É cada vez mais comum encontrarmos aplicações nas quais front-end e back-end estão totalmente separados. Nesse cenário, a comunicação entre essas duas aplicações ocorre, em geral, a partir de requisições HTTP feitas pelo cliente (front-end) para a API (back-end). Dessa forma a API passa a ser responsável por tarefas como processar os pedidos dos cliente e acessar o banco de dados, enquanto o cliente apresenta esses dados para o usuário e dispõe da forma como o mesmo interage com a aplicação.

Atualmente o modelo arquitetural de API mais utilizado é o REST, sendo necessário para o programador conhecê-lo, mesmo se esse deseja trabalhar apenas no cliente da aplicação. Isso se dá pelo fato dessa arquitetura determinar como o cliente enviará as suas requisições e processará a resposta fornecida pela API.

O padrão REST determina como deve ser realizada a Transferência de Estado Representacional (Representational State Transfer — REST), ou seja, a representação que corresponde ao conjunto de valores que representa uma determinada entidade em um dado momento. Essa transmissão de estados se dá a partir da especificação de parâmetros, em alguns casos chamados de restrições, que podem ser aplicados a web services. Quando isso ocorre, o que se obtém são serviços escaláveis, de fácil modificação e manutenção, e que apresentam boa performance, tornando esses serviços adequados a serem utilizados através da internet. Outra característica do padrão REST é que a aplicação fica limitada a uma arquitetura cliente/servidor na qual um protocolo de comunicação que não mantenha o estado das transações entre uma solicitação e outra deve ser utilizado.

Nos serviços RESTful, tanto os dados quanto as funcionalidades são considerados recursos e ficam acessíveis aos clientes através da utilização de URIs (Uniform Resource Identifiers), que normalmente são endereços na web que identificam tanto o servidor no qual a aplicação está hospedada quanto a própria aplicação e qual dos recursos oferecidos pela mesma está sendo solicitado. No exemplo a seguir vemos como o Angular realiza a consulta a um recurso a partir da sua URI.

this.http.get('https://api.starwars.com/ships/x-wing').subscribe(data => {
      console.log(data);
    });

O código acima utiliza a biblioteca HttpClient para enviar uma requisição via GET para a API https://api.starwars.com, utilizando a URI ships/x-wing, a partir da qual dados do recurso identificado como "x-wing" são listados.

Os recursos disponíveis em um serviço RESTful podem ser acessados ou manipulados a partir de um conjunto de operações predefinido pelo padrão. As operações possibilitam criar (POST), ler (GET), alterar (PUT) e apagar (DELETE) recursos, e estão disponíveis a partir de mensagens utilizando o protocolo HTTP. Ao receber uma solicitação, ou mensagem HTTP, todas as informações necessárias para a realização da transação estão inclusas, não sendo necessário salvar informações para requisições de serviço futuras, o que resulta em aplicações simples e leves do ponto de vista do desenvolvedor. Já para os usuários que utilizam sistemas baseados em web services RESTful, são serviços com um bom desempenho e transparentes, considerando sua utilização. Isso quer dizer que além de as solicitações aos serviços apresentarem boa responsividade, de acordo com a infraestrutura disponível, os usuários não fazem muita distinção entre um sistema executando localmente ou em um servidor de aplicação. Além dessas qualidades, a adoção do RESTful também tem impacto sobre outras métricas de qualidade de software, por exemplo: a facilidade de uso da aplicação e o tempo necessário pelo usuário para aprender a utilizá-la.

No curso que acompanha essa série você aprenderá o fundamental para realizar consultas para APIs RESTful utilizando o Angular. Clique no link abaixo :)

Saiba mais Veja a Série Angular, APIs RESTful e Banco de Dados