Olá pessoal, neste artigo veremos mais alguns conceitos e exemplos com os Laços de Repetições da linguagem C#. Aqui veremos sobre o laço For. Acompanhem:

 For – Usamos o laço for quando sabemos exatamente quantas vezes queremos repetir um bloco de instruções. Ele é constituído de seu corpo mais as seguintes partes:

 - Declaração e inicialização de variáveis – A declaração simples e mais comumente usada do laço for é a seguinte:

 for (valor inicial; teste booleano; incremento)

            {

                //Lógica

            }

 Veja o exemplo prático:

for (int a = 0; a < 5; a++)

            {

                Console.WriteLine(a.ToString());

            }

 Na primeira parte da instrução for, podemos declarar e inicializar uma ou mais variáveis, quando houver. Elas são colocadas entre parênteses após a palavra-chave for e, se houver mais de uma variável do mesmo tipo, elas são separadas por vírgulas.

 Para exemplificar, veja abaixo:

 for (int a = 0, b = 1, c = 2; a < 5; a++, b++, c++)

            {

               

            }

 É bom ressaltar que tanto a declaração como a inicialização das variáveis na instrução for acontecem sempre antes de outros comandos e apenas uma vez no laço de repetição, sendo que o teste booleano e a expressão de iteração são executados a cada laço do programa.

 - Expressão condicional – Nesta parte da instrução do laço de repetição for, temos a expressão condicional. Ela refere-se a um teste que será executado e deverá retornar um valor booleano. Por este motivo, somente é válido especificarmos nesta parte da instrução for uma expressão lógica.

 É importante salientar que a expressão lógica pode ser complexa. É muito importante termos cuidado com os códigos usam diversas expressões lógicas. Vejamos no exemplo a seguir:

for (int a = 1, b = 10; ((a < 10) && (b > 5)); a++)

            {

                Console.WriteLine("a = " + a);

            }

 No exemplo acima, a expressão condicional é válida e o resultado é o seguinte:


 Agora veja um exemplo em que o teste condicional não é válido:

for (int a = 1, b = 10; (a < 10), (b > 5); a++)

            {

                Console.WriteLine("a = " + a);

            }

 Nesse exemplo, temos dois testes booleanos separados por vírgulas, o que faz com que a instrução não seja executada e gere um erro de sintaxe. Isso ocorre porque podemos ter apenas uma expressão de teste na sintaxe deste comando.

 Temos ainda mais uma parte do laço for, que é a expressão de iteração e que será visto na próxima parte de nosso artigo.

 Fonte de Consulta: Apostila de C#, da Impacta Tecnologia.

 Assim finalizo o artigo. Como já dito, na próxima e última parte desta série de artigos veremos a expressão de iteração, além dos conceitos e exemplos dos comandos Break e Continue. Não percam!

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com