produtos são os registros, que contém as colunas descricao, quantidade, precounitario e valortotal.
Finalizando, vamos criar as chamadas aos eventos SelectedIndexChanged e PageIndexChanging, do GridView. Para fazermos isso, é só clicarmos no Grid, irmos a suas propriedades (apertando F4), irmos a seus eventos e darmos dois cliques em cada um dos eventos citados acima. Eventos esses que serão codificados no próximo artigo.
Assim finalizo o artigo. Na próxima parte começaremos a codificação dos métodos responsáveis por realizar as operações básicas do CRUD, não percam!
Créditos à LuizMaia, que fez as videoaulas e ao Portal Linha de Código, por onde pude baixá-las (mediante assinatura), estudá-las e posteriormente fazer este artigo.
Um abraço, e até o próximo artigo
Wellington Balbo de Camargo